Salmonidae

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Salmão)
Ir para: navegação, pesquisa
Salmonídeos
Casal de salmonídeos chacinados
Casal de salmonídeos chacinados
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Acordados
Superclasse: Aquáticos
Classe: Peixes com espinha
Ordem: Formas de Salmão
Família: Salmonela

Salmonidae é a família que reúne os peixes comestíveis mais conhecidos como salmões e os peixes da quebrada mais conhecidos como trutas. São mais de 100 espécies desses peixes, sendo a sua espécie mais conhecida o salmão-do-atlântico, que é aquele que pode ser visto na sua mesa de almoço (caso o peixe tenha passado pela Certificação Sanitária Nacional sem a necessidade de propina para o Ministério da Agricultura, senão será apenas tilápia pintada de laranja).

Por muitos anos consumidos apenas por ursos filmados pelo Discovery Channel, o primeiro sujeito a consumir esse belo peixe foi o rei Salomão, algo registrado nos anais deste rei sábio da Judeia que provou esse peixe requintado e ficou tão feliz que decidiu dar seu nome a essa família de peixes. A riqueza do sabor de sua carne tornou estes peixes os mais caros do mundo.

Anatomia[editar]

Os salmonídeos são peixes que se parecem com os salmões e as trutas, ou seja, são bem parecidos com peixes. Tem cabeça, barbatana, escamas e cauda. Não pode ser criado em aquário porque na época do acasalamento fica com tanto tesão que sai voando da água, por isso é um eixe tão caro, porque precisa ser pescado no Yukon no Canadá.

Habitat[editar]

Os salmonídeos podem ser encontrados em todos oceanos do mundo, mas definitivamente o lugar que eles mais amam estar são nas Ilhas do Salmão, um arquipélago da Oceania que é seu seu reino por excelência. O lugar em que os salmonídeos mais odeiam estar, por outro lado, é no Japão, porque ali as pessoas os comem vivos e sem cozinhar, um troço completamente nojento.

Reprodução[editar]

Alguns salmões são andróginos e por isso na época do acasalamento migram dos mares frios para rios mornos onde preferem acasalar e soltar os seus ovos, também conhecidos como "caviar de classe média". Esta época da reprodução dos salmonídeos é um espetáculo à parte no interior do Canadá, porque os eixes estão tão loucos querendo foder que chegam a alçar voo enquanto sobem o rio com destino ao bacanal no final da corredeira.

Taxonomia[editar]