Futebol bretão

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma suruba entre os jogadores... Ah, o jogo já começou?
Suruba agora no Vestiário.
Scrum, um dos lances mais admirados do rugby.
Um típico time de rugby, reparem na cor do uniforme.

Cquote1.png Você quis dizer: Futebol Americano para perder os dentes? Cquote2.png
Google sobre Rugby
Cquote1.png Você quis dizer: Rigby? Cquote2.png
Google sobre Rugby
Cquote1.png Rugby é uma boa desculpa para manter 30 bibas longe da sociedade. Cquote2.png
Oscar Wilde sobre rugby
Cquote1.png Futebol é um esporte de cavalheiros jogado por bestas. Rugby é um esporte de bestas jogado por cavalheiros Cquote2.png
Algum idiota sobre rugby
Cquote1.png Tá vendo? De jogarem assim, estragaram a bola. Cquote2.png
Luciana Gimenez sobre rugby
Cquote1.png Esporte bom para fazer treino tático de Futebol. Cquote2.png
Carlos Alberto Parreira sobre rugby
Cquote1.png All Blacks contra Wallabies hoje ao vivo logo após Páginas da Vida. Cquote2.png
Rede Globo sobre rugby
Cquote1.png É amigo, haja coração! Arnaldo, esse juiz não gosta de marcar faltas? Cquote2.png
Galvão Bueno
Cquote1.png Veja que, no momento do passe, o jogador estava antes da linha da bola Cquote2.png
Arnaldo Cesar Coelho
Cquote1.png Mas e ai, Arnaldo. Foi penalti ou foi catimba? Cquote2.png
Galvão Bueno sobre rugby
Cquote1.png A regra é clara, caiu no chão e segurou a bola, é penalti! Tá certo o juiz. Cquote2.png
Arnaldo Cesar Coelho sobre rugby
Cquote1.png E vai avançando com o sabugo atropelando todo mundo pela frente, tocou pro lado, olho no lancÊ......ÉÉÉÉÉÉÉ do Crusaders! Foi foi foi foi foi foi foi foi ele! Dan Carter, o craque da camisa número 10. Eram redondos 20 minutos do primeiro tempo e o cara foi lá e fez! Sabugou o capim no fundo do campo, que tryzaço!!! Cquote2.png
Silvio Luiz sobre rugby
Cquote1.png Rubi é uma joia muito bonita. Cquote2.png
Carla Perez sobre rugby
Cquote1.png me inspirei em rugby para fazer aquele gol de mão Cquote2.png
maradona sobre rugby
Cquote1.png Isso ainda vai ser grande no Brasil. Cquote2.png
Topper sobre rugby
Cquote1.png Me Chamaram? Cquote2.png
Rigby sobre rugby

Rugby (mais conhecido como futebol americano no Brasil, ou como râguebi ou rúgbi na Wikipédia por causa das editwars) é um esporte praticado exclusivamente por gringos frustrados que não sabem jogar futebol. Atualmente existe uma briga entre os jogadores dos 2 esportes (que na verdade é só 1) em dizer que rugby e futebol americano são coisas diferentes, mas nunca ninguém jamais apresentou algo concreto.

O Rugby é popular na Austrália, na Nova Zelândia e na Velha Zelândia, ex-colônias britânicas que serviram de exílio para os 2 tipos de indivíduos mais insuportáveis da sociedade: Criminosos irrecuperáveis e Jogadores de Rugby.

Alegria dos gordos, o Rugby é praticado por atletas de mais de 100Kg, assim como o sumô.

Início[editar]

Seu Madruga jogando rugby
O Rugby no seu início.

A versão mais aceita para a criação do Rugby diz que ele teve início quando em 1836, na cidade do México, quando um garoto de dez anos de idade, Ramon da Silva Xavier, que veio a ser conhecido depois como "Seu Madruga", jogava futebol com seus colegas quando sua mãe (a dele, não a tua), o chamou para tomar banho. Como a bola pertencia a Ramon, ele pretendia levá-la embora, mas os outros garotos, gays e bissexuais que jogavam com ele não queriam que o jogo terminasse, e pediram para que ele deixasse a bola de futebol com eles. Ramon não atendeu, foi aí que Joakito B. Fagundes, que viria a ser conhecido por "Seu Barriga", indignado pelo fato do pai de Ramon dever 786 meses de aluguel a seu pai(o dele não o teu), impôs que a bola ficasse no gramado. Ramon não atendeu, e disse: "Eu não deixo a bola e quero ver quem vai ser o viado, filho dum corno que vai me obrigar!" Dito isso, todos os seus amigos começaram a correr atrás dele gritando: "Rugby! Rugby!!" Que em mexicano significa: "Pega esse filho-da-puta!!!" Logo após Ramon foi pego, ai o Seu Barriga pulou em cima dele deixando a bola oval, depois todo mundo pulou em cima em um grande montinho e começaram a gritar "Ruck! Ruck!" que em mexicano significa "Ai minha bunda!" Daí foi inventado o esporte que consiste em pegar a bola da mão do egoísta filho-da-puta que a quer levar embora, não importa como.

Mas porque diabos Rugby?[editar]

A esquerda vemos um jogo de futebol americano e a direita vemos um jogo de rugby...ou será o contrário? Bom, na verdade os dois são futebol americano.
Capa do jogo Rugby 08 da EA Sports, o melhor (e único) sobre o esporte.

Como já sabemos que Rugby é Futebol americano, explicaremos como usar os termos corretos em cada ocasião.

O termo futebol americano (ou simplesmente football) deverá ser usado apenas nos Estados Unidos e na sua província favorita (Canadá), se você falar em Rugby provavelmente eles não te entenderão e vão pensar que o nome se trata de alguma banda de rock.

No resto do mundo é mais aconselhável utilizar o termo Rugby para se referir ao Rugby, principalmente se você estiver em países como Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Velha Zelândia. Utilizar o termo futebol americano é extremamente perigoso nesses lugares, inclusive pode ocasionar algum tipo de desentendimento causando uma briga ou pior, eles podem querer chamar você para jogar rugby (jamais aceite).

Seleções de rugby[editar]

Apesar do rugby ser futebol americano também possui seleções nacionais, e também uma copa do mundo bilionária realizada a cada 4 anos com o único intuito de encher os cofres da IRB (a FIFA do rugby) que se autointitula entidade internacional amadora. Vejamos uma comparação de algumas seleções de rugby traduzidas para a linguagem do futebol comum para que um idiota você possa entender.

Seleção de rugby Seleção equivalente no futebol Descrição
Nova Zelândia Brasil Típica seleção do "Joga bonito", os All Blacks (Os Negões) tem a obrigação de vencer e dar show, assim como a seleção canarinho que jogou bem e perdeu inacreditavelmente em 1982, os neozelandeses também deram um vexame em 2007. Eles também têm o seu craque chamado Jonah Lomu que pode ser comparável a Ronaldinho Gaúcho (inclusive na feiura). Na antepenúltima Copa do Mundo entraram como favoritos e foram eliminados pela (Adivinha?) França.
Austrália Alemanha De cada dez finais em que chega, perde 9 e ganha uma. É a atual campeã depois de 32 finais consecutivas sem ganhar merda nenhuma.
Africa do Sul Itália Ninguém dá nada por eles, não jogam bem, estão sempre em crise, mas incrivelmente sempre acabam ganhando. Adoram dar um Owned na Nova Zelândia.
Inglaterra Inglaterra Eles inventaram o esporte. Eles só ganharam uma copa. Eles nunca mais vão ganhar nada. Essa é a Inglaterra, dizem que é favorita só porque fizeram história alguma vez, também tem um craque metrossexual, um tal de Johnny Wilkinson (como Beckham no futebol).
França França Seleção forte que quase nunca é campeã, mas não perde a pose. Usam uniforme roxo, ou rosa, dependendo da ocasião. Se no futebol, os franceses têm Zidane, no rugby eles têm o mito Sébastien Chabal, o ANIMAAAAAAAAAAAAAAAAAAL!
Argentina Argentina Eles são chatos e arrogantes, a única diferença é que no rugby eles não ganharam nada já que não fazem 6-0 no Peru e nem conseguem fazer gols de mão, mas mesmo assim ainda se acham a melhor seleção do mundo.
Escócia Uruguai Já foi time grande, hoje em dia não é nada, só tem tradição, seus grandes jogadores já morreram inclusive.
País de Gales Países Baixos Seleção forte que nunca ganha nada.
Irlanda Espanha Seleção forte, que sempre é favorita, mas que sempre morre na praia.
Itália Portugal A eterna promessa. Aparenta que vai ser campeã de algum torneio, mas sempre morre na praia.
Canadá México Tem um time que não fede nem cheira, mas sempre marca presença no mundial.
Japão Japão Outro time que sempre marca presença no mundial, mas nunca passa nem da primeira fase.
Estados Unidos Estados Unidos Vivem na eterna promessa de fazer o esporte ficar popular no país. Só as mulheres sabem jogar esse esporte
Uruguai Chile Pensa que é uma grande seleção da América do Sul, mas não é.
Brasil Nova Zelândia Você nem sabia que existia, até ler isso agora, são seleções amadoras. Mas um detalhe: A Nova Zelândia foi pra copa do mundo de futebol em 1982 e em 2010, o Brasil anda bem longe de ir pro mundial de rugby.

Recentemente foi escolhido o novo apelido da seleção brasileira: "Os Tupis", do inglês To Pee, ou seja, Os Mijões.

Campeonatos importantes[editar]

Sébastien Chabal, o animaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal!!!

Copa do Mundo de Rugby[editar]

É o 3º evento esportivo mais visto do mundo (atrás das Olimpíadas e da Copa do Mundo de Futebol), mas...e daí? Isso vai mudar alguma coisa na sua vida? Os fãs de rugby vivem repetindo essa baboseira toda hora, mas isso não irá afetar a sua vida profissional ou pessoal. É bom destacar que esse campeonato NÃO é a NFL já que o New England Patriots nunca ganhou, apesar da velha Inglaterra já ter ganhado, esse "importante" campeonato também foi criado unicamente para fazer a Nova Zelândia PERDER, e tomar um Owned de qualquer zebra que sempre aparece, e por incrível que pareça já é exibido no Brasil (apenas por canais fechados).

Seis Nações[editar]

O campeonato de rugby mais antigo do mundo...e daí? Acreditem, esse campeonato é diputado por 6 seleções (porque será que escolheram esse nome?) sendo que antigamente era disputado apenas por cinco (era chamado de Cinco Nações, demais!), é o mais importante da Europa, mas é praticamente um campeonato feito para ou Inglaterra ou País de Gales ganharem.

The Rugby Championship[editar]

As Seis Nações te causaram inveja? Pois bem, os 3 emos do hemisfério sul (Nova Zelândia, Austrália e África do Sul) também resolveram criar o seu campeonato particular, pelo menos esse a Nova Zelândia ganha.O nome bem moderno e subjetivo: "Campeonato de Rugby"!

Atualização: o Torneio mudou o nome, de tri-nations para Rugby Championship e a Argentina está participando.

Campeonato Sul-Americano de Rugby[editar]

Torneio da entre os times da América do Sul que só a Argentina ganha, e que o Uruguai fica sempre em segundo, e que o Chile fica sempre em terceiro e que o Brasil fica sempre em quarto.

Sevens World Series[editar]

O rugby tem uma variação de jogo que dá muito dinheiro chamada Rugby Sevens, onde cada time joga com 7 viadinhos jogadores, em cada tempo de 7 minutos, em um estádio com capacidade para 7 pessoas, atualmente exibido em 7 países do mundo. Uma série mundial realizada a cada mês em uma cidade diferente (ao todo são 7 cidades com 7 milhões de habitantes). Também é mais um campeonato criado para a Nova Zelândia ganhar, já são 7 títulos.

Ver também[editar]

Ligações externas[editar]

v d e h