Sal (química)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
ESTE ARTIGO É SOBRE QUÍMICA

Frascosquimica.jpg

Cquote1.png Se termina com ato, eto ou ito é sal, né? Cquote2.png
Estudante de química sobre sal
Cquote1.png Adoro! Sempre cheiro um Cquote2.png
Maradona sobre sal
Cquote1.png É salgado Cquote2.png
Você sobre sal

Não estamos falando especificamente desse sal.

O sal, na química, é um pó branco que se coloca na comida uma substância formada pela reação de neutralização entre ácidos e bases, ou entre bases e ácidos, sei lá. Os sais não estão nem de um lado nem de outro, pois são indecisos neutros. Existem sais orgânicos, sais inorgânicos e de várias outras formas, tudo isso para confundir a sua cabeça.

História[editar]

Em uma belo dia (ou não), o ácido e a base tiveram uma discussão séria sabe-se lá a razão. No meio da briga, começou a pancadaria. No final, os dois morreram, e só sobrou um pó branco. Anos depois, um químico teve a ideia de estudar os sais, e descobriu que ele servem para muitas coisas, como ser mais uma matéria para ferrar os estudantes, e também para fazer churrasquinho de gato.

Características[editar]

Nem desse.

Os sais tem diversas propriedades, apesar de no fundo todos serem a mesma coisa.

Cor[editar]

Apesar da maioria dos Tiozões do Churrasco e dos viciados em pó acharem que o sal é branco, eles também podem ser verde, cinza, azul, rosa, dependendo da tinta usada ou do tipo de sal.

Sabor[editar]

Cquote1.png Eu acho que é salgado Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre sabor do sal
Cquote1.png Nossa, pensava que era doce Cquote2.png
Capitão Sarcasmo sobre citação acima

Essa é uma das perguntas mais idiotas que podem ser feitas. Se você tiver pelo menos um pouco de inteligência, poderá adivinhar sem ajuda que o sal é salgado (O RLY?). Mas alguns químicos insistem em dizer que existem sais doces, amargos, azedos, e com outros gostos. Mas se ele fosse doce, não seria sal, mas sim doce (ohh...).

Cheiro[editar]

Composto químico preferido entre os emos.

Nunca cheirei sal para ver como é. Se quiser saber como é o cheiro dos sais, pesquise na Wikipédia, mas você pode pegar um canudinho e fazer que nem a Amy Winehouse. Dizem que isso dá uma sensação estranha. Ou perguntar para o Maradona, ele deve entender muito bem dessas coisas...

Nomenclatura[editar]

Quando os carinhas da IUPAC se reuniram num boteco para discutir como chamar os sais, eles determinaram que quando uma substância for sal, seu primeiro nome deve terminar em ato, eto ou ito. Assim, basta os estudantes decorarem isso para saberem se algo é sal ou não.

Exemplos de sal[editar]

Ver também[editar]