Postulados de Kekulé

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Etanol1.jpg
Eita negoço pirigoso, sô!.jpg

Este artigo é relacionado à química.

Ele tem um alto índice de octanagem (ou não).

Não brinque com os tubos de ensaio, isso é coisa de viado.


Friedrich August Kekulé logo após o coma. Note a sua charmosa barba em forma de bunda.

Cquote1.pngVocê quis dizer: picoléCquote2.png
Google sobre Kekulé
Cquote1.png Quem? Cquote2.png
Você sobre Friedrich August Kekulé, o criador dos postulados
Cquote1.png Tu ké garfu ou kekulé? Cquote2.png
Garçonete analfabeta sobre Friedrich August Kekulé
Cquote1.png Ele era louco! Cquote2.png
Físico experimental sobre Kekulé

Os Postulados de Kekulé são os cuatro postulados que formam as bases da Química Orgânica, juntamente com a teoria da Tetravalência do carbono e a teoria da ligação covalente. Esses postulados foram formulados por Kekulé logo após o mesmo entrar em coma ao ter misturado etanol, LSD e morfina ao mesmo tempo. Após três dias de sono profundo, acordou e acabou por elucidar a estrutura do carbono e criar os postulados.

[editar] O sonho

Cquote1.png Eu estava sentado à mesa a escrever o meu compêndio, mas o trabalho não rendia; os meus pensamentos estavam noutro sítio. Virei a cadeira para a lareira e comecei a dormitar. Outra vez começaram os átomos às cambalhotas em frente dos meus olhos. Desta vez os grupos mais pequenos mantinham-se modestamente à distância. A minha visão mental, aguçada por repetidas visões desta espécie, podia distinguir agora estruturas maiores com variadas conformações; longas filas, por vezes alinhadas e muito juntas; todas torcendo-se e voltando-se em movimentos serpenteantes. Mas olha! O que é aquilo? Uma das serpentes tinha filado a própria cauda e a forma que fazia rodopiava trocistamente diante dos meus olhos. Como se se tivesse produzido um relâmpago, acordei;... passei o resto da noite a verificar as consequências da hipótese. Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade." Cquote2.png - Kekulé, 1857

[editar] Os postulados

Exemplo de átomos de carbono praticando o terceiro postulado de Kekulé.

Em 1857, Kekulé determinou as características fundamentais do átomo de carbono nos compostos mediante quatro postulados:

  • 1º Postulado: Tetracovalência constante.

Nos compostos orgânicos, o carbono é sempre tetracovalente, ou seja, sempre tomará de todos os lados igualmente, exercendo 4 ligações, podendo essas ligações serem representadas por pares eletrônicos ou traços.

  • 2º Postulado - As quatro valências do carbono são iguais.

Esse postulado explica por que existe um só clorometano (H3CCl), pois, qualquer que seja a valência que o carbono troque com o cloro, ou qualquer que seja a posição (69, cachorinho) do cloro, obtém-se um só composto. Qualquer uma dessas estruturas, independente da posição do cloro, receberá o nome de clorometano.

  • 3º Postulado – Encadeamento constante.

Os átomos de carbono adoram podem unir-se entre si formando cadeias carbônicas, o que se resume num grande trenzinho GLS.

  • 4º Postulado - Ligações entre átomos de carbono.

Os átomos de carbono podem tomar por uma (normal), duas (dupla) ou até três (tripla!!!) valências entre eles e outros átomos.

[editar] Veja também

Química Orgânica: Funções Orgânicas
v d e h
Ácido carboxílico · Ácido sulfônico · Álcool · Aldeído · Amina · Amida · Cetona · Éster · Éter · Fenol · Haleto · Hidrocarboneto · Nitrila · Nitrocomposto
Grupos funcionais
Hidroxila · Formila · Carbonila · Carboxila · Nitrogênio (como heteroátomo) · Oxigênio (como heteroátomo) · Íon cianeto
Embasamento Teórico
Tetravalência do carbono (capacidade de tomar 4 de uma vez só) · Ligação Covalente · Forças intermoleculares · Postulados de Kekulé · Isomeria
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas