Santa Helena de Goiás

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Santa Helena de Goiás é uma cidade ali no sul de Goiás, nem tão perto do Inferno como Jataí e Mineiros, mas nem tão perto da civilização quanto Catalão ou Itumbiara, num limbo mesmo!

História[editar]

Vista aérea de Santa Helena de Goiás demonstrando que a cidade conta com 1 prédio! Incrível o desenvolvimento econômico dessa cidade! Note ao fundo a fumaça (clique na imagem para ampliar), provavelmente mais um fazendeiro desmatando o cerrado indiscriminadamente.

A cidade surge em 1934 quando um mineiro sob o efeito de cogumelos alucinógenos caiu no velho golpe de comprar mil quilômetros quadrados de mato em Goiás por 50 centavos, achando que era bom negócio... Depois de chegar no local e notar a merda que foi o negócio, ao se deparar com um grande pequizeiro decidiu tomar a árvore como marco de uma aldeia.

Em 1948 é considerado município graças a falta de cidades melhores nas redondezas para se tornar um distrito, e assim Santa Helena por durante anos ter sido a única referência naquele limbo do cerrado do sul goiano, foi crescendo a medida que caipiras de todas partes se ajuntavam.

Atualmente é só mais uma cidade que ninguém conhece.

Economia[editar]

Economia baseada na agropecuária. Tirando o milho, soja, arroz e banana inerentes a qualquer município goiano, Santa Helena de Goiás também é líder em todo Centro-Oeste na produção de sucos de goiaba.

Já se orgulhou de ser a Capital Nacional do Algodão, mas depois da popularização das roupas de couro no Brasil na década de 80, o algodão entrou em decadência e todos os produtores de Santa Helena de Goiás faliram e tiveram que se mudar para o interior do Mato Grosso.

População[editar]

35.000 habitantes, quase todos dependentes assíduos de bolsa família e diversas esmolas do governo. É muito reconhecida por ser ,estatisticamente, a cidade com o maior número de fuxiqueiros por metro quadrado do estado de Goiás. De fato, o próprio IBGE chegou a essa conclusão : Há estatísticas sobre isso,segue o link para a a página do IBGE.

Esportes[editar]

Santa Helena de Goiás possui razoável representatividade no futebol, com o time Santa Helena Esporte Clube, conhecido por fazer número no campeonato goiano, nunca ganhar nada e distrair meia-dúzia de cachaceiros que vão ao estádio municipal em dia de jogo.