Programa Bacalhau

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Cquote1.png Run-time error 206 at 0x37BEBADA Cquote2.png
Compilador Pascal sobre Programa Bacalhau

O Programa Bacalhau se iniciou em 1960 quando Kubitschek, com sua doutrina de desenvolvimentismo, resolveu dar o primeiro passo aos avanços tecnológicos da futura ERP.

Nesse ano as frotas de pesca do bacalhau estavam decrementando pois o estado do bacalhau era undefined. Logo, se utilizando da técnica de cartões perfurados e um disco magnético RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control), desenvolveram-se as primeiras técnicas de POG num bureau de serviços em informática que determinava cotas máximas da pesca do bacalhau.

O rei do bacalhau

Para fazer o controle da pesca nos barcos e evitar que os pescadores escondessem o bacalhau na cueca eram implementados cartões perfurados nos barcos, onde se marcava o peso antes e depois da pesca. Depois os cartões eram recolhidos e ficavam em spool até todos serem processados.

Devido a geniosidade de Kubitschek, o Programa Bacalhau é reconhecido no mundo inteiro como o primeiro sistema de ERP.

Sistemas ERP seguem os mesmos conceitos originais do primeiro Programa Bacalhau. Atualmente estes sistemas podem ser considerados grandes e complexos Programas Bacalhau. As maiores empresas desenvolvedoras destes sistemas a nível brasileiro concentram-se na cidade de Joinville, Santa Catarina.

Com o advento de softwares mais sofisticados, desenvolvidos sob a tecnologia POG, programas deste tipo ganharam um espaço maior. Percebendo que era o momento para marcar definitivamente a presença da POG no ambiente de TI , o jovem talentoso Bill criou uma gama de produtos que se completaram-se mutuamente entre si.