Relações ecológicas

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Veneno0.jpg
Celula2.jpg

Este artigo é relacionado à biologia.

Não estranhe se ler que o impulso nervoso é elétrico.

Se uma tênia sair do seu rabo, não mexa!

Wikisplode.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Relações ecológicas.

Cquote1.pngVocê quis dizer: Relações SexológicasCquote2.png
Google sobre Relações ecológicas

Uma relação não tão ecológica assim...

Relações Ecológicas, interações biológicas ou suruba animal são as formas de interações entre animais, plantas, bactérias, cogumelos e toda coisa que é viva em algum meio. Essas interações podem ser diferenciadas pelo tipo de relação que ocorre entre os seres vivos envolvidos nela.

Tabela de conteúdo

[editar] Relações intraespecíficas

Relações intraespecíficas são aquelas em que, na mesma espécie, duas ou mais pessoas ou animais se juntam numa interação. Elas podem ser harmônicas ou desarmônicas.

[editar] Relações intraespecíficas harmônicas

Nessas relações, os seres vivos são da mesma espécie e, sendo camaradas, tem uma amizade verdadeira(ou não) e todo mundo sai ganhando(o sexo é um bom exemplo).

[editar] Sociedades
Os seres que vivem em sociedades complexas costumam ser semelhantes, como os cupins, as abelhas e os orientais.

Associação entre animais de mesma nacionalidade da mesma espécie em que todos fazem uma sociedade (O RLY?) com a finalidade de sobreviverem ou de realizar trabalhos. Geralmente são bichos de mesma espécie ou de mesma fisionomia, sendo exemplificados pelos chineses, onde todos são iguais e todos trabalham juntos para piratear fabricar artigos de péssima ótima qualidade, como os DVDs ou até mesmo o computador em que vós tecla. Podemos citar também os japoneses da Yakuza: Sociedade de japinhas iguais com a finalidade de eliminar os outros animais menos aptos à vida.É claro que nem todos os seres vivos estão preparados para viver dessa forma, principalmente os antissociais.

[editar] Colônias
Um exemplo de colônia heterossexual heteromorfa, em que animais da mesma espécie, um pouco diferentes entre si, vivem grudados para facilitar(não me pergunte como) sua sobrevivência.

São como as sociedades, só que muito mais unidas.Tão unidas, aliás, que os seres vivos da colônia ficam grudados entre si(nem preciso comentar da falta de privacidade reinante).Como exemplos de colônias temos as esponjas, os fungos, os corais(devem ser bem unidos para não errarem o tom da melodia), as águas-vivas e as possessões ultramarinas de Portugal.Uma colônia costuma ser cheirosa, apesar de hoje estar sendo trocada pelos produtos da Boticário.

[editar] Relações intraespecíficas desarmônicas

Os seres vivos envolvidos são da mesma espécie, e por isso mesmo ficam brigando, como é comum entre os parentes.E enquanto um se dá bem, o outro só se fode.

[editar] Competição

Cquote1.pngVocê quis dizer: Causa de todas as guerrasCquote2.png
Google sobre Relações ecológicas

Animais em competição.Ah, não, desculpe, essa é a competição interespecífica, entre espécies diferentes!Mas o que importa é a explicação, certo?

Ocorre muito no mercado de trabalho das sociedades capitalistas, com milhares de pessoas que podem até ser amigas, mas como sabemos, "amigos, amigos, negócios a parte".Pessoas lutam entre si por empregos, por ingressos pra shows de rock, por petróleo, por dinheiro e principalmente por mulheres(no caso dos homens, claro).Os outros seres vivos também brigam entre si, mas por motivos menos egoístas.

[editar] Canibalismo

Servido(a), Anônimo?

É uma relação em que uns comem os outros, sendo esses da mesma espécie. Poderia ser considerada como harmônica,já que ambas as partes são beneficiadas, se não houvesse vezes em que isso ocorre sem a permissão de uma parte (ou ocorre a força, se desejar). O canibalismo ocorre entre todos os animais. Podemos citar de exemplo os mafagafos, em que uns comem os outros por falta de alimento ou falta de espaço. Entre os humanos ocorre sempre, seja na procura de emprego, seja na falta de moradia ou até mesmo em estádios de futebol em que uns comem os outros para verem o Ronaldinho marcar gol na porcada.Ocorreu muito entre a sociedade tupinambá na época do descobrimento do Brasil (que o diga o Bispo Sardinha!)

[editar] Relações interespecíficas

Ocorre entre criaturas de espécies bem diferentes.Como nem são parentes, pode haver dois tipos de reações: a convivência melhora, eles se ajudam mais e como não são parentes não ficam pedindo dinheiro emprestado; ou então a briga aumenta, o preconceito surge e as disputas ficam mais acirradas.

[editar] Relações interespecíficas harmônicas

[editar] Simbiose (ou mutualismo)

Um exemplo de simbiose entre duas espécies diferentes:o alien busca moradia, e o Homo Sapiens busca...vingança!

Acontece quando dois animais se fodem fundem em um animal só, de um jeito geralmente bem nojento.Ocorre nos cupins e nos personagens do Dragon Ball, e consiste em um contribuir com um aspecto e o outro com alguma outra coisa.A relação é tão íntima que nenhum dos dois consegue viver sem o outro(os casais apaixonados são outro exemplo de relação mutualística).

[editar] Protocooperação

Um exemplo de protocooperação é entre as abelhas e as flores:as abelhas conseguem das flores pólen pra fazer mel,seu alimento principal, e as flores tem seu pólen espalhado e sua reprodução garantida.

Ocorre da mesma forma que a simbiose:animais de origens diferentes se unem em busca de um bem comum, um fazendo uma coisa e outro contribuindo em algum outro aspecto, e os dois ganham.Só que eles não fazem questão de se fundirem.Isso é ruim pra imagem, sabe?

[editar] Inquilinismo

Frase típica de seres vivo que não se beneficiam com a relação inquilinista.

Uma relação entre sujeitos de espécies diferentes. Para o inquilinismo encaixar-se como harmônica deverá ocorrer entre seres de espécies diferentes, já que entre seres de mesma espécie é desarmônica. Por quê? Simples, veja abaixo:

O Inquilinismo é uma relação em que um animal é inquilino do outro, sem pagar o aluguel. Harmônica, pois não fode com o outro. Podemos citar a tua casa com o seu cachorro. O vira-lata Totó não paga aluguel e você também não leva muito prejuízo.

Ocorre entre os humanos, em que uma parte é beneficiada e a outra não se beneficia nem se ferra, apenas tenta receber seus aluguéis. Podemos citar a vila do Chaves, onde o Seu Barriga cobra o aluguel de seus inquilino, o Seu Madruga;o Seu madruga vive lá quietinho, não dá vantagens para o Seu Barriga(já que nunca paga o aluguel), mas também não dá prejuízos (só quem dá prejuízo é o Chaves mesmo).

[editar] Comensalismo

É como o inquilinismo: um se beneficia, o outro não fede nem cheira, fica na dele.Mas nesse caso, não se fala de casa emprestada, e sim de comida.É como quando você não quer aquela gororoba que a sua mãe preparou e dá pro seu cachorro.Ele ganha comida e você não ganha nada mas também não fica com um gosto ruim na boca.

[editar] Relações interespecíficas desarmônicas

São aquelas entre criaturas de espécies diferentes em que a sorte está lançada, espécies diferentes lutam pela vida e no final só uma vencerá.

[editar] Amensalão Amensalismo (ou antibiose)

Exemplo de relação amensalista entre os humanos e os animais que moram no Rio Tietê:a gente não ganha nada com isso mas mesmo assim continua poluindo.

De todas essas relações, é a mais inútil e sacana.Nela, um ser vivo prejudica outro, sem ganhar absolutamente nada com isso(mas que porra é essa, síndrome de Serial Killer?).Uma planta, fungo ou bactéria solta uma substância tóxica no ambiente que ela não vai usar mais pra nada mesmo, e isso acaba poluindo e matando um batalhão de outras criaturas.

[editar] Predatismo

1 X 0 para o caçador.É, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Cquote1.pngVocê quis dizer: Cadeia alimentarCquote2.png
Google sobre Relações ecológicas
A clássica luta entre o predador e a presa.Você já deve saber como é, já que todo dia você come cadáveres destroçados de animais indefesos e plantas inocentes: animais carnívoros perseguem, emboscam e torturam suas presas, que só tem duas opções:fugir ou lutar; e por incrível que pareça geralmente ficar e lutar é mais garantido.Os representantes dessa técnica de sobrevivência são os grandes predadores, como leões, tubarões, águias,sapos, jacarés e principalmente formigas.

[editar] Herbivorismo

Cquote1.pngVocê quis dizer: Predatismo herbívoroCquote2.png
Google sobre Relações ecológicas

Os herbívoros são criaturas vingativas.Eu tomaria cuidado se fosse você, principalmente se você for a Hera Venenosa.

É o mesmo que a predação, só que em escala vegetal.Nesse caso, os herbívoros se tornam predadores descontando sua raiva nas plantas.Muitas plantas criaram técnicas de defesa contra a herbivoria, como cascas duras, espinhos, venenos, animais de guarda feitos zumbis(É verdade!Por que você acha que a maconha é viciante?Pra que os viciados em fumá-las voltem e fiquem de guarda para evitar que algum herbívoro as comam), mas nem sempre isso funciona.Uma cabra poda um gramado muito mais rápido que um cortador de grama.

[editar] Parasitismo

Um macaco vampiro parasitando mais uma vítima.A sorte dela é que, ao contrário da predação, o parasitismo não mata em curto prazo.

Parasitismo é a relação em que um ser vivo fica doente por causa de um maldito bicho menor que invade seu corpo(qualquer semelhança com encosto é mera coincidência).O intruso pode ser um piolho, uma lombriga ou o desgraçado do vírus da AIDs.Eles infectam o corpo da vítima e, em vez de matá-la de uma vez pra que ela não sofra tanto, se alojam na coitada por anos, se alimentando dela aos poucos.Parasita também é aquele seu parente que vem morar na sua casa sem ser convidado, não trabalha nem ajuda a pagar as contas, e sempre que você tenta despejá-lo ele apela pro seu coração mole, ameaça contar pra todo mundo algum podre seu, e prometo que vai mudar de vida(o que, sabemos, nunca acontece).Ou aquele seu cunhado folgado que sempre vem te pedir dinheiro emprestado e nunca paga.Ou mesmo aquela sua namorada patricinha que vive te pedindo dinheiro e no final, após meses de investimento econômico, te troca por aquele mauricinho ricaço.

[editar] Sinfilia (ou esclavagismo)

Um pobre bichano feito escravo para satisfazer seus chefes sem ganhar nada em troca.E com a diminuição internacional do regime escravo das Marmotas Monelétricas de Utah, provavelmente mais gatos serão feitos cativos nos próximos anos para substituí-las.

Esclavagismo ou escravismo é a relação desumana e cruel entre um chefão e seus subordinados.É muito comum na sociedade atual, em que você é escravo, querendo ou não(WTF?Onde já se viu alguém querer ser escravo?), do gorila do seu chefe, dos corujas dos seus pais e da vaca da tua esposa.Ocorreu bastante no Brasil até 1888, quando as populações de cativos afro-brasileiros deixaram de ser escravos dos barões do café pra viraram escravos do governo, junto com todas as outras raças do proletariado.Na natureza, os pulgões são escravos das formigas, que se interessam muito pelo leite doce que eles liberam após chupar seiva das plantas.

[editar] Outras relações

[editar] Neutralismo

Por que neutralismo? Simples. Aqui pode ser tanto ruim para uma, quanto boa para outra e vice-versa.Nas relações neutras, os indivíduos se relacionam, mas ninguém se ajuda, e ninguém se prejudica. É como se fosse o casamento fiel: vocês não fazem nada de novo, mas ninguém coloca chifre em ninguém; ou então é como a relação ecológica entre um peixe-pescador abissal e um ganso-canadense:nenhuma.Se bem que, de certo modo, isso não é uma relação, é um bate-papo pela internet...

[editar] Sexismo

Isso sim é a relação entre seres vivos que o povo conhece!E que gosta!Sexismo é o pensamento de que certo sexo está acima de outros, como pro exemplo, o 69 está acima do frango assado. Ou o 4 está acima do papai e mamãe. Tá legal, não é isso. É quando um homem, ou uma sapata acha que homens e mulheres não podem viver em paz. É um dos primeiros sinais de homossexualismo. Não adianta ser feminista ou machista, quem nós odiamos sempre entra na nossa família. Você não gosta de gays? Teu filho será gay. Você não gosta do Rick Martin??? Tua filha vai aparecer em casa com um livin' la vida loca. O sexismo não mostra como o sexo é bom, parece que a mulher só serve pra duas coisas: foder e transar. Que isso? Elas servem pra trepar também, seu machista!

E se ficou alguma dúvida, vá estudar na Wikipédia, vagabundo! consulte a tabelinha(clique para ampliar).

[editar] Ver também

Clique e venha fazer parte de nosso projeto!!
Projeto Desconhecimento

Este artigo de Ciências ganhou nota B, sendo considerado de Boa qualidade

Visite a discussão do artigo ou o projeto e Conheça-nos

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas