Réis

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
PortugalDJoãoscary.jpg

Manuel, vê-me dois cäcətinhos, o pá!!!

Æstə ärtigo é purtugäish, gajo. Élə só viv də cacətinho, bacalhau e um ishtränho vinho, adora cumpetir cum a Ishpänha e usa um bigodão ishquəsito. Se vəndalizarish, um bäenfiquista vai atrás də tua mãe!

Cuidado: Ä qualquêr mumento, Napolião podə quirer-tə invədir!!

Escudo bacalhau.jpg


Desnoticias logo.png PLANTÃO DESNOTÍCIAS ECONOMIA INFORMA:

O Réis é negociado a R$ 3,148 para compra, R$ 9,604 para venda, uma ALTA de 6,04%

Mais informações a qualquer momento, aqui.


Falling graphics.jpg



Cquote1.pngVocê quis dizer: Reis de PortugalCquote2.png
Google sobre Réis

Réis é o nome dado aos múltiplos do antigo Real Português (também conhecido por réil), moeda que só conseguiu circular durante a Dinastia de Avis.

Essas moedas circularam em Portugal durante todo o período entre Dom João IV e Dom Manuel II, só sendo substituídas pelo Escudo e seus Centavos no surgimento da República Portuguesa.

No Brasil, essa moeda circulou todo o período do "Império" e durante a República até o governo de Getúlio Vargas resolver fazer alguma coisa e substituir os Réis pelo Cruzeiro Antigo.

[editar] Valores

Naquela época o dinheiro era feito de manteiga e açucar
  • 5 réis - meio centavo - Uma moeda que quase nunca valeu nada e só servia mesmo para o troco e para trocados.
  • 10 réis - um centavo - Uma moeda que chegou a valer alguma coisa lá pelo século XVII, mas que também só servia para troco, a ponto de se ter o ditado "Quem nasce para 10 réis nunca chega a Vintém".
  • 20 réis - 2 centavos - Vintém - Outra moeda que também chegou a ter algum valor e sempre valeu alguma coisa até o Século XIX, tanto que foi a moeda que mais durou em circulação.
  • 40 réis - 4 centavos - Essa moeda, graças ao seu valor estranho, circulou em conjunto ao 50 réis até desaparecer de vez e dar chabu, sendo que alguns exemplares dela foram carimbados para valer "apenas" 20 réis.
  • 50 réis - 5 centavos - Macuta - Moeda que começou a circular no século XVIII, acabou por substituir o 40 réis por facilitar mais as contas do que a moeda "anterior".
  • 80 réis - 8 centavos - Tostão furado (quintado) - Outra moeda que acabou por desaparecer no século XIX, dando lugar ao 100 réis (Tostão Cheio).
  • 100 réis - 10 centavos - Tostão cheio - Moeda que foi colocada em circulação no Século XIX, mas que teve versões anteriores através dos tempos.
  • 160 réis - 16 centavos - Meia pataca - Uma moeda de prata que equivalia a dois tostões "furados" e que por isso mesmo também era representação de pouca valia... Acabou substituída pelo 200 réis (meio cruzado).
  • 200 réis - 20 centavos - Meio Cruzado - Uma moeda também resultante da decimalização que acabou por circular até o século XX.
  • 320 réis - 32 centavos - Pataca - Moeda de prata que durante algum tempo equivaleu ao 8 "reales" espanhol, sendo que depois da subida da dinastia de Bragança, acabou por ter o seu valor bastante reduzido.
  • 400 réis - 40 centavos - Cruzado - Moeda que durante os vários tempos teve valores em ouro e em prata, mas que acabaria sendo produzida até mesmo em cuproníquel.
  • 500 réis - 50 centavos - meio Escudo ou meio Cruzeiro Antigo - O menor valor já emitido em cédulas do padrão "réis".
  • 960 réis - 96 centavos - 3 patacas - Resquício da moeda desdecimalizada dos tempos de Dom João VI que acabaria por se tornar a base do "mil réis".
  • 1.000 réis - Rs. 1$000 – 1 Escudo ou 1 Cruzeiro Antigo - Valor que é considerado como a verdadeira base do padrão "réis", uma vez que era o valor mais fácil de contabilizar. Também conhecidos por mé-réis. Como em "Paguei cinco mé-réis àquela prostituta".
  • 1.000.000 de réis - Rs. 1;000$000 - Um Conto - 1.000 Escudos ou 1 Cruzeiro Novo - Valor que no Brasil perdurou apenas até a década de 70, mas que em Portugal continuou valendo um bocado até o advento do Euro, com a paridade de Cinco Euros por "Conto".

E depois que veio a inflação, todas as referências acima desatualizaram, para menos...


Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas