Reggae

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Reggie)
Ir para: navegação, pesquisa
Cruzada7.jpg
Viado.JPG

Este artigo é relacionado à história.

E não foi descoberto, foi achado.

Artigo tombado - Patrimônio histórico.

Nota musical22.gif PROJETO HITS
Este artigo está incluído no Projeto Hits, e recebeu a classificação A pela comissão do projeto. Se quiser contribuir neste projeto, contate a Comissão do Projeto Hits e ajude-nos a crescer com bom humor aos nossos ouvidos, organismos e palatos!!
AHits.jpg
60px-Bouncywikilogo.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Reggae.
Reggae - Ouça com moderação
Um pouco menos conhecido, o reggae psy
Homenagem para o mestre Bobi Mauley

Cquote1.pngVocê quis dizer: MaconhaCquote2.png
Google sobre Reggae
Cquote1.png A Babilônia vai cair! Cquote2.png
Trecho de uma música de reggae
Cquote1.png Eu já a derrubei há mais de 2000 anos. Cquote2.png
Ciro II, Rei da Pérsia, em resposta ao trecho da música
Cquote1.png É uma expressão artística dentro do contexto da associação dos elementos sublimes nesta magnífica reviravolta de nuances mal percebidas neste excerto da além-percepção da sonoridade deste grupo de elementos alternos do camarada Bob Cquote2.png
Gilberto Gil sobre reggae
Cquote1.png Cade o Baiano? Cquote2.png
Capitão Nascimento falando com um reggaeiro
Cquote1.png Ah......Hãa.. que??! Cquote2.png
Reggaeiro respondendo o Capitão Nascimento
Cquote1.png É um desenho de Deus! Cquote2.png
Armandinho sobre reggae
Cquote1.png É lindo! É divino! É uma jabuticaba branca! Cquote2.png
Caetano Veloso sobre reggae
Cquote1.png É... é... qual era o assunto mesmo? Cquote2.png
Reggaeiro sobre reggae
Cquote1.png O reggae foi feito para sentir, não para ouvir! Cquote2.png
Wannabe regueiro sobre reggae
Cquote1.png Na paz de Jah Cquote2.png
Bob Marley sobre reggae
Cquote1.png This is a positive vibration Cquote2.png
Rasta Feeling sobre reggae
Cquote1.png Aqui só está eu, e... Eu! Pois todos nós somos um. Nós somos só um a procura do nosso ponto de equilíbrio no reggae Cquote2.png
Ponto de Equilíbrio sobre reggae
Cquote1.png Reggae a vida com amor! Cquote2.png
Ponto de Equilíbrio sobre reggae
Cquote1.png Eu já reguei todas as flores. Cquote2.png
Carla Perez sobre o ato de regar
Cquote1.png Quem foi que disse que o reggae não gostava de sambar, sambar, sambar? Cquote2.png
Natiruts,falando sobre o reggae
Cquote1.png Malditos jovens do REGGAE Cquote2.png
Tenente Kevin Costa sobre Reggae

O Reggae é o estilo musical sonoro mais antigo de que se tem notícia. Geralmente, o reggae aborda temas como maconha, maconha, Babilônia, maconha, Jamaica e maconha.

As pessoas que curtem esse estilo, conhecidas como reggaeiras, ou regueiras, ou maconheiras, normalmente se mostram calmas, cools, estilosas, naturebas, porém 105% dos regueiros são sustentados pelo pai, tem entre 10 e 20 anos, são ignorantes, piolhentos, encardidos, cultuam deuses imaginários e fumam um "breu".

Tabela de conteúdo

História

Os criadores do Reggae

O reggae surgiu antes da música propriamente dita. Os primeiros homens que habitaram a Terra não conheciam a música. Foi aí que eles criaram algo onde pudessem desencantar os ouvidos.

Surgiu então o reggae (a música só seria inventada milhares de anos depois). As batidas eram simples e seguiam sempre a mesma nota, o tubatutu tubatutu tubatutu. Essa batida continua sendo executada pelas bandas e músicos do reggae atual. No início da criação do reggae, os instrumentos musicais usados eram muito precários. Eram utilizados apenas os tambores, os pés, as mãos, chacoalhadas de dreads e qualquer objeto que pudesse fazer barulho irritante e desagradável.

O profeta do reggae, Bob Mauley

Com a invenção da escrita (na Babilônia, diga-se de passagem), o mundo passou por uma grande evolução, em todas as áreas da humanidade. A única coisa que não evoluiu foi o reggae. Nessa era, o reggae passou a ter como componente as vozes humanas. Porém, foi nesses tempos que o homem, depois de ouvir o mesmo ritmo reggaeiro por 27 mil anos, percebeu que o reggae já não o estimulava mais.

Ele começou a usar artifícios para poder ter novamente o estímulo. Foi por causa disso que o uso da maconha, a erva 'divina' da deusa Jah, se tornou popular entre reggaeiros. Com essa arma poderosa, o reggae se tornou mais expansivo, chegando inclusive à áreas até então lendárias, como o Acre. Foi em uma dessas viagens sonoras que o reggae chegou a uma terra mística, conhecida como Jamaica. Muito tempo depois da chegada do reggae na Jamaica, um homem surgiu na Terra com um propósito: espalhar o reggae pelo mundo. Esse homem era Bob Marley, o Leão de Jubá (imitação descarada do Leão de Judá).

O leão de Jubá, com sua expressiva juba, rugindo para o horizonte
Regueiro no reino animal

O prometido, Robert Nesta Cannavaro Marley, o 'BOB' (sigla para bicando o baseado), introduziu (mas com muita delicadeza para não machucar) o reggae nas terras da Babilônia. Nabucodonosor não gostara da ideia e expulsou o leão de Jubá de seu reino.

Marley não aceitou muito bem o fato de ter sido expulso e, como forma de protesto pelo chute, introduziu letras de música no reggae, onde poderia expôr o que sentia. A primeira letra criada falava mal da Babilônia. Bob Marley transformou a maconha em peça chave para o reggae, assim como a anarquia para os punks, o diabo para os metaleiros, a bandidagem para os rappers e a viadagem para os emos.

Diz uma lenda antiga que o nome simplificado "BOB" foi gerado para que os regueiros (que "nunca" fumaram um baseado) não esquecessem o nome do cantor da música que estavam escutando. Não adiantou muito.

O famoso símbolo da convenção reggae de 1972, que definiu a Jamaica como sendo o país do reggae

Depois de uma convenção do movimento reggae em 1972 nas ilhas Galactas, muitos estudiosos da área decidiram reconhecer a Jamaica como o país do reggae, por ter uma cultura totalmente ligada a esse estilo, e também por sua localização geográfica.

Nessa época, Pai Mei era o presidente do conclave reggae, mas em 1999, passou o reinado para seu primogênito Carlinhos Brown, e virou administrador de uma grande rede internacional de supermercados. Como a Jamaica se situa no coração da África, lá seria (e ainda é) o lugar ideal para que vários reggaeiros se encontrem pra puxar um banza e tocar um violão. Geralmente os violões dos tocadores de reggae da Jamaica têm um adesivo com o símbolo do famoso evento que lá ocorreu em 1972.

O reggae no cotidiano

Regueiro curtindo a natureza
O regueiro do mundo contemporâneo

Milhões de seguidores de Marley pelo mundo adotaram o reggae como sua religião; foi criada até a Igreja Universal do Reino de Jah. Nessa igreja, o Deus se chama Jah por causa de um simples acontecimento. Havia Bob Marley pedido para uma de suas assistentes, já chapada, que lhe trouxesse um fininho. Ela foi em um pé e voltou no outro(o fino estava na mesinha ao seu lado).

Como a assistente havia sido muito ligeira, Marley ficou impressionado, e exclamou a frase seguinte: 'Mas já?' . Foi aí que ele pensou nessa mesma frase, e notou que 'já' seria um bom nome para um deus, pois é uma palavra pequena, e poderia ser lembrada por ele e pelos seus seguidores. Ele adaptou a palavra para Jah, pois ficaria mais 'de boa'.

Os adeptos da religião deveriam seguir os 10 mandamentos da Igreja Universal do Reino de Jah: Fumar maconha, falar mal da Babilônia, fumar maconha, amar a Jah sobre todas as coisas, fumar maconha, não tomar banho, fumar maconha, falar mal da Babilônia, fumar maconha, seguir sempre no ritmo tum tum e outros aí que eu esqueci porquê tava na maior viagem, aê.

Como Formar a Sua Banda de Reggae

Toda banda de reggae que se preze deve seguir alguns critérios básicos de formação, história, composição, harmonia e positividade. Poderíamos citar nomes das bandas de reggae mais famosas do Brasil, mas como ninguém se importa com o reggae por aqui, logo, não temos bandas nacionalmente conhecidas. Apesar disso, podemos afirmar que todas as bandas que se consagraram regionalmente seguiram à esses padrões: Observação: Se você estiver pensando em formar a sua banda de reggae, leia atentamente as instruções abaixo

  1. Não importa se o seu reggae for roots, power, raíz, troncos, folhas, frutos afins, os temas básicos são os já citados: maconha, Babilônia, Jah, maconha, leões, maconha, Judá, Jamaica, maconha, Bob Marley, maconha, maconha, positividade, ...
  2. Pelo menos um dos integrantes deve ser seu amigo de infância, aquele com quem você fumou seu primeiro baseadim. Sua banda deve ser composta por, no mínimo, 15 integrantes, dos quais 70% devem batucar algum tipo de tambor africano. Desses integrantes, pelo menos 2 devem ter passagem na polícia por uso da santa erva de Jah.
  3. O nome da sua banda deve ser relacionado a 3 opções: Lugares Sagrados / Seres Sagrados / Um Sentimento Lindo. Você pode também misturar as 3 opções ou inventar palavras sem sentido que lembrem grunhidos pré-históricos. Ex: "Santa Folha", "Leão da Erva", "Filhos do Bob", "Positividade de Judá", "Marijah" - mistura de Marijuanna com Jah, "Buga Buga Roots", ...
  4. Alguns integrantes da banda devem "meter os dreadlocks", aos outros basta assaltar o guarda-roupas do avô e roubar uma calça de tecido e fazer alguns rasgos nela ou passar a comprar suas roupas em brechós de marca - para parecerem mais humildes.
  5. Por último, mas não menos importante, os integrantes devem ter uma cota mínima diária de neurônios queimados e compor um Nyambingh, canto tribal pré-histórico feito por toda banda de reggae que quer estar em contato com Jah. O Nyambingh é como um hino da banda, mas no final todos falam a mesma coisa.

Simbologia do Reggae

O reggae é um estilo musical sonoro que preza muito pela imagem (diferente de seus seguidores, que, quanto mais feios e sujos, mais acham que estão abalando). É também um estilo que prega a igualdade entre as pessoas. Por esse motivo todos os reggaeiros se vestem do mesmo jeito, usam o mesmo penteado, falam da mesma forma e possuem a mesma inteligência (nula). Nada mais homogêneo que isso. Só é permitido usar 4 cores no reggae: o preto, o vermelho, o amarelo e o verde.

Honre as cores do reggae!

Essas cores foram escolhidas pelo próprio Marley, depois de ficar olhando para um semáforo por 4 horas seguidas.

Ritmo

Entre num fusca, saia dirigindo e sucessivamente aperte o freio e, depois, o acelerador. Vá até encher o saco. O ritmo do Raggae é esse.

Letras

As letras do reggae são puramente filosóficas e bem escritas, expressando o sentimento de seus compositores. Segue abaixo algumas frases de músicas de reggae.

  • Smoke your herb
  • Aieeee oiááá, eia oiáá
  • This is love, this is love, this is love, this is love, this is love...
  • Mamma África, a minha mãããe, é mãe solteira
  • Legalize it!
  • Three little birds, three little birds, oié, three little birds
  • Hoje a festa é lá no meu apê!!!
  • Toca uma regguera aí!
  • No woman, no cry, no cry, no woman, no cry, no woman, no woman
  • Asereje, Jah, de jé...
  • Roots, roots, roots, roots, yeah
  • A Babilônia vai cair!
  • I Like Smoke.
  • Natiruts Reggae Power Chegou!
  • Tropa de Elite, Osso Duro de roer!!...
  • Fuma,Fuma,Fuma,folha de bananeira..
  • ôôôÔ! Reggae Night!!
  • A lalalala long, a lalalala long, long, long, long, come on...
  • Como um girassol, como um girassol, amarelo, amarelo, tchuru ruru rururu
  • Mato seco, seco mais não morto, seco e ainda vivo
  • Nós não vamos mais lutar pra legalizar se a natureza já legalizou
  • O ódio e a guerra, o ódio e a guerra, maldita guerra iô iô...
  • Tá todo mundo arrepiado, curtindo o som do berimbau metalizado

Se você quiser fazer uma letra de Reggae, é só juntar algumas palavras-chave, como: Sol, Lua, mar, palmeira, vento, coqueiro, maresia, astro-rei, mestre Bob, Bob Marley, marijuana, fumacê, e variações das mesmas, colocando no ritmo característico, que é EXATAMENTE o MESMO para todas as músicas, ou sons, ou... sei lá, sabe...

Jamaica Brasileira

O irmão gêmeo de Eddie Vedder já foi regueiro

Há muito tempo, quando Bob Marley ainda não era um mito, o rei Sebastião importou o regue (transliteração da palavra Reggae) para Santa Catarina e Maranhão, mais precisamente para a Ilha da Magia e São Luís. Estas terras, que já foram muito indies, se tornaram as Jamaicas brasileiras. Os reggaeiros se juntam em grandes aglomerados chamados Clube de Reggae, no qual há paredes de alto-falantes que fazem um barulho desgraçado.

O regue nestes ambientes parece ser música para surdos, pois muitos deles acabam por se aproximar das paredes de alto-falantes das radiolas de reggae, para poder "dançar". Muitas bandas de reggae foram surgindo neste lugar, se espalhando para o Brasil. Como é apenas uma epidemia passageira, o reggae só voltará a assolar a população brasileira no próximo verão, ameaçando as futuras gerações.

Resumo Geral

O reggae no começo é ruim, enjoado, parado, entre outras coisas, mas é impossível não curtir depois do trigésimo baseado.

Reggaeiros conhecidos

Um grande clássico do Reggae

Ver também

Estilos Musicais
Arband.jpg
CHIMBINHATHEMASTER.gif

Arrocha | Axé Music | Axé Sueco | Black Metal | Blues | Bossa Nova | Brega | Celtic Punk | Country | Cumbia | Cu Metal | Dance Music | Dark Psytrance| Deathcore | Death Metal | Death Metal Melódico | Disco | Doom Metal | Emocore | Emogore | Ergative Metal | Flashback | Folk Metal | Forró | Forró Russo | Frevo | Funk Americano | Funk Carioca | Funk Rock | Glam Metal | Gospel | Grindcore | Grunge | Hardcore | Hard Rock | Heavy Metal | Heavy Metal Maranhense | Hip-Hop | House | Indie | Jazz | Kuduro | Lambada | Mambo | Mangue Beat | Maracatu | Metal | Metalcore | Metal Progressivo | Música Celta | Música Industrial | Música Erudita | Música Pop | Música psicadélica | MPB | Nerd Metal | New Age | Pagode | Pagode Norueguês | Power Metal | Punk | Punk Acreano | Pop Punk | Pop Rock | Psy | Rap | R&B | Reggae | Reggae Finlandês | Reggae Nazista | Rock | Rock Progressivo | Rock Pernambucano | Samba | Salsa | Satanejo | Sertanejo | Sertanejo Romântico | Sertanejo Universitário | Swingueira | Tango | Techno | Tecnobrega | Trance | Trash Metal | Viking Metal | White Metal

Putz, além de Reggae andando por aí você vai ter o azar de encontrar também:
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas