Raposa-vermelha

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Raposa-vermelha
Uma raposa pedindo educadamente ao frango que lhe dê passagem.
Uma raposa pedindo educadamente ao frango que lhe dê passagem.
Classificação científica
Reino: Animal
Filo: Acordados
Superclasse: Quadrúpedes
Classe: Mamadores
Ordem: Comedores de carne
Família: Caninos
Gênero: Vulpes
Espécie: Raposa-vermelha
Vulpes vulpes ou Vulpes²

Cquote1.svg Hehehehehe!!! Cquote2.svg
Uma Raposa sobre este artigo

Reddy mini.gif

A raposa-vermelha (Vulpes vulpes) é um mamífero onívoro (o que significa que come de tudo que estiver na sua geladeira), de médio porte, com os pelos geralmente alaranjados cor Fanta, castanho-avermelhados (nos filhotes essa pelagem é castanho-escura, e só depois dos primeiros 6 meses de vida sua coloração se torna igual a dos adultos). É também um dos carnívoros com maior distribuição no mundo.

Alimentação[editar]

Uma raposa-vermelha procurando o que você jogou fora no dia anterior.

Tem hábitos noturnos e crepusculares (exceto em lugares de pouca movimentação, onde pode ser vista durante o dia), come diariamente, em média, 500g de comida. Caça geralmente animais pequenos como coelhos e lebres, mas seu cardápio pode se estender a roedores, aves, insetos, peixes, ovos, e frutos ou que que estiver no lixo que você joga fora. Caso seja necessário, esse animal pode se alimentar de restos de comida humana e da sua cozinha, o que demonstra sua grande capacidade de adaptação. Nos EUA é conhecida como "ladra de galinheiros".

Reprodução[editar]

As raposas-vermelhas fazem vuco-vuco entre dezembro e fevereiro. Após uma gestação de pouco menos de dois meses (52 a 53 dias), nascem entre 4 e 5 raposinhas. Os pais cuidam dos filhotes e, mesmo depois do desmame, eles só se tornam independentes no outono seguinte ao seu nascimento após se diplomarem na escola. As raposas-vermelhas vivem em média 9 anos muito embora as que vivem nas cidades chegem a apenas 2 ou 3 por causa dos motoristas bêbados que assassinam os pobres animais na rua.

Habitat[editar]

Um filhote de raposa encontrando todo conforto em sua lava-louça.

O habitat da raposa vermelha se estende da América do Norte à Eurásia e, em esparsas populações, no norte da África . Também são encontradas na Austrália, onde foram introduzidas para controlar a população de outro animal não endêmico mas que se reproduz pra caralho, o coelho. Não são territorialistas, vivem em lugares onde encontram comida em abundância, inclusive a sua lava-louça.

Galeria de raposas[editar]

Ver também[editar]

v d e h


Raposa-vermelha é um Canídeo. Ou não.

PeterFurryGabriel.jpg


CachorroCachorro-do-matoCachorro-vinagreCão-guaxinimChacalChacal-de-dorso-negroChacal-douradoChacal-egípcioCoioteDingoFenecoGraxaimLobisomemLoboLobo-abissínioLobo-cinzentoLobo-de-honshuLobo-etíopeLobo-guaráLobo-ibéricoLobo-italianoLobo pré-históricoLobo-vermelhoMabecoOtócionRaposaRaposa-cinzenta-argentinaRaposa-coloradaRaposa-das-FalklandRaposa-do-árticoRaposa-do-caboRaposa-do-campoRaposa-orelhudaRaposa-vermelha