Recessão

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar

Cquote1.svg [...] uma marolinha que não dá nem para esquiar! Cquote2.svg
Lula sobre recessão de 2008.

Recessão é um estado de retração da economia, onde o Produto Interno Bruto do negão encolhe, o Kinder Ovo fica (ainda) mais caro e sua mãe perde o emprego, pois os clientes deixam de gastar em coisas supérfluas e começam a comer "somente o necessário". A recessão em alguns países subdesenvolvidos (como o brasil) é igual as olimpíadas ou copa do mundo, sabemos que vai vir, só não sabemos quando. O Brasil já sediou esse "evento" em várias oportunidades, como em 1822, de 1889 a 1929, de 1980 a 1994, de 1999 a 2005 e de 2013 até o dia que este editor vos escreve. Este país é conhecido por governantes que terminam uma crise e iniciam outra. Junto com a Apartheidland, China, Índia e a Rússia (coincidentemente todos do BLOCO) são os países que mais enchem o saco na bolsa de valores, causando apreensão aos investidores que jogam dinheiro nesses buracos afinal, nunca se sabe quando um desses países terão uma recessão ou se o governo deles darão algum calote.

Causas[editar]

Centro financeiro de um país durante uma recessão

A Recessão pode ser causada por vários fatores. Pode ser causada por algum engraçadinho de Wall Street até mesmo por presidantas irresponsáveis que costumam acabar com tudo o que toca. Gente como um Midas, só que invertido.

Também foi comprovado cientificamente que países subdesenvolvidos que sediam Copa do Mundo ou olim piadas entram em estado permanente de recessão, criando inclusive vistosos elefantes brancos. Para países que sediam os dois eventos em sequência, a chance disso acontecer (se é que não já aconteceu) é o dobro. O efeito colateral desses eventos costumam aparecer um ano antes da realização do evento.

Excesso de estocagem também podem produzir algumas recessões, por isso as formigas cabeçudas até hoje moram em conjuntos habitacionais. Até hoje estas criaturas não saíram da linha da pobreza.

Sintomas[editar]

Os principais sintomas de um país em recessão é antes de tudo, o mal humor de seu povo. Depois disso aqueles serviços que qualquer um pode fazer, mas que antes eram terceirizados passam a ser executados por qualquer um. Serviços como consultor de moda, jornalista, Social Media e ator de filme pornô são executados por qualquer um que não tenha absolutamente nada pra fazer, com isso, o patrão deixa de gastar dinheiro com salário pra esse tipo de coisa.

Outros sintomas são alguns fenômenos economicamente inexplicáveis que ocorrem em um país onde a recessão se situa. Por exemplo, países com dívidas de cair o cu e que possuem presidentes milionários, expressivo aumento salarial aos colegiados jurídicos e ainda um pacote de 1kg de feijão custando mais de R$25,00 reais.

Ver também[editar]

Deslistas:Dicionário de Economês.