Santa Filomena (Pernambuco)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Santa Filomena é uma roça no interior de Pernambuco, uma heresia ao nome da santa que nada fez de mal para a região que macula seu nome sendo um antro de maldade, perversidade, libertinagem, vadiagem e falta de infra-estrutura. A "vila" é resultado da fragmentação do município de Ouricuri (cujo nome científico dado pelos geólogos é de Pangeia).

História[editar]

Santa Filomena, um curral que virou município.

Como 99% das demais cidades do interior pernambucano, Santa Filomena também surgiu como um refúgio de gente foragida de algum lugar, no caso, foragidos de Ouricuri que se embrenharam no meio do mato, até serem esquecidos, quando em 1895 decidiram começar um povoado por ali, por não sentirem vontade de regressar para Ouricuri, o que faz bastante sentido.

Como gente foleira se reproduz que nem ratos, em 1935 já havia ali um grande povoado, tão repleto de gente de má fama que Ouricuri decidiu fingir que este distrito nem existia. Até um padre foi mandado para a região para tentar dar um jeito, mas aparentemente nada mudou. Cansados de ter que sustentar tanta gente feia, a prefeitura de Ouricuri concedeu a emancipação política de Santa Filomena em 1997.

Geografia[editar]

O município apresenta um IDH de 0,00000000000000000000000000000000000000000000...1 o que o faz o mais pobre, miserável e imprestável do estado de Pernambuco, que aliás faz de conta que Santa Filomena está no Piauí.

O município de Santa Filomena está inserido na unidade geoambiental do deserto do Saara. Considerando-se que o mapa de Pernambuco seja uma adorável lagarta pisoteada, Santa Filomena poderia ser considerado o "cu" (ânus, cloaca), ou seja, lugar por onde passa todas as sujeiras do estado.

A vegetação predominante é a caatinga, sendo esta constituída basicamente pelas árvores típicas do nordeste: mamelero, canafixta, angicu, braúna, jurema... (fonte de dados: agricultores da região).

O município de Santa Filomena encontra-se totalmente inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio do Pontal e tem como principais tributários os riachos Grande, do Frade, do Peixe, dos Caldeirões, Mulungu, da Boa Vista, da Caipora, do Mocambo, das Piranhas e da Água Preta, do sirigado e o poço de João gazo e o grande esgoto que corta o povoado do Socorro. Todos de regime intermitente. O principal corpo de acumulação de água é a casa das pessoas quando chove muito, já que o lixo deixado pelos os moradores mal-educados entope os bueiros.

Clima[editar]

O município apresenta quatro estações bem definidas: verão, seca, mormaço e quente.

Política[editar]

Como é de se esperar, a política local é baseada na vagabundagem, pilantragem, falta de capacidade, embustes e falcatruas. Quando falta 1 ano para o mandato do prefeito acabar, ele deixa de pagar tudo e todos, arremessando a cidade às traças, para que seu sucessor (que foi eleito apenas graças a compra de votos) assuma uma cidade pior que aquelas de faroeste.

População[editar]

Sua população estimada em 2007 era de 101 habitantes. Sendo 100 homens e 1 mulher.

Povoados[editar]

Santa Filomena está divida em três pequenos povoados:

  • Poço Comprido - Considerado a vergonha do município por apresentar a maior concentração de putas por metro quadrado.
  • Campo Santo - Resume-se simplesmente por um aglomerado de casas ao redor de uma praça.
  • Livramento - Sem informações. Acredita-se que não existe.

Educação[editar]

O município de Santa Filomena não tem a educação como prioridade, pois quanto mais gente sem instrução, melhor para manter os cabrestos na população, então os alunos são tratados pior que animais, com escolas caindo aos pedaços e transporte escolar feito por veículos enferrujados pau-de-arara do século passado, que quebram e ficam sem combustível todos os dias. Os alunos são transportadas como bodes em cima de carros abertos sem nenhuma segurança, num claro intento de matar um ou outro e desanimar qualquer criança de desejar ter instrução, pois quanto mais vadios no município, melhor para a prefeitura, pois a verba do Bolso Família é federal mesmo.

Segurança[editar]

Santa Filomena é visivelmente um antro de criminalidade. Ao digitar "Santa Filomena Pernambuco" no Google você tem os olhos agredidos por centenas de imagens de decapitações, assassinatos, execuções, o que já nos dá todas as pistas necessárias para sabermos como é a segurança pública em tal município.