Querétaro de Arteaga

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Querétaro pode ter outros significados, para chechecá-los, consulte Querétaro.


Querétaro de Artega é um estado espanhol no México, e goza, junto com as Ilhas Canárias e a região de Gibraltar, certa autonomia política para com a coroa espanhola. A sua capital é a cidade de Santiago de Querétaro, conhecida por ser um dos pouquíssimos locais aonde a revolução deu em merda.

História[editar]

Maximiliano e Benito Juárez prontos para lutar pelo controle de Querétaro.

Querétaro foi um antigo e importante centro espanhol de educação e inserção social de índios na sociedade pré-capitalista liberal, e o índio que matasse as aulas seria vendido como escravo na Bolívia ou Rio de Janeiro. Querétaro mantêm ainda vários elementos da cultura espanhola relacionados ao estado, e podemos observar touros furiosos andando livremente nas ruas, pessoas jogando tomates umas nas outras e mulheres experientes em sexo. Também alguns poucos traços de cultura asteca que pode ser observada em Querétaro, como o costume de fazer sacrifícios humanos todo o meio-dia.

A Revolução Mexicana aconteceu de forma dramática em Querétaro, Miguel Hidalgo estava perdendo a guerra e parecia que ali ele teria a sua primeira derrota, quando ele gritou bem alto "Oh! E agora!? Quem poderá nos defender!?", e assim surgiu o Chapolin Colorado, lendário herói asteca, que comandou o contra-ataque das forças revolucionárias ultrajovem de Querétaro à vitória e à independência do México.

Geografia[editar]

Escondido nas montanhas, Querétaro é um cenário ideal para exércitos guerrearem. No estado podemos encontrar a famosa Vila do Chaves.