Safira

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Ingredientes.jpg Este artigo é da mãe Terra!

Cuidado com terremotos e vulcões em erupção. Em caso de dúvidas, assista Volcano ou jogue Quake.

Wikisplode.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Safira.

Nota: Se procura a heroína da Marvel, consulte Safira (Marvel Comics).

Cquote1.png A safira é a divindade Cquote2.png
Taric sobre safira
Cquote1.png Nós podemos encontrar uma safira no mar? Cquote2.png
Noob sobre safira

A 'safira (do hebraico: ספּיר Sapir) é uma variedade da forma monocristalina de óxido de alumínio, (Al2O3), um mineral chamado corindon, por ela ser colorido. Pode ser encontrada na natureza sob a forma de gemas ou produzida de forma sintética para uma infinidade de aplicações, sendo assim a segunda pedra mais importante no Mundo, bem atrás da brita, pois nunca existiu casas feitos de safiras, ainda.

Sobre a gema[editar]

Cquote1.png Ohhhh!! Brilhante... Cquote2.png

Chama-se safira a qualquer variedade de corindon de qualidade gemológica que não seja de cor vermelha (a variedade vermelha cor-de-sangue do corindon é o rubi por este ser feito de sangue de animais mortos). Pode ser incolor (incolor? Ela é cristalina por acaso?), azul (devida, em parte, ao ferro e não por ser encontrado no mar), púrpura, dourada ou rósea, entre outras, tudo menos cor vermelho, já que safiras não são feito de cor de sangue. As cores devem-se à presença de cobalto, cromo, titânio ou ferro. A safira azul, ao filtro de Chelsea, fica cinza a preta, ficam assim sendo lançados e fundidos em lixões nas cidades.

Quando a cor não é especificada, o termo safira refere-se à variedade azul, a sua cor predominante e a mais barata para ser vendidos para os pobretões. As safiras cor-de-rosa, amarelas, verdes, brancas e multi-coloridas são frequentemente menos valorizadas do que a variedade azul de mesma qualidade e tamanho, sendo mais comercializados poara mulheres e gays por acharem uma maravilha essas cores em seus colares.

Safira Estrela, típica pervertida utilizadora dessas pedras.
No entanto, a safira cor-de-rosa/alaranjada, designada por Padparacha ou Padparadja, é altamente valiosa e extremamente caras. Há também safiras que mudam de cor, apresentando uma cor azul sob a luz do sol e uma cor púrpura sob a luz artificial. Esta variedade de cores deve-se às impurezas na safira ou porque eles tiveram mutações como os camaleoões possuem (ou não). A safira pura é transparente "com cores em volta da pedrinha. Traços de ferro e titânio dão a coloração azulada, embora pode também se tornar esverdeado com presença de melecas humanas, bem nojento isto, mas puramente verdade (ou não).

As aplicações[editar]

Quando não serve para jóias, pois nem todas essas pedrinhas são valiosas para ser comsumidas pelios ricassos, a safira é empregada em esferográficas sofisticadas, equipamentos elétricos e óticos e em janelas de fornalhas de alta temperatura, sendo até usados para criar sondas anais para certas ocasiões. Safiras com impurezas de titânio são usadas em lasers através de impulsos ultracurtos. Os astrólogos associam a Safira, principalmente a azul, ao signo de Libra, já que a Libra vale mais do que o Real e o Peso.