São Luís do Norte

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

São Luís do Norte é outra dessas cidades minúsculas do interior de Goiás, repleta de infelizes sem maiores perspectivas de vida. Deveria se chamar São Luís do Sul, porque o São Luís do norte é a capital do Maranhão, bem mais ao norte.

História[editar]

População de São Luís do Norte curtindo a vida.

De acordo com a lenda, essa lástima surgiu em 1943, quando foram construídas distantes fazendas de Pilar de Goiás para a criação de galinhas caipiras ninjas assassinas, as mais perigosas, porém as mais saborosas. Devido a sua natureza isolada São Luís do Norte permaneceu por eras como lenda e mito.

Graças ao lucrativo negócio de grilagem de terras, a fazenda cresceu até se transformar num vilarejo que é hoje.

Em algum ano por aí passa a ser conhecido como município de São Luís do Norte, mas até hoje as origens desse nome são incertas de tão besta que é, esse São Luís fica ao norte de que afinal?

Atualmente, ao chegar na cidade, a sensação é que lá é festa junina o ano inteiro, pois todo mundo se veste com roupa xadrez com remendos, chapéus de palha e dentes banguelas enquanto passam as tardes dançando em volta de uma fogueira tocando viola.

São Luís do Norte ficou conhecida mundialmente pela produção de Galinha manca pirotecnista que sofre de mal de Parkinson, uma saborosa especiaria da culinária do interior goiano.

Economia[editar]

Com uma economia forte na pecuária, a cidade se destaca pela criação de gado, cabrito, porco, cavalo e galinhas mancas. Cada habitante tem pelo menos um boi de estimação, onde manda a tradição deve ser oferecido como filé no aniversário de 18 anos de seu filho.

A cidade é tão caipira que até os pintos piam "Pir".

Transportes[editar]

Com ruas de terra batida, o transporte mais popular são os carros-de-boi. Cidade conhecida pelo método único no mundo de construir estradas, onde os engenheiros bastam soltar um burrico, e segui-lo capinando o mato, criando assim uma nova estrada de terra.