Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona
Escudo do Espanyol.png
Brasão
Hino Lembram de nós?
Nome Oficial Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona
Origem Bandeira da Espanha.png Espanha
Apelidos Periquitas
Torcedores tristes
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote Um pássaro qualquer
Torcedor Ilustre
Estádio
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga La Liga
Divisão 2
Títulos Maior campeão da 2ª divisão
Ranking Nacional
Uniformes



Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona é mais um timeco feito só para encher linguiça no Campeonato espanhol, vindo daquele pedaço roubado da França, a Catalunha, ele muito conhecido por ser proclamar o verdadeiro rival do Barcelona só porque vem dá mesma cidade, mesmo que o próprio nunca ganhou nem sequer um Campeonato Espanhol.

História[editar]

Segundo a sua torcida, o Espanyol já teve um passado super glorioso onde batia de frente com os maiores clubes da Espanha. Porém isso foi na década de 20, pois o resto de seus 90 anos de vida foram marcados por insignificância e desaparecimento, vendendo seu próprio estádio para pagar prostitutas as contas e jogando em um estádio municipal até os dias de hoje.

Registro da ultima vitória do Espanyol em cima do Barcelona.

Como tudo que vem Catalunha tem um nariz revolucionário, quase toda a sua relevância se baseia em tomar umas sapatadas da Ditadura Espanhola por ficar incitando o Vitimismo Nacionalismo Catalão, e só isso, algo que continuam a fazer hoje só para aparecer para a mídia.

Entre suas grandes façanhas ao longo de sua história incluem até mesmo uma derrota para o Palmeiras em plena espanha em um tal de Torneio Ramon de Carranza em 1974, um torneio amistoso do qual o Palmeiras se sagraria campeão Mundial, opa você não leu isso.

Vice-Campeão da Liga Europa[editar]

Por incrível que pareça, o clube já chegou uma vez na final da Liga Europa, só que em 1987-1988 e só. Sendo uma típica lenda de clube pequeno como a do glorioso CSA na lendária Copa Conmebol de 1999 ou do Braga na Liga Europa de 2010; o Espanyol chegou lá com muita canelada, empates e lançes duvidosos. Porém foi vice tomando uma surra do Bayer Leverkusen, sendo rebaixado 3 anos depois, pela 3, 4, 9... Quantas vezes os Espanyol foi rebaixado mesmo?

Segunda Divisão de 1993-94[editar]

Enquanto vivia no esquecimento no meio da Espanha, o Espanyol conquistou seu primeiro título Nacional após duros 93 anos de humilhações, uma segunda divisão, embora já tivesse disputado diversas vezes esse relevante campeonato. Se bem que para um clube zoado e histórico como este, um título desse tem até uma relevância.

Dos anos 2000 pra cá[editar]

Como esperado, nos últimos anos a vida do Espanyol se baseia em tomar rasteiras atrás de rasteira no Campeonato Espanhol e de vez em quando indo parar na segunda divisão, como é a Ponte Preta para os Brasileiros e o Paços de Ferreira é para os Portugueses. Nem para a Liga Europa eles estão indo mais.

Uns dos poucos títulos que o Espanyol ainda vence é a Relevantissísima Copa da Catalunha e uma tal de Supercopa da Catalunha , uns torneios de verão que o Barcelona já enjoou de jogar, por isso volta e meia algum time aleatório a ganha.

Copa da Catalunha de 2010-11[editar]

Na temporada de 2010-11 o Espanyol cagou um 3 a 0 em cima do Barcelona na final da Copa da Catalunha, não que isso importe, pois uma hora o eles tinham que ganhar nesse torneiozinho de Verão, tal feito ainda assusta os pequenos torcedores do Espanyol, mas esse foi o último título de expressão deles.

Titulos[editar]

  • Segunda divisão Espanhola de 1993-94, após diversas tentativas
  • Perder para o Palmeiras em um torneio amistoso
  • Ser Vice Campeão da Liga Europa de 1987-1988 e 2006-2007 (de novo)