São Domingos (Goiás)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

São Domingos é um vilarejo lá no pontão de Goiás. Nunca confunda com a bela Santo Domingo da República Dominicana, pelo amor de Obi-Wan!

História[editar]

São Domingos não é assim...
É assim...

São Domingos surgiu lá para 1800 quando uma dupla de irmãos gêmeos portugayses veio da Bahia à procura de ouro, mas o que encontraram foi um problema: acabaram perdidos no meio do mato e trazendo uma imagem de São Domingos Gusmão com o frustrado objetivo de usá-la para traficar esse mineral. Como não conseguiram nada resolveram rezar para a estátua, que em um sinal divino lhes mandou andar 150km de joelhos até chegar em um brejo onde deveria fundar uma nova cidade.

Inaugurada uma capela de quinta categoria, foram chegando os romeiros que perderam o caminho para Trindade e povoaram a localidade até que se formou o povoado de São Domingos.

Foi chegando tanta gente que alguns anos mais tarde o dono resolveu que já tinha gente demais por ali. E assim São Domingos conseguiu a sua independência da cidade imaginária de Arraias, tornando-se um município.

Geografia[editar]

São Domingos possui 763 subdivisões, mais conhecidas como fazendas, onde o povo planta o que dá para garantir a sobrevivência.

População[editar]

São Domingos possui estranhos dados populacionais, uma vez que matar ricardões é liberado na cidade, o que preocupa o IBGE. Veja os dados populacionais:

  • População em 1980: 9660
  • População em 2007: 9786