Robert Owen

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Hammer and sickle.png Este artigo foi aprovado pelo Conselho de Proteção à Moral da Família Soviética como sendo livre de conteúdo subversivo.
Robert em um daqueles desenhos feitos por aqueles malucos que ficam nas calçadas transformando fotos em gravuras por 10 pila.

Robert Owen (14 de maio de 1771 – 17 de novembro de 1858) foi um empresário demente do País de Gales que por algum insight de merda na mente decidiu tentar virar um reformista social em determinado momento de sua vida, e que o tornou um dos expoentes principais do chamado socialismo utópico, apesar de essa viagem dele ter dado errado pra caralho.

História[editar]

Robert era um típico filhinho de papai que virou dono de empresas de tear de Manchester, na Escócia, e logo criou uma empresa foderosa em New Lanark, local onde ele decidiu por em prática uma ideia bizarra: o cooperativismo. Pra começar, diminuiu a jornada de trampo dos seus funcionários de 30 horas diárias pra 2 horas semanais, começou a construir uns barracões no morro pras famílias deles, colocou os pirralhos num jardim-de-infância onde o professor era o Arnold Schwarzenegger e um barracão na esquina da fábrica pra camelôs venderem seus produtos a preço de banana.

A partir de 1817 ele pirou de vez e vendo o suposto sucesso que sua empreitada havia alcançado, pôs-se a tentar espalhar seu "evangelho" por outros países. Chegou nos EUA e montou uma nova comuna chamada "New Harmony", precursora das comunidades hippies, mas deu tudo errado, porque americano, diferente de inglês, que tem um monte de divisões políticas, acha que tudo se resume a republicanos e democratas, e logo acharam que era uma ideia errada dos democratas e assim metade da cidade decidiram colocar no lugar de Owen na direção da empresa um tal de Frederick Trump, que viera do finado Palatinado alemão e tornar-se-ia o avô de um tal Donald Trump. O resto é história.

Owen voltou pra sua cidade natal, Newtown, onde morreu após ler um escrito de uns alemães escrotos chamados Carlos Massa e Frederico Anjos chamado O Manifesto Comecu em que diziam que pessoas como o Owen estariam sempre fadadas ao fracasso pois dar grana fácil pra gente burra só dá merda (vide Bolsa Família). Deprimido, Owen morreu de fome, alimentando-se apenas dos tecidos da própria fábrica.

Nuvola apps atlantik.png Coloque mais dados aqui. Robert Owen merece!

Aqui poderiam estar mais dados relevantes ao invés dessa merda.
Esclareça os fatos, melhore a redação e assim salve uma alma do purgatório.
Seja útil uma vez na vida e contribua para este artigo ou seção melhorar: edite-a