Praseodímio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Praseodímio é mais um daqueles elementos pouco conhecidos, pouco estudados e pouco usados. Provavelmente deve ter servido apenas para tornar rico o seu descobridor, já que ninguém sabe nada sobre ele.

História[editar]

Poucos sabem, mas o praseodímio foi a base do elemento X usado na criação das Meninas Super Poderosas.

O praseodímio foi isolado em 1885, pelo químico e piloto austríaco Manfred von Richtofen, enquanto manuseava uma suruba mistura de dois elementos, chamada didímio, descoberta por Didi Mocó anos antes.

O barão austríaco que desconhecia totalmente qualquer tipo de vida social, foi o único que teve paciência de resolver aquela salada atômica de elementos, dando origem ao praseodímio e ao seu irmão gêmeo, o neodímio, cujos sais apresentavam cores diferentes. O que provava que eles eram filhos de pais diferentes, não sendo gêmeos.

O praseodímio tornou-se finalmente um elemento puro em 1931, sendo convertido religiosamente.

Características[editar]

O praseodímio é um elemento que possui uma grave crise de identidade, pois não sabe se é prateado, verde ou amarelo pálido, é um elemento totalmente colorido ou GLS.

É mais resistente à corrosão pelos raios solares do que o lantânio, európio, neodímio ou cério (sério?![1]), porém não dispensa um bom protetor solar quando exposto, desenvolvendo um óxido verde que expõe ainda mais o metal ao câncer de pele.

Por causa dessa frescura aí, o praseodímio deve ser armazenado apenas em freezers de Coca-Cola revestidos de vidro.

Aplicações[editar]

O metal, ao ser adicionado ao leite de magnésio, pode produzir ligas metálicas de alta resistência usadas em motores de aviões que sofrem de disenteria.

Pode ser usado como núcleo nas lâmpadas de arco de carbono para a indústria cinematográfica, para iluminação de estúdios e projetores. É essencial na vida de telespectadores de filmes pornô.

Os compostos do praseodímio podem ser usados para pintar esmaltes de madame de amarelo e vidrinhos coloridos. Também pode ser usado na produção do famoso Óculos 3D.

Notas[editar]

  1. Trocadilho infame que não pude evitar.