Raio que o Parta

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps atlantik.png Coloque mais dados aqui. Raio que o Parta merece!

Aqui poderiam estar mais dados relevantes ao invés dessa merda.
Esclareça os fatos, melhore a redação e assim salve uma alma do purgatório.
Seja útil uma vez na vida e contribua para este artigo ou seção melhorar: edite-a

Cquote1.png Vá para o raio que o parta! Cquote2.png
Qualquer um sobre Raio que o parta

Cquote1.png Fique agora com a previsão do tempo para todo o território nacional. Cquote2.png
Algum apresentador de telejornal sobre Raio que o parta

Raio que o parta é uma expressão comumente usada para demonstrar desinteresse com o destino futuro de alguém. Uma maneira menos ofensiva de mandar alguém para a PQP ou qualquer outra expressão pouco educada e de teor similar.

Origem da expressão:[editar]

Ninguém sabe ao certo qual sua origem, mas há evidências claras de que ela é originária de fora do planeta Terra. Essa evidência é encontrada na poesia vogon, mais especificamente em um poema de autoria de Prostetnic Vogon Jeltz, do Conselho de Planejamento Galáctico. Há vestígios de aparições desta expressão em diversos escritos antigos, incluindo o Conto de Gilgamesh, obra suméria da qual chuparam muitas histórias da Bíblia. Também há estudos que demonstram que era uma expressão muio usada pelos astecas e maias, estes últimos inclusive tendo usado esta frase para descrever o que aconteceria com o mundo ao fim do prazo de seu famoso calendário na data de 21 de dezembro de 2012. Ao longo dos últimos séculos, Raio Que O Parta tem sido comumente usado em discursos políticos de oposição criticando os rumos de seus respectivos países sob a gestão de seus opositores da situação. Também esteve presente em momentos marcantes da história, figurando nas cartas de Napoleão a Josefina e também no discurso de Independência de Dom Pedro I.

Cquote1.png Independência ou Morte! E que Portugal vá pro raio que os parta! Cquote2.png
Dom Pedro I sobre Raio que o parta

O uso d'O raio que o parta se difundiu por todas as vertentes da literatura, televisão, cinema e políticos brasileiros usam constantemente essa expressão quando perguntados sobre o quanto se importam com o povo brasileiro ou para ilustrar seus sentimentos quanto a situações políticas cotidianas (ou não).

Cquote1.png Quero que o povo brasileiro vá para o raio que o parta! Cquote2.png
José Sarney sobre Povo brasileiro

Cquote1.png Vão todos pro raio que os parta! Cquote2.png
Fernando Collor de Mello sobre Oposição

Raio que o parta em outros idiomas:[editar]

A expressão Raio que o parta é usada não apenas em português, mas em praticamente todos os idiomas existentes e fictícios falados neste e em outros planetas, dimensões paralelas e universos alternativos.

Alguns exemplos:

  • Lightning that break you! - Inglês
  • El rayo que lle parta! - Espanhol
  • Ακτίνα ως το διάλειμμα! - Grego
  • Radien als der Pause! - Alemão
  • 半徑為突破! - chinês tradicional
  • كما كسر دائرة نصف قطرها! - Árabe
  • 001010101010101010101010100111101 - Linguagem de máquina
  • ...--..-.-.-..-.-...---. - Código Morse
  •  ::.:. .:.:::.: .:.:: - Braille

Conceito alternativo:[editar]

O raio que o parta muitas vezes é utilizado com um substitutivo para algum lugar - como Beleléu, Cucuia e assimilados. Geralmente usado quando a pessoa não está nem aí pra onde diabos o sujeito foi. Aí ela diz que ele foi pr'O raio que o parta. Mais usado quando é esperado que o sujeito em questão não volte de lá.

Como um lugar, pode-se situar geograficamente O raio que o parta a meio caminho de Parte Alguma, quase no limite de lugar nenhum. Possui clima tempestuoso, daí seu nome, e há altíssima incidência de acidentes envolvendo pessoas e raios, que geralmente resultam em morte, eletrocução, hospitalização e, por parte das testemunhas, muitas gargalhadas.