São João (Paraná)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

São João é uma cidade do Paraná que tem esse nome, não por nenhuma história mirabolante que você pode encontrar por aí, nem teve a ver com nenhum cidadão ilustre, nem com nenhum prefeito. Esse nome é tão somente porque esse é o lugar onde o próprio apóstolo João passa as férias, pode acreditar. Se você for para lá (por um acidente infeliz) em certas épocas, poderá vê-lo por lá e também os Pia Do Trecho que são quem movimentam aquela cidade.

 -  obs:em são joão so entra mulher porque homem ja ta tem vazando pelas valeta

Pontos turísticos[editar]

A cidade em junho... e em qualquer mês do ano.

Para a população em geral e para os visitantes que chegam em nossa cidade (que são poucos, bem poucos, quase ninguém) temos os pontos turísticos mais diversificados que você possa imaginar. Você que vem para nossa cidade, não pode deixar de conhecer o grande portal do 'CTG', Parque Ambiental ou como queria chamar, que demorou um século para ser construído e nos dias atuais não consigo recordar de nenhuma pirigueti que não tenha foto nesse ponto de encontro, ou seja, se você não quer ser identificada assim, acho bom não registrar esse momento.

Outro ponto turístico é o 'frigorífico' (se é que podemos chamar de ponto turístico, mas como São João não tem nenhum, preciso inventar), esse estabelecimento por incrível que pareça, muito moderno,recebe visitas de pessoas do mundo todo, necessita de mão de obra, pois quase ninguém quer trabalhar, trabalhar, trabalhar pra não ganhar bem, mas como você deve ter observado, ainda não falei da matéria prima (no caso, galinhas) porque não necessitamos de galinhas, pois em qualquer lugar encontramos uma e fica a dica também para abrirem um abatedouro de gado, pois matéria prima também não iria faltar, já que o que encontramos de vaca por aqui, é brincadeira... fica ai então, um lugar que você não pode deixar de conhecer. Cabe colocar apenas uma observação.... muita coisa eu gostaria de dizer, mas.....

Talvez outro ponto turístico seja a nossa prefeitura e sua pracinha...... A 'praça municipal' concentra nas tardes e noites (manhã não, porque todo acordam meio dia nos fins de semana, porque não tem nada pra fazer mesmo...) um número altíssimo de casais que vão até lá para concretizar atos e etc e tal... e também é freqüentada por crianças que vão no parquinho, cuja areia do parque também é utilizada por animais como gatos e cachorros, para fazer suas necessidades, então a criança brinca com a areia e ao mesmo tempo coloca na boca uma areia bem utilizada pelos demais, se é que me entendem...

Diversão[editar]

De vez em quando alguém coloca um som na área de casa e faz o chamado ‘’churrascão’’ e só. A pretaiage se reúne no antigo posto baixada, solta um som e vai até o chão, chão, chão, mas claro que quem vai até lá é a ‘‘nata’’ só as negada chegada em uma cachaça e etc.

São João não tem uma sorveteria, tirando o sorvete italiano que é mais ou menos um estabelecimento 2m por 2m que não tem nem aonde sentar, a antiga sorveteria agora é o famoso Tyty’s bar (sente só a classe).

As senhoras e o público mais velho, fazem seu chimarrão, acordam as 4hs da manhã pra esquentar água e fazer fogo no fogão a lenha, coisa que eu não entendo, porque a pessoa já ta velha, já trabalhou a vida inteira, então por que, POR QUE não fica dormindo? E é isso ai, não tem nada pra fazer aqui mesmo...

Com a população na faixa de 10 mil feios lindos habitantes, grupos foram sendo formados pra que pudessem se divertir, cada um da sua forma e são eles:

- OS PIÁ DO TRECHO: loucos, delinqüentes, chegados na manguaça e outros tipos de coisas que andam pela cidade com a mesma camiseta que mandaram fazer na Gabriela Malhas (mulher que faz camisetas que descusturam na primeira lavada ou sai a tinta) e a pergunta que fica no ar é: Essas camisetas são lavadas diariamente?

- OS SOKADOS: A verdadeira pergunta, quem os socou? Sokados são um bando de meninas meninos, que andam por ai com bicicletas rebaixadas e competem sobre, quem tem a bicicleta mais cor-de-rosa gay rebaixada. Usam cabelo Jasten e se acham o máximo. Vão para as outras cidades e ainda conseguem se perder, ninguem manda irem de bicicleta.

-GALERA DO AGITO: Agito? em são joão? ta brincando? fala sério... E um grupo de loucos que se reúnem também com camisetas iguais, bebem feito loucos Pé de Cana e escutam musica alta. De vez em quando eles agitão uns tiro nas festas do interior.

-

Esportes[editar]

Pra ver como é verdade, o flagrante: São João e Krishna se divertindo na cidade.

São João tem um ginásio municipal e tem o da Vila, mas ninguém vai lá mesmo, então é como se tivéssemos só um, sendo utilizado por todos e treinam lá:

- FUTSAL FEMININO: time formado por meninas (é claro né, se é futsal feminino vai ser formado do que?) que vão lá e chutam a bola de um lado para o outro e coitadas, são poucas as que sabem realmente o que fazem lá.

- FUTSAL MASCULINO: Tem time de todas as idades, o piá nasce no hospital e já é levado direto para as escolinhas de futsal, é mais ou menos assim, e eles treinam desde sempre mas o detalhe é que dificilmente ganham alguma coisa, pois nem da Vila Paraíso (distrito da grande São João, que não tem nada de paraíso e até hoje não sei o porque desse nome).

- HANDEBOL FEMINNINO: treinam bastante, ganham as vezes o 1º lugar, mas sempre ficam mais em 2º ou 3º, algumas são gente boa, outras se acham a ultima bolacha do pacote, a que ninguem quer mesmo. Treinam a mais de 1 século, mas ainda são meio ruim.

- PARKOUR: Esporte muito praticado na cidade, mas você dificilmente vai ver, ao menos que você vá até o cemitério muinicpal. Sim, lá no cemitério rola esse esporte, os casais novinhos da cidade reclamam, pois fica dificil comer as gatinha com tanto movimento por lá...

- CAPOERIA: É praticado muito em nossa cidade, os religiosos odeiam, pois os treinos são feitos na hora da missa e os jovens estão deixando de ir a igreja. Esse grupo de capoeira é formado por nerds ateus e outros deliquentes. O professor Tandera, lidera o grupo de capoeira e já roubou muitos fiéis da igreja católica, a freira da igreja fica inritada, pois além de roubar os dizimistas da igreja ele leva os capoeiristas para saltar no gramado da Igreja. A grama já nem existe, parece mais um terreiro de macumbá.

É isso, esportes são esses mesmo... tínhamos o vôlei que o técnico parou de treinar eles pra se dedicar ao handebol, e porque os meninos estavam ficando velhos demais pra jogar kk, e não temos basquete porque não temos nem cesta de basquete então como é que a gente vai ter time? E tem também uns loucos que jogam tênis de mesa em um canto do ginásio... aah, e deve falar da alimentação vendida lá, que é um assalto, diga-se de passagem, porque uma Coca-Cola é vendida por 6 reais e um pastel nadando na banha usada ha mais ou menos 15 dias seguidos é vendido por 2 reais e temos também espetinho de carne (não sei carne do que) mas que sei lá, os lanches em geral não são lá muito bons, mas ninguém morreu até hoje, então vamos continuar comendo né, pois ‘’ o que não mata engorda’’ típica frase de pobre.

Celebridades[editar]

São joão é a terra de apenas uma grande celebridade do mundo pop, o famoso João do Arrocha, um bocó de teta q fez uns video cantando e dançando e posto no YouTube e ficou famoso internacionalmente, ultrapassando as fronteiras do município ganhou vários premiações e agora vive fazendo shows pelo mundo. BATUQUE: É o poeta da cidade, todos conhecem. Ele costuma beber umas boas cachaças e ir pelas ruas fazendo as mais belas trovas. Ele é considerado o Fernando Pessoa de São João. COFAP: A piriguete idosa mais conhecida da cidade, de tanta soliedariedade ela dá atenção MINTIIIRA ao pobres. "POR AMOR AOS POBRES"

Bares e Restaurantes=[editar]

O lugar mais famoso da cidade e o "BAR DO TIÚ LÉO", cuja a promoção e tome uma cerveja e ganhe uns scort (UNS CORTE na barriga), outro bar badalado e o Bar do Alemão onde a veiarada beuda se reúne de segunda a segunda para encher a cara.

Arquitetura[editar]

Quem nunca ouviu falar na bendita "pinguela"?... Foi um dos projetos de São João que demorou apenas 10 anos para sair dos papeis e virar uma ponte! Um dos projetos mais rapidos que o governo sãojoanense já fez!

Tem também a linda fogueira que é a única coisa que o Portella faz o ano inteiro lá no pátio e mesmo assim todo ano vai na rádio fazendo o velho suspense de que talvez por causa da chuva não esteja pronta até o dia 20/21/22/23 ou 24 porque essa festa nunca tem data certa p acontecer.


INDAGAÇÕES[editar]

  • Que bonito né Juan, depois de tanto tempo você morando em São João você fala isso da cidade a onde você mora ???
Você foi um que nasceu e foi levado pra joga futsal ... 

Dicionário da população[editar]

  • Nem a pau! - quando a pessoa não vai fazer algo nunca.
  • Piá de bosta. - menino que não possui boa índole.
  • Meeeeenos Dieck(???) - quando a pessoa está mentindo... e o Dieck era um famoso mentiroso da cidade, mas agora ele não mente mais aqui porque ta preso.
  • Tá me passando o miguézão. - pessoa que está mentindo para a outra.
  • Toma papudo. - quando a pessoa tinha razão e o outro estava errado.
  • Eu di. - usada no lugar de EU DEI.
  • A pretaiage.- termo utilizado para designar parte da população de cor mais escura ou que toma atitudes como escutar música a todo volume, sem fone de ouvido, pela cidade.
  • Na morga - não está fazendo nada.
  • Ao léo (mas isso não é gíria em todo caso...) - sozinho, ou fico no vácuo, etc.
  • Me deixou no vácuo. - ficou falando sozinho.
  • O que não mata, engorda. - frase usada geralmente por pobres que após deixar cair um alimento no chão, pega e come dizendo que o que não mata engorda.
  • Vo te da um surdão - mesma coisa que dar um tapa no ouvido.
  • O Teu- jeito carinhoso de chamar um amigo.

- Várzea - Sem fazer nada

  • Oh tiú" - Dialeto usado para substituir o nome da pessoa.