Sistema Único de Saúde

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de SUS)
Ir para: navegação, pesquisa
Cartaz do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde.
Ambulância do SUS, assim que precisa, aparece

Cquote1.png Você quis dizer: Seu Último Suspiro Cquote2.png
Google sobre Sistema Único de Saúde
Cquote1.png Você quis dizer: Sistema Único de Sepultamento Cquote2.png
Google sobre Sistema Único de Saúde
Cquote1.png Você quis dizer: INAMPS 2.0 Cquote2.png
Google sobre Sistema Único de Saúde
Cquote1.png Veterinários são bem-vindos! Cquote2.png
Placa na porta do posto de saúde (leia-se cemitério) sobre SUS
Cquote1.png Está a beira da perfeição! Cquote2.png
Lula sobre SUS
Cquote1.png Verdade, hoje esperei apenas 18 horas Cquote2.png
Aposentada sobre a frase de Lula
Cquote1.png Só assim consigo emprego. Cquote2.png
Filho do Deputado sobre SUS
Cquote1.png Não fosse por ele, nunca iríamos ao médico Cquote2.png
Pepê e Nenem sobre SUS
Cquote1.png É uma coisa linda, o povo no controle da saúde. Cquote2.png
Professor de Saúde Coletiva sobre sobre o SUS
Cquote1.png Na União Soviética, o SUS espera atendimento de VOCÊ!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre SUS
Cquote1.png O pobrema do SUS comeƒa com eƒƒa cigra errada, divia di ƒer ƒUƒ - ƒiƒtema Unicu de ƒaudi. Cquote2.png
Lula sobre SUS

O SUS, Sistema Único de Sacanagem, é um órgão do Governo Federal que deveria ser responsável pelo atendimento médico no Brasil, segundo o seus idealizadores o SUS ainda está sendo implantando e por isso não funciona. O ministério da saúde adverte que o SUS pode vir "eventualmentequemsabeumdia" a funcionar mas não dá prazos para isso. O que se sabe é que para os gestores do SUS, este é o melhor da história defe paif. Na verdade, no Acre, o SUS funciona.

Histórico.[editar]

Médico do SUS em greve, de braços cruzados e fazendo pouco caso dos pacientes.

Em 1985, após o fim da Pica dura dos militares, os agora médicos e ex-membros da DENEM, se reuniram com Fidel Castro pra fumar um e saber como implantar um sistema de saúde comunista no Brasil onde não precisariam trabalhar e poderiam dedicar seu tempo a atividades como o Ecochatismo e o Caroé.

Fidel disse para que colacassem na constituição um tal de "saúde é direito de todos e dever do estado", assim Governo um dia poderia tomar conta dos Hospitais e todo mundo seria funcionário público, de boa pra sempre.

Médico do SUS[editar]

Os médicos do SUS são extremamente bem pagos, por isso seu serviço é de excelente qualidade. Como tradição (e apenas por tradição) eles fazem duas greves de mais de 15 dias por ano, (no mínimo) para reviverem seus tempos de estudantes.

A greve é tida por esse tipo de profissional como um momento de realização pessoal. Nesses períodos os médicos do SUS fazem festa no meio da rua, como num carnaval fora de época.

A maioria dos médicos do SUS se concentram em unidades de PSF, onde há um tipo de paciente mais fácil de ser enrolado. Uma das características desses médicos são as "medidas preventivas", já que a capacidade tratar alguma doença não é comum no meio. Em 99,78% dos casos esse tipo de médico receita Dipirona (98%dos casos) e Sulfa (0,98% dos casos). Em casos de extrema gravidade os pacientes são encaminhados à emergência para fazerem Bezetacil profilático.

Médico do SUS ficando louco (de alegria) ao receber o contracheque

Procedimentos comuns realizados pelos médicos do SUS[editar]

  • Diagnóstico: Surto psicótico.
  • Tratamento: Diazepam
  • Diagnóstico: Convulsão alcoólica.
  • Tratamento: Diazepam
  • Diagnóstico: Gastrite nervosa.
  • Tratamento: Diazepam
  • Diagnóstico: Gonorreia.
  • Tratamento: Diazepam
  • Diagnóstico: Frieira.
  • Tratamento: Diazepam
  • Diagnóstico: Gravidez precoce.
  • Tratamento: Diazepam
  • Dagnóstico: Impotência Sexual.
  • Tratamento: Diazepam

O próprio nome do sistema já é por si só curativo, um bom exemplo é quando um paciente após ter sido atendido no posto de saúde é encaminhado para um hospital do SUSto: Ou ele morre no momento, ou corre e milagrosamente é curado com apenas algumas palavras. Dessa forma, resolve-se o problema, sobrando cada vez mais recursos para serem investidos em compras de roupas de Zé Gotinha, que dão um belo SUSto nas criancinhas, que assim não vão se vacinar, ou pagando artistas globais para fazerem propagandas de camisinha no carnaval com musiquinhas extremamente educativas ou atores que tossem e escarram na televisão para te lembrar que a sua tia que fuma desde os 4 anos (hoje com 90 anos) pode estar com tuberculose.

Princípios do SUS[editar]

Paciente do SUS aguardando atendimento.
Cirurgia no SUS, num dia de greve dos anestesistas

1- As ambulâncias e obras em saúde devem ser superfaturadas.

2- Se você é portador de doenças não curadas por Dipirona, dane-se.

3- O SUS objetiva ter controle sobre a vida das pessoas, não só de sua saúde.

4- O dinheiro que sobra (0,01%) do bolso dos políticos após a retirada (leia corrupção), é retirado mais um pouco(99,9%), através da DRU (Desvio de Recursos Único (único constitucional)), para o caixa dos partidos (50%para o PT e 50% para o Resto), então o restante do restante é usado no pagamento de obras e equipamentos superfaturados (99%), folha de pagamento (0,4%), compra de tylenol para ser vendido por servidores públicos que deveriam distribuir aos pobres (0,4%) e manutenção de equipamentos e reformas do patrimônio físico (0,2%).

PSF[editar]

Sigla para Povo, se foda!, é a menina dos olhos do SUS (entenda que o SUS e cego). Trata-se de um programa de atendimento domiciliar de saúde, que engana a população usando um palhaço vestido de jaleco médico que não resolve porra nenhuma nada, e ás vezes leva algumas lembrancinhas das casas que visita.

Os ACS (Arromba casas) são espiões a serviço do antigo DOPPS (mas ganhando muito menos). Sua principal atribuição é levar as fofocas quentinhas para os profissionais de saúde (alem de todos os vizinhos). São realizadas reuniões multifofocais nas quais se comenta sobre os hábitos sexuais das velhinhas que nao tomam os remedinhos.

Ku Klux Klan no Brasil[editar]

KKK no Brasil

O movimento "peace & love", muito difundido pelos hippies dos Estados Unidos da América dentro do movimento Ku Klux Klan, influenciaram grandemente o SUS, trazendo para o Brasil um dos personagens mais conhecidos (leia-se temido) por todas as crianças, o Zé gotinha. O objetivo deste personagem é envenenar as crianças carentes do país para eliminar todos os pobres, e assim o governo poderá dizer que o Brazil é um país milionário, pois país rico é país sem pobreza.

Equipe do SUS[editar]

  • Atendimento ao público
  • Equipe médica do Hospital de Base de São José do Rio Preto - SP (Se mate Tenha a solidariedade de tentar ajudar alguém doando um pouquinho de si, que a Dra. Érika vai furar errado sua artéria do pescoço de um dos lados, vai inserir um cateter na do outro lado, vai te dar alta, te levar para um hotel de 5 estrelas - tem um buraco no teto e a noite dá para ver umas 5 estrelas - E caso você passar mal vomitando preto e com o pulmão perfurado por dentro, irão te dar o medicamento mais correto para a ocasião: Dipirona)
  • Equipe de resgate
  • Endocrinologia, Cardiologia e Nutricionistas
  • Clínico Geral
  • Pediatria
  • Cirurgia
  • Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução

Diferença de SUS ao convênio particular[editar]

Estava um governante visitando um hospital, que segundo ele, sempre dizia: " Fui eu que fiz! ", mas continuando, na visita, ao entrar em um dos banheiros desse açougue edifício, flagra um paciente batendo uma punheta.

Cquote1.png O que que é isso? Cquote2.png
Político

Cquote1.png Esse paciente possui uma rara doença, que faz seu corpo produzir sêmen demais, e se ele não o eliminar, seus testículos incham como uma bexiga. Cquote2.png
Um médico

Pediram-se as desculpas para o político, e ao passar um tempo, o "homem do povo", entra em outro banheiro e dessa vez flagra uma enfermeira fazendo um boquete em outro paciente.

Cquote1.png O que que é isso? Que absurdo! Cquote2.png
Político

Cquote1.png Esse paciente possui a mesma doença daquele outro, mas o outro era tratado através do SUS, esse daí usa convênio particular. Cquote2.png
Médico

Ver também[editar]