São Sebastião da Boa Vista

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de São Sebastião da Boa Vista
Bandeira de São Sebastião da Boa Vista.png
Bandeira
Aniversário 20 de agosto
Fundação 20 de agosto de 1890
Gentílico afobado
Lema Nem sei se tem algum
Apelidos Cidade Perdida no meio do nada
Localização
Localização de São Sebastião da Boa Vista
Estado link={{{3}}} Pará
Mesorregião Ilha dos Búfalos
Microrregião Furos dos Brejos
Municípios limítrofes Não disponível
Distância até a capital Não disponível
Características geográficas
Área Não disponível
População Não disponível
Idioma Não disponível
Clima Não disponível

Cquote1.png Você quis dizer: Mais um município com nome de Santo? Cquote2.png
Google sobre São Sebastião da Boa Vista
Cquote1.png Experimente também: Santo Antônio do Tauá Cquote2.png
Sugestão do Google para São Sebastião da Boa Vista
Cquote1.png Caraca, mas que estado pra ter nome de Santo nos municípios! Cquote2.png
Qualquer um sobre Pará
Cquote1.png Ainda não viu nada! Cquote2.png
Eu sobre muitos outros artigos do tipo

São Sebastião da Boa Vista é uma pequena aldeiazinha (uma porçãozinha de terra) que vive perdida no meio do nada com coisa alguma, sendo esse lugar de fim de mundo localizado especialmente em um ponto do globo conhecido como Ilha do Marajó, localizado no Norte do Brasil, mais precisamente sob domínio litigioso do Pará (por isso que ninguém se importa muito, já que poucos se misturam com essa gentalha interessam pela "Metrópole da Amazônia" ou alguma coisa que seja proveniente dela Manaus que o diga).

Assim como muitas cidades desse estadão que está quase sendo dividido por ninguém conseguir controlá-lo devido ao tamanho de seu território (tal qual o Amazonas também está quase sendo), São Sebastião da Boa Vista é tão esquecido pelos habitantes do Pará (em especial da capital, Belém), que ninguém que more nas redondezas da Região Metropolitana de Belém tem algum conhecimento sobre o que se trata esse pedaço de chão esquecido pelo Governo do Pará, ou pelo menos sabia que tal lugar existia no meio da Ilha que vive às suas costas.

História[editar]

As pavimentadas ruas de São Sebastião da Boa Vista, orgulho da Ilha do Marajó..

São Sebastião da Boa Vista é mais um município do Pará que, durante uma grande falta de criatividade de seus desbravadores, acabou recebendo mais um nome de santo, tal qual outros oito mil municípios, sendo este o bendito São Sebastião que acabou denominando a city, um santo que morreu flechado por um bando de índios quando resolveu visitar a Amazônia (talvez quando tenha visitado justamente São Sebastião da Boa Vista), tornando-se assim um mártir da Igreja Católica.

O "Boa Vista" que aparece como o sobrenome de São Sebastião ninguém conhece bem o porquê dele, mas acredita-se que tal utilidade tenha vindo somente para fazer a diferença no meio de todos os municípios do Pará com nomes de santos e também para excluir aquele fato de sempre eles terminarem com "do Pará" no final, como: Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará, Belém do Pará e por aí vai. No começo, ninguém quis reconhecer a independência do município, sempre o anexando à Muaná, mas depois que ele se fez de doido e pediu liberdade ou faria cu doce mais tarde, o governo acabou sedendo as terras para o município.

Clima[editar]

Por se localizar na Ilha do Marajó, o seu clima é mais do que molhado, fazendo com que a cidade passe a maior parte do seu tempo embaixo da água do que acima dela, tratando os seus moradores como verdadeiros homens-peixes.

Economia[editar]

Imagem da cidade vendida para os gringos. Vendo do alto, tudo parece bonito.

A cidade sobrevive de suas festas religiosas, sendo que a em homenagem a São Sebastião é comemorada sempre mais de uma vez ao ano, já que, sem ela, a cidade não sobreviveria por muito tempo.

Atualmente a cidade segue tão sem pavimento em suas ruas do que a cidade de Afuá, mas pelo menos ela ainda conta com um porto e fica próxima à capital, Belém, bem diferente de Afuá que fica mais próxima da capital, quintal do Pará, Macapá.

População[editar]

Atualmente o município conta com uma população de somente um pouco mais de 20.000 habitantes, sendo que esse número vem decrescendo a cada Censo realizado pelo IBGE, se bem que essas fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nunca foram confiáveis mesmo (para sorte do prefeito da localidade, que jamais quer ver o povo indo embora dali, pois isso significa menas verba federal pra ele).