Rosenborg Ballklub

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Rosenborg Ballklub
Escudo do Rosenborg.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Nico Rosberg Ballakbaku
Origem Bandeira da Noruega Noruega- Trondheim
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Resfenol Stadion
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Norueguês
Divisão Tippeligaen
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Rosenborg Ballklub é o mais tradicional e vitorioso clube de futebol da Noruega, detentor de mais de 20 títulos noruegueses e mais de 20 participações como figurante derrotado na Liga dos Campeões da UEFA, torneio máximo europeu onde o Rosenborg perdeu a maioria mas certamente também ganhou algumas partidas, a qual são denominadas de "milagres".

História[editar]

Fundação[editar]

O time foi criado em 1917, e na época a ausência de qualquer criatividade obrigou os seus fundadores assumirem o nome de Sportsklubben Odd para o time, copiando outra equipe mais tradicional que também se chamava Odd. Neste começo era apenas um time sósia que se apresentava fingindo ser aquele que era o melhor da época.

A equipe viria a se profissionalizar apenas em 1926, quando mudaria de nome para o atual Rosenborg Ballklub e entraria para o campeonato norueguês, que nesta época ainda era totalmente amador e portanto os registros eram anotados numa pequena folha de papel e frequentemente os times iam para casa antes do fim dos jogos por preguiça pois o frio estava de matar.

Primeiros títulos nos anos 60[editar]

Em 1960 o Rosenborg subiria para Primeira Divisão da Noruega (não que exista divisão inferior nesse país onde nem existe futebol), e só fez isso para rebaixar logo depois e subir só depois. Nessa época ganhou seus primeiros campeonatos noruegueses e Copas da Noruega, não dava nem para usar o frio e ausência de gramado a seu favor, pois todos times noruegueses já são habituados a isto mesmo.

Os 13 campeonato consecutivos[editar]

A grande época do Rosenborg foi o trisdeca-campeonato norueguês, quando ganhou todos campeonatos da Noruega de 1992 até 2004. Aproveitando-se do fraquíssimo campeonato em seu país, o Rosenborg tornou-se o recordista em participações na Liga dos Campeões, onde provou não apenas sua própria incompetência mas como também toda fraqueza geral do campeonato norueguês ao fracassar em 12 de 13 tentativas, sendo algumas vezes naquela fase preliminar onde se enfrentar os times mais inúteis possíveis, como Austria Viena (1993–94), Legia Warsaw (1995-96), La Coruña (2003-04), mas quase sempre até se classificando para a fase de grupos, onde é o recordista de últimas colocações da história da Champions League.

Liga dos Campeões de 1996–97[editar]

Na Liga dos Campeões de 1996-97, após 13 tentativas frustradas, finalmente chegou não apenas na fase de grupos da competição, como também avançou indo para as quartas-de-final. A classificação cagada do Rosenborg foi mais demérito do AC Milan que perdeu para o lanterna do grupo IFK Göteborg do que mérito do Rosenborg que se classificou em segundo atrás do FC Porto como pior classificado da história.

Nas quartas-de-final um empate em casa por 1x1 deu falsas esperanças ao clube, que só conseguiu tal resultado por causa do frio que congelou os ossos do adversário, mas no jogo de volta na Itália a Juventus ganhou fácil de 2x0 e eliminou os noruegueses de sua melhor participação.

Decadência[editar]

A partir de 2006 o Rosenborg perdeu aquele domínio incontestável da Noruega, muito porque a ganância da diretoria começou a abrir times do Rosenborg em outros esportes como baralho, bingo e repentismo de forró norueguês. Com tantos gastos em demais setores, o time de futebol já não recebia tantos invetimentos, e isso fez o Rosenborg perder títulos até para equipes como o Strømsgodset em 2013.

Títulos[editar]

  • 13 fracassos consecutivos em Champions League: 13 vezes (1994 até 2005)