Predador (biologia)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Esse artigo fala sobre os animais que comem outros animais, se procura pelo extraterrestre, veja Predador (personagem)

Fecundaçao.jpg
Uvas de Dalton.jpg

Este artigo é relacionado à biologia.

p^2+2pq+q^2=\mathsf{n^o AA+n^o Aa+n^o aa}

Evite manter contato com fungos.

Chewbacca.PNG ANIMAAAAAAAL!!!
Este artigo trata de algum animal, ou alguém que pareça um animal, ou alguém com nome de animal, ou alguma bosta que te faz se sentir um animal, ou ainda um ANIMAL.

Não alimente Predador (biologia).

Leaotarado.jpg


Clique e venha fazer parte de nosso projeto!!
Projeto Desconhecimento

Este artigo de Ciências ganhou nota D, sendo considerado ruim, necessitando ajuda.

Visite a discussão do artigo ou o projeto e Conheça-nos


Cquote1.png Você quis dizer: Comedor Cquote2.png
Google sobre Predador (biologia)
Cquote1.png Estupra mas não mata, por favor! Cquote2.png
Paulo Maluf sobre predadores
Cquote1.png Corre, mano! Cquote2.png
Você sobre Predador
Cquote1.png Muuuuu. Cquote2.png
Vaca sobre Predador
Cquote1.png Meus melhores amigos. Cquote2.png
Planta sobre Predador

Gilberto Gil, um predador famoso do cinema internacional.

Para a Biologia, predador é aquele come outros, literalmente. São os animais carnívoros que precisam matar para comer (leia-se necrófilos). Ser predador não é exclusividade animal; as plantas carnívoras também são predadoras. O homem, o leão e o mafagafo são exemplos de predadores.

Tabela de conteúdo

[editar] Características

Os predadores possuem características próprias. A maioria deles precisa de dentes ou garras, para poder mastigar e executar o fetichismo. Outros, como o tamanduá, não precisam de dentes; eles preferem usar a língua para esquentar a relação.

Normalmente o predador é maior que a presa, mas de vez em quando um animal grande costuma ser abocanhado. É o caso das girafas e das baleias, comidas por leões e tubarões, respectivamente.

Por matarem uns aos outros, os predadores precisam ficar atentos para não comer o mesmo animal duas vezes; eles detestam repetir o prato. Às vezes acontece de uma presa habitual se vingar de seu comedor, pagando na mesma moeda.

[editar] Cadeia alimentar

Animal tentando se escapar da fúria de um predador

Predadores estão nas camadas mais altas da cadeia alimentar. Há alguns predadores que são comidos também, e há animais não-predadores que ninguém come, talvez por não ter boa aparência, talvez por serem machos, ou por outros motivos desconhecidos. Há alguns animais que realmente gostam de ser comidos. É o caso da gazela, que vive a ser comida por leões. Alguns animais resistem com muita braveza, mas acabam sendo comidos. É o caso do gnu.

Cquote1.png As vezes o dia é da presa e outros, do predador. Cquote2.png
Velho ditado sobre Predador

Alguns animais não costumam matar, como por exemplo os urubus, mas estão sempre comendo carne. Alguns apenas matam, mas não comem. Isto é considerado um verdadeiro desperdício no Reino Animal.

Além dos predadores carnívoros, como os tigres, crocodilos, leopardos, etc. existem também os predadores onívoros, como o urso, o mafagafo e o homem, que além de comererm os outros animais comem também as plantas, vegetais e a tua mãe.

Os predadores das espécies roedoras são, de longe, os predadores mais comidos. Os não-predadores como os elefantes são os mais difíceis de ser comido; nem se o predador for rico eles se entregam.

[editar] Tipos de predadores

Um predador pronto para atacar sua presa.

Cada predador possui uma característica que o torna único na hora de matar sua presa. Embora não sejam todos iguais, eles podem ser separados em certas categorias ou tipos, que são:

  • Predadores com força bruta: São os predadores grandes e forte que caçam suas presas na base da pancadaria e que poucos animais podem se defender, geralmente estão no topo da cadeia alimentar e tem poucos inimigos que o ameaçam. Exemplos: Tiranossauro, Cachalote, Jacaré, Urso polar, etc.
  • Predadores com inteligência: São aqueles que não possuem tanta força bruta, ou até possuem mas suas pressas conseguem escapar facilmente quanto o caso acima, então precisam desenvolver uma estratégia motherfucker para pegar suas presas ou atraí-los até eles. Exemplos: Tigre, Tubarão, Aranha, etc.
  • Predadores venenosos: são aqueles que não dispõem de força bruta nem de muita inteligência, mas em compensação, possuem uma arma química capaz de neutralizar seus inimigos. Exemplos: Aranhas(sim, alguns predadores podem ser de dois tipos), Cobra(embora algumas sejam do tipo com força bruta), Escorpião, Baiacu, etc.
  • Predadores sociais: são aqueles que não possuem força bruta, inteligência ou veneno como os outros, mas conseguem aturar a presença de um semelhante ou dividir comida com eles, o que permite que ele lutem juntos contra uma criatura mais forte, recorrendo a força dos números, sendo chamados de animais sociais. Exemplo: Homem, Formiga, Orca, Mafagafo, Lobo, etc.

[editar] Importância ambiental

Muitas criaturas(com exceção das plantas), por serem comidas por eles, não gostam muito dos predadores. Mas o que elas não entendem é que os predadores cumprem uma função importante na natureza, o de impedir que as criaturas se multipliquem e causem um desequilíbrio ecológico. Imagine que você é um animal qualquer(por exemplo, o viadinho) e pode comer grama todos os dias, pois não possui nenhum predador em seu ambiente enchendo o saco. Logo você irá crescer, se reproduzir e seus filhotes farão o mesmo até que não sobre mais grama para comer. Sendo assim, você deve ser muito grato aos predadores por eles comerem seus pais ou seus filhos, impedindo-o de crescer com eles e/ou ver eles crescerem e terem seus próprios filhos e netos. Obrigado predadores!

Além do mais, engana-se quem pensa que eles são os manda-chuvas da cadeia alimentar, pois são apenas parte dela, e quando morre servem de alimento para outras criaturas.

Um exemplo de uma cadeia alimentar onde o leão é o predador máximo
O milho é comido pelo verme, que é comido pelo grilo, que é comido pela aranha, que é comida pela lacraia (a lacraia animal, não a dançante), que é comida pelo pássaro, que é comido pelo sapo, que é comido pela cobra pequena, que é comida pelo mangusto, que é comido pela coruja, que comida pela cobra grande, que é comida por outra coruja, que é comida pela cobra gigante (por vingança), que é comida pelo porco-espada, que é comido pelo grande rato negro, que é comido pelo guepardo que é, enfim, comido pelo leão. Enquanto vivo ninguém consegue comer o leão, mas depois de morto os animais necrófagos (necrófilos) fazem a maior festa. Os restos do leão fertilizam a terra que faz nascer o milho que é comido pelo verme....

[editar] Super predadores

São aqueles que estão no topo da cadeia alimentar, que come não só os vegetarianos com também os que comem outros animais. Ou seja, eles comem tudo e não são comidos por ninguém.

[editar] Curiosidades

  • Devido ao fato da palavra comer estar relacionada tanto a alimentação quanto ao sexo, foi criado o termo predador sexual para descrever o sujeito que comete estupros;
  • Não confunda predador com perdedor;
  • Até mesmo as plantas podem ser predadoras;

[editar] Ver também

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas