Proselitismo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png É como dizem, a igreja pode dominar o mundo, dependendo como as dominam. Cquote2.png
Alguém sobre proselitismo

O proselitismo (do latim eclesiástico prosélytus, que por sua vez vem do grego προσήλυτος, que você jamais entenderá por ser noob demais) é o intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, ideia ou religião, sendo através na discussão amigável ou na base da tortura.

Conceitos básicos sobre o proselitismo[editar]

Proselitismo sendo disseminado.
Proselitismo sendo mais que disseminado.

Embora o proselitismo, palavra originalmente referida como cristianismo primitivo (e anteriores gentios vindos da tua bisavó, ou não), ele agora se refere a qualquer religião ou indivíduo religioso com tentativas de converter pessoas para suas crenças ou mesmo com qualquer tentativa de converter as pessoas para um outro ponto de vista, religioso ou não. Por fim, é o que ocorre quando a religião e a politica se misturam e o povo só se fode com isso. Por quê?

Bom, no século X (ou bem antes disso), o catolicismo foi implantado praticamente na marra sobre a Europa inteira, pregando que é com apenas Deus no coração que eles poderiam se salvar. Apesar que Deus pregava o amor e a salvação dos pobres e oprimidos, mas na prática eles caçavam os infiéis, os torturavam e os mandavam pra fogueira. E se fossem acusados de praticar bruxaria, seriam praticamente sovados pela inquisição antiga.

O islã possui conceitos parecidos com o catolicismo, embora aqui seus seguidores tinham fé no profeta Maomé, podendo até colocar bombas sobre você e se suicidar em nome da fé islâmica.

Os budistas veneram um monge obeso em estátua, acreditando na misericórdia e bondade desse santo deus, embora na prática os reis enforcam os infiéis ou esmagam as suas cabeças por meio de patadas de elefantes.

Concluindo[editar]

O proselitismo está mais ligado mesmo com a política do que com a religião, sendo a religião apenas uma mera arma de poder para te dominar. Sendo então, bem oposto ao que é escrito, já que esses não querem perder seus ganhos e o povo sempre os seguirá por serem mais burros ainda.