Profesionalen Futbolen Klub Ludogorets Razgrad

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Profesionalen Futbolen Klub Ludogorets Razgrad
Escudo do Ludogorets Razgrad (2016).png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Професионален футболен клуб Лудогорец Разград
Origem Bandeira da Bulgária Bulgária- Razgrad
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Ludovico Arena
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Búlgaro
Divisão A
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Profesionalen Futbolen Klub Ludogorets Razgrad é um time de futebol búlgaro que pela lógica é algum clube novato que foi fundado em 2010, visto que antes disso jamais se ouviu falar do mesmo, porém dizem que foi fundado em 1945, só não me pergunte o que este clube andou fazendo em seus primeiros 65 anos de história.

História[editar]

Fundação[editar]

Este timeco foi fundado em 1945, mesmo ano em que a Bulgária foi criada, de maneira que aquele país precisava de uma liga de futebol para ser aceito pela ONU. Para fazer número, inúmeros times foram formados nas aldeias do interior, e assim surgia o Ludogorets Razgrad, apenas um time esquecido cujos jogadores eram na verdade apenas carregadores de feno e jogadores de futebol amador. Os 15 primeiros anos da equipe foram todos na última divisão da Bulgária que na época era a Série F, considerado pela IFFHS um campeonato equiparável a Série C do Acre.

Os 45 anos na Série B[editar]

No ano de 1960 o time atingiu a tão sonhada Série B da Búlgara. Não há registros de que tenha vencido a Série C ou D antes disso, talvez foi se classificando em segundo lugar. Os troféus destes torneios eram feitos de papelão, portanto hoje já devem ter se biodegradado, então nunca se saberá se o Ludogorets foi campeão ou não da Série C búlgara.

O que se sabe é que o clube passou longos 45 anos na divisão da acesso, praticamente uma vida inteira, uma geração inteira, o tempo de uma pessoa nascer, crescer e contrair câncer de próstata na velhice, considerado este até hoje um recorde mundial de permanência na Série B, ultrapassando o Ceará Sporting Club que acabou subindo num ano aí e não conseguiu bater o recorde mundial do Ludogorets.

Falência[editar]

O time não resistiu tantos anos de fracassos, e em 2006 entrou em falência e fechou as portas, afinal desde 1991 a Bulgária deixou de ser comunista e os times deixaram de ser igualmente miseráveis e falidos, e apenas o Ludogorets ficou miserável e falido sozinho, e sem poder se sustentar como time capitalista, não pode continuar as atividades e fechou.

Retorno[editar]

No ano de 2010 os restos mortais do Ludogorets foi comprado por um empresário e magnata búlgaro, o Kiril Domuschiev, homem que levou a modinha playboy para a Bulgária durante a abertura das fronteiras em 2003. Ninguém sabe exatamente do que Domuschiev é empresário, mas todos sabem exatamente como um time de futebol é excelente local para lavar dinheiro. O time foi então ressuscitado e em apenas 1 ano conseguiu o que não conseguiu em 45 anos: subir para a Série A Búlgara.

Tri-campeonato búlgaro e estreias na Champions League[editar]

Ao atingir a primeira divisão pela primeira vez, o time já foi logo tri-campeão búlgaro (2011–12, 2012–13 e 2013–14) assim que se deparou com os timaços de CSKA Sofia e Lokomotiv Sofia, rivais que ainda acham estar no comunismo e continuam completamente ultrapassados.

Por causa do sucesso nacional, foi um dos times a participar naquela primeira fase café-com-leite da Liga dos Campeões, onde foi eliminado em sua estreia para o Dínamo Zagreb (2012-13) e no ano seguinte tomando de 6x2 para o FC Basel, tornando-se o time que mais sofreu gols do Basel numa mesma partida.

Liga dos Campeões da UEFA de 2014–15[editar]

A mais memorável participação do Ludogorets numa Liga dos Campeões começou ainda na primeira fase preliminar da fase café-com-leite dos times ruins, onde teve que primeiro jogar contra o F91 Dudelange de Luxemburgo. Uma vez superado o primeiro desafio, na fase café-com-leite eliminou o Partizan da Sérvia sem nem mesmo vencê-lo, mas após dois empates a UEFA considerou que o time búlgaro deveria passar, pois ninguém que se preze deve empatar com times da Bulgária.

O grande jogo foi na última fase preliminar, quando jogou contra o Steaua Bucuresti. Após perder o primeiro jogo na Romênia por 1x0, no segundo jogo em casa vencia por 1x0 até o goleiro dar uma rasteira no atacante romeno evitando o gol adversário e sendo expulso. O zagueiro Cosmin Moti assumiu o gol do Ludogorets, e além de defender todos chutes, quando a decisão foi para os penaltis, defendeu 2 penaltis do Steaua e classificou o time para a fase de grupos de Champions, provando que na Bulgária vale aquela máxima de que "quem não sabe jogar futebol sempre vai pro gol" e isso explica porque o time só é composto por goleiros.

Na fase de grupos foi um total coadjuvante, tomou goleadas até do FC Basel e ficou em último do grupo. A única coisa de bom que fez foi ter empatado com o Liverpool FC, o que eliminou o time inglês, e como todos odeiam os times ingleses, o Ludogorets se tornou muito bem reconhecido.

Títulos[editar]

  • Campeonato búlgaro: 4 vezes (2011–12, 2012–13, 2013–14, 2014–15)
  • Empatar com o Liverpool FC: 1 vez (2014)
  • Tomar só 2 gols do Real Madrid: 1 vez (2014)