Propriedades da matéria

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Testosterona.png
07.jpg

Este artigo é relacionado à química.

Este artigo louva Atkins.

Não confunda \rightharpoonup com \rightarrow.

Forças.jpg
Bj.jpg

Este artigo é relacionado à física.

Provavelmente estará cheio de citações e referências a Albert Einstein.

Este artigo utiliza somente unidades do SI.

60px-Bouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Propriedades da matéria.

Cquote1.pngVocê quis dizer: Material?Cquote2.png
Google sobre Propriedades da matéria
Cquote1.png Um dia você aprende Cquote2.png
Shakespeare sobre Propriedades da matéria
Cquote1.png Minha matéria favorita é Portuguêis, qual é a propriedade dela? Cquote2.png
Carla Perez sobre Propriedades da Matéria
Cquote1.png A matéria é como sexo, é algo extremamente físico, mas que precisa de química pra rolar Cquote2.png
Filósofo achando que entende alguma coisa de sexo matéria
Cquote1.png Precisa não... Cquote2.png
Punheteiro como você sobre a frase acima
Cquote1.png E sexo não é matéria, é esporte Cquote2.png
Rita Lee sobre sexo, ou matéria, ah sei lá...

A propriedade da matéria é nada mais que o que define e/ou classifica a mesma, é tudo muito simples (ou nem tanto), o problema é que antes de qualquer propriedade é necessário entender que raio é essa tal de matéria, afinal, como já sabem o "M" vem antes do "P" e do "B" também (eu pelo menos espero que saibam). Enfim, vamos à matéria, mas antes saiba que a matéria em questão está inclusa nos estudos da Física e da Química, não tem nada a ver com a definição das matérias da sua droga de escola, não estamos aqui para saber se a sociologia é útil (até porque todo mundo já sabe que não é). Resumindo, se você confundiu as "matérias" é porque é um péssimo aluno então pode sair da sala!

Assunto super interessante a ser tratado aqui

Tabela de conteúdo

[editar] A matéria


Matéria é qualquer coisa que possui massa e está sujeito à inércia, ou seja a matéria é aquilo que existe (que filosófico), ela forma aquilo que pode ser observado (ou não). Ela é construída por partículas que não se pode ver e de massa (não) nula, estou me referindo ao átomo, formado por prótons, elétrons e nêutrons.

De acordo com as antigas descobertas da física, que arrumavam um problema para cada solução, a matéria pode ser considerada como um vibrador uma energia que vibração, mas quando o titio Einstein chegou, ele deu jeito de botar ordem na casa e cortar as relações da matéria com a energia do vibrador, digo, da vibração.

Enfim, antes de ir às propriedades em si, vamos dar uma espiada nos estados da matéria.

[editar] Os estados da matéria

O grande estado de plasma (muito prazer).

A matéria pode estar em três estados Acre, Amapá e Roraima, para você que é mais ignorante -vulgo burro que a Carla Perez, saiba que não me refiro a nenhum estado do Brasil e que a matéria não tem nada a ver com esse tipo de estado. Ela pode estar no estado:

Sólido: Ela pode ter suas partículas fortemente ligadas, falando claramente ela pode ser mais dura que pau de tarado tão dura quanto gelo e ela pode ter forma e volume definidos (ou não), ou seja...(nada, é só isso)

Líquido: Partículas ligadas fracamente, tanto que ela pode assumir qualquer forma, mas ainda tem volume definido (é aprendiz de ninja, está quase lá). Não é só a água, pode ser até soda cáustica (mas essa não dá pra beber tá?)

Gasoso: É um estado ninja da matéria, com partículas praticamente independentes, pode assumir qualquer forma e volume, então você pode deitar e rolar com ele (nem tanto).

O famigerado quarto estado Plasma: Alguns físicos do século XX, (tinha que ser) supostamente descobriram um quarto estado para a matéria. Esse quarto estado serve para dizer que quando as partículas são submetidas a temperaturas que ultrapassam 1.000.000.000 de graus celcius, elas se tornam inexistentes e vão para o estado de plasma, ou seja, é um estado criado para classificar uma partícula que não existe mais (utilidade total)...

[editar] As propriedades da matéria

A propriedade da inércia muito bem representada

A matéria tem 8 propriedades gerais, isto é, 8 características comuns a toda e qualquer porção de matéria: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.

[editar] Inércia

A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bolaentra (hm) em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo.

[editar] Massa

É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas, diferente de sua mãe, que é pesada direto em balança para caminhões. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança (ou não). O peso é uma força medida pelos dinamômetros.

[editar] Extensão

Dois corpos podem até tentar ocupar o mesmo espaço, mas veja pelo exemplo acima que tal tentativa não é uma boa ideia

É o cabo que você puxa para ligar seu ventilador de vinte reais comprado no camelô da esquina Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa, no caso, não é quase nada...

[editar] Impenetrabilidade

Preciso dizer alguma coisa ?! Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Comprove a impenetrabilidade da matéria: ponha água em um copo e marque o nível da água com esparadrapo. Em seguida, adicione 3 colheres de sal. Resultado: o nível da água desceu subiu. Isto significa que duas porções de matéria (água e sal), não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (interior do copo) ao mesmo tempo (ou sim).

[editar] Compressibilidade

Quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. Veja o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime.

[editar] Elasticidade

Gostei dessa propriedade (e já vou para aí)

A matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão. No exemplo anterior, basta soltar o êmbolo da seringa que o ar volta ao volume e à forma iniciais (ou não).

[editar] Divisibilidade

A matéria pode ser dividida em partes cada vez menores. Quebre um pedaço de giz até reduzi-lo a pó. Quantas vezes você dividiu o giz !?

Cquote1.png Mais de oito mil... Cquote2.png
Vegeta

[editar] Descontinuidade

Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura (hm).

[editar] Propriedades específicas da matéria

[editar] Organolépticas

[editar] Física

Entre as propriedades físicas encontram-se o ponto de fusão, o ponto de ebulição e o calor específico, mas vejamos outras duas propriedades:

O que realmente determina a dureza do "material"
  • Densidade: É o resultado da divisão entre a quantidade de matéria 'massa) e o seu volume. A densidade absoluta de um corpo é igual a m/v. Se a massa é medida em gramas e o volume em cm cúbicos, a densidade é obtida em gramas por cm cúbicos. Ex: Qual a densidade de um corpo que tenha massa de 200 g e está ocupando um volume de 2000 cm cúbicos? É de 0.1 g/cm cúbico.
  • Dureza: É a resistência que a superfície de um material tem ao risco. Um material é considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse outro deixando um sulco. Para determinar a dureza dos materiais, usamos uma escala da viadagem de 1 a 10. O valor um corresponde ao mineral menos duro que se conhece, o talco. O valor 10 é a dureza do diamante, o mineral mais duro que se conhece.


[editar] Conclusão

Concluindo a conclusão, são essas propriedades que parecem inúteis mas não são, que ditam as características de cada parte da matéria e define o que é o que. Entendeu? Não? Ótimo, era essa a intenção!! Agora que você já sabe tudo sobre a matéria, as características, propriedades, paqueras você já pode se dar muito bem na sua prova de química e física (ou não); E se você está pouco se fudendo para o que foi dito aqui, continue se fudendo nas provas também para combinar (se quiser, pega um pouco do viagra acima)!

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas