Sabedoria

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Sábio)
Ir para: navegação, pesquisa
Discionario em png.PNG
O Descionário possui um verbete sobre Sabedoria
O dualismo burristancial ocorre quando um burro ajuda um outro burro a alcançar a sabedoria. No caso, através da inclusão digital, obviamente uma forma burra de tentar alcançar a sabedoria.

Cquote1.png Sabedoria é o que você não encontra na Internet, seu alienado Cquote2.png
Análise do método de Aristóteles

Sabedoria é mais um desses conceitos que todos ouvem falar, mas é improvável que sejam capazes de explicar em detalhes devido à sua natureza subjetiva, desconhecida e pelo simples fato de não possuir sabedoria para formular o conceito de sabedoria. Mas forçando sem peidar, é possível conceituar sabedoria como qualidade do sábio para a utilização do conhecimento com o objetivo de atingir a felicidade pessoal em detrimento da dos outros. Um sábio só não é metido porque a humildade é uma das características do sábio.

Não confundir sabedoria com inteligência, que é mensurável, você tirar 10 na prova de matemática é inteligência em ter roubado os gabaritos do professor, mas isso não evitará que você seja um ignorante, enquanto a pessoa que tirou 0 nessa mesma prova é uma burra, mas talvez seja uma sábia que faltou o dia da prova por achá-la desnecessária.

Não confundir sabedoria com esperteza também. A esperteza é apenas a habilidade de saber trapacear com sucesso.

O conceito de sabedoria é uma virtude que se obtêm automaticamente ao alcançar um status quo político ou religioso. Profetas e messias surgem ao longo da história como carismáticos e empáticos líderes de tribos nômades desde tempos imemoriais, ganhando a qualidade de sabedoria por causa de seus chapéus engraçados pontiagudos.

Tabela de conteúdo

[editar] Filosofia

Um pai muito sábio. O seu conhecimento empírico do mundo lhe permite superar paradigmas socio-morais e não se incomodar em ensinar suas filhas a se defenderem de possíveis ameaças pedo-estupracionais.

Platão foi o inventor da sabedoria, apenas para ter alguma coisa do que as pessoas o chamarem além de nerd. O seu aprendiz Aristóteles na tentativa de ter créditos só para ele, inventou a Phronesis, a "sabedoria prática" que na verdade é a mesma coisa de sabedoria, afinal, se uma sabedoria não for prática, ela é burrice.

Durante a Antiguidade, os gregos criaram um culto envolvendo inúmeros templos repletos de sacerdotisas virgens e fumos tóxicos em Delfos que lhes permitiam ser mais coesivos em seus sábios conselhos para os futuros governantes. Isto frequentemente envolvia a aparição metafísica dos filhos bastardos de deuses e deusas. No final, descobriu-se que tudo isso não passou de uma brincadeira, principalmente para o conforto dos egos de alguns velhos padres pervertidos que gostavam de ver as meninas se beijando. Este episódio ficou conhecido na história, fortemente romantizada pelos autores vitorianos.

Resumindo, a filosofia não sabe nada sobre a sabedoria porque não é sábia o suficiente para dar uma definição convincente de sabedoria.

[editar] Confucionismo

O confucionismo aborda a sabedoria sob três aspectos: A primeira é a reflexão, a mais nobre porque parece que quando o ser humano começa a meditar, raciocinar ou simplesmente pensar, ele peida; a segunda é a imitação, a mais fácil, é como pegar no Google uma frase de efeito do Nietzsche e colocar no seu status do Orkut como se você fosse um sábio; e a terceira que é a experiência, a mais amarga porque todo mundo sabe como é duro acumular experiência em seu Pokémon até o level 100 e ganhar com esse teu esforço absolutamente NADA!!!

[editar] Ciência

Coisa que só um motoqueiro muito sábio é capaz de fazer!

A sabedoria é algo extremamente necessário para a ciência, pois sem a sabedoria dos sábios ainda estaríamos comendo grilos em cavernas. É graças aos sábios como Leonardo da Vinci, Michelangelo e as outras duas Tartarugas Ninjas que revolucionou-se o entendimento da sabedoria como ideia que para ser sábio basta saber a sabedoria dos outros e depois inventar uma para ser copiada futuramente.

[editar] Psicologia

Para a psicologia, a sabedoria é formada por sinceridade (quando você diz que na verdade não é sábio, e sim um ignorante que não entende o mundo), autocrítica (quando você tem a certeza que não é sábio, e sim um ignorante que não entende o mundo), ética (quando você não fala para os outros que sabe que eles são todos ignorantes que não entendem o mundo), e conselhos (quando você aconselha alguém que ela nada sabe à medida que sabe mais).

[editar] Religião

A sabedoria como virtude é algo muito presente na doutrina religiosa nessa eterna discussão sobre Paraíso e Inferno.

[editar] Mitologia

Exemplo de ser humano que compensou a total ausência de sabedoria em outros status.

Para os egípcios, Sia era o deus da sabedoria e agraciou os egípcios com conhecimentos de geometria, especialmente noções de trigonometria.

Para os gregos a noção de sabedoria parecia muito com RPG, na hora de nascer você ganhava uns pontos da Deusa Atena para preencher seus status em sua ficha, onde dentre eles havia a sabedoria, e podia usar se quisesse esses pontos para outras partes do corpo que não fossem o cérebro. O quanto você usasse ou não usasse esses pontos para formar sua sabedoria, determinaria o seu QI.

Para os nórdicos, Mímir era o mais sábio dos deuses, tão sábio que não conseguiu evitar que sua cabeça fosse decepada por Odin.

[editar] Catolicismo

Para a bíblia, Rei Salomão foi sábio. Tirando ele, dê um Ctrl+F pesquisando por "sabedoria" que essa palavra aparece algumas vezes na Bíblia, mas devido à falta de sabedoria do autor desse artigo, não se sabe o que significa naquele emaranhado de textos.

[editar] Islamismo

Para o Alcorão, a sabedoria é um presente de Alá para lhe permitir saber pilotar um avião e se tornar brilhantemente um mártir.

[editar] Budismo

Para o budismo, a sabedoria é uma questão de boa conduta corporal (não dê o cu), boa conduta verbal (não fale a palavra "cu") e boa conduta mental (não cogite dar o cu). A sabedoria é um verdadeiro antídoto para a ignorância e caminho para os bons costumes.

[editar] Taoísmo

Para o taoísmo, a sabedoria é a prática de como saber o que dizer e quando dizer. Ou seja, não tem relação com a verdade ou a erudição, mas apenas a forma de dizer o que você acha que sabe.

[editar] Ver também

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas