Regra:Votações

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

O CONTEÚDO ABAIXO É SÉRIO!
Seja engraçado e não apenas idiota! Leia bem esse artigo antes de querer fazer merda.


As votações são uma prática comum na Desciclopédia. Todas as mudanças de regras, escolhas de sysops e premiações importantes são feitas por votação. Nesta página, mostraremos o funcionamento geral das votações na comunidade descíclope.

Do direito a voto

Ver tópico principal: Desciclopédia:Política de Direito a Voto

Qualquer usuário registrado pode participar de qualquer tipo de votação, independente do número de contribuições. Há apenas duas restrições ao voto:

  1. Usuários registrados após o início de uma votação não poderão votar na respectiva votação. Isso serve para prevenir abusos envolvendo o uso de mais de uma conta para voto, o que é ilegal.
  2. Sock Puppets e Bots não podem votar, exceto se o respectivo controlador, que deve ser identificado, não participar da mesma votação.

Dos quatro tipos de votações

Das votações simples

São as votações em que há uma ou mais propostas sendo discutidas e a decisão se dá por maioria simples. Os votos possíveis são Symbol support vote.svg Concordo, Symbol oppose vote.svg Discordo e Symbol neutral vote.png Neutro, vencendo sempre a opção mais votada. Por exemplo, se em uma votação simples há 5 votos contra, são necessários 6 votos favoráveis para a vitória do proponente.

  • São passíveis de votação simples:
  1. Propostas sobre regras de premiações, como o Exército Descíclope e o Desciclopediano do Mês.
  2. Propostas sobre alteração de algum padrão estético, como por exemplo, padrões de títulos e estruturas de predefinições.
  3. Qualquer outra proposta tendente a alterar regra que não afete o funcionamento da Desciclopédia.
  4. Decisões excepcionais que não se enquadrem nas condições de votação consensual. Exemplo: Discutir bloqueio indevido de algum usuário.

Das votações consensuais

Funcionam de modo similar às votações simples, havendo votos Symbol support vote.svg Concordo, Symbol oppose vote.svg Discordo e Symbol neutral vote.png Neutro. A diferença está no peso dos votos pró e contra. Enquanto em uma votação simples a paridade é a mesma, em uma votação consensual são necessários pelo menos 75% de votos a favor, sem contar os votos neutros. Nesse caso, se houver 5 votos contra, são requeridos no mínimo 15 votos a favor (75% de 20: 15 Symbol support vote.svg Concordo + 5 Symbol oppose vote.svg Discordo) para a vitória do proponente.

  • São passíveis de votação consensual:
  1. Votações para nomeação de novos sysops.
  2. Votações para destituição de sysops.
  3. Votações sobre eliminação de páginas, sendo que o teto mínimo neste caso é de dois terços dos votos a favor da eliminação e quórum mínimo de 5 votos.
  4. Propostas tendentes a alterar o funcionamento de votações sobre Melhores Artigos e Melhores Imagens.
  5. Propostas tendentes a alterar regra que afeta o funcionamento da Desciclopédia.
  6. Propostas tendentes a alterar regra que afeta os estatutos e direitos de usuários.
  7. Propostas tendentes a alterar as disposições presentes nesta página.

Das eleições

Nas eleições, há concorrência entre mais de uma proposta ou mais de um usuário. O único voto possível é Symbol support vote.svg Concordo, sendo uma eleição decidida pelo número de votos obtido por cada candidato. Obviamente, a proposta ou o usuário com mais votos a favor vence a eleição.

  • São passíveis de eleição:
  1. Votações sobre Melhores Artigos e Melhores Imagens. Neste caso, há votos Symbol oppose vote.svg Discordo e Symbol neutral vote.png Neutro e mais algumas exceções, presentes nas páginas respectivas.
  2. Votações sobre Desciclopediano do Mês e Calouro Descíclope.
  3. Votações de prêmios anuais.
  4. Qualquer outra votação em que concorram dois ou mais usuários ou propostas.

Das votações por lista

Este é um caso incomum de votação. Há apenas votos Symbol support vote.svg Concordo e o objetivo do proponente é atingir um número mínimo de votos favoráveis, necessários à aprovação de uma proposta.

  • São passíveis de votação por lista:
  1. Pedidos de CheckUser.
  2. As votações sobre melhores artigos e imagens também se enquadram aqui, com as exceções já citadas.
  3. Eliminação sumária de páginas propostas para eliminação, dentro das regras de eliminação.

Dos prazos das votações

Ver tópico principal: Regra:Contagem de Prazos

Se não houver outro prazo expressamente determinado por regra contrária ou pela vontade do proponente da votação, dentro do que for possível na regra, as votações durarão 14 dias, encerrando-se às 23:59 horas do 14º dia. Depois deste prazo, quaisquer votos serão considerados nulos.

Das causas que prorrogam as votações

Uma votação pode ser prorrogada para além do prazo determinado em duas circunstâncias especiais:

  • Queda no servidor: Se durante uma votação o Servidor da Desciclopédia cair e tornar a Desciclopédia inacessível, a votação considerar-se-á prorrogada pelo tempo que o site esteve inacessível.
  • Pedido de CheckUser contra usuário participante na votação: Se for feito um pedido de CheckUser contra um dos usuários que votou na votação, por acusação de fraude na votação através de Sock Puppets, o processo de verificação acontecerá em paralelo com a votação, que ficará prorrogada até o final do dia em que o CheckUser estiver resolvido, caso o CheckUser se estenda até depois do último dia de votação. Isso serve para impedir o uso de Sock Puppets de última hora, aproveitando-se da eventual demora do CheckUser.

Das reindicações

A princípio, qualquer votação pode ser aberta mais de uma vez, seja por desistência na primeira indicação ou por derrota da proposta. O caso mais comum de reindicação está nas votações de Melhores Artigos, em que muitos artigos candidatos a destaque já foram reindicados mais de duas vezes até serem destacados.

Para propostas sobre mudanças de regras, nomeação de sysops, eliminação de páginas e pedidos de CheckUser, não se recomenda a reindicação caso a proposta seja reprovada por votação. Admite-se reindicação apenas se houver uma justa causa, senão a reindicação pode ser reputada como má fé do proponente, que no caso de má fé apenas deseja impor sua vontade aos demais tentando vencer pelo cansaço. Reindicações por má fé podem resultar em advertência e até mesmo bloqueio do proponente.

Ver também


O CONTEÚDO ACIMA É SÉRIO

Seja engraçado e não apenas idiota! Leia bem esse artigo antes de querer fazer merda.