Santo Antônio do Tauá

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
BandeiradoPara.jpg
Bandeirapara.jpeg

Égua, não, ulha, égua, ulha!!!

Santo Antônio do Tauá é mais um nativo desse estado pai d'égua que é o Pará! Te manca da parada?
Então, mermão, deixa da tua fuleiragem e aproveita pra tomar um Tacacá enquanto tu estás lendo!
Gnome-searchtool blue.png Santo Antônio do Tauá é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Às vezes, uma criança atende na prefeitura.

Sciences de la terre.svg.png


Santo Antônio do Tauá
Esse ano eu caso!
150px
Bandeira
Pula fogueira para Santo Antônio
Hino Letra: Paulo Roberto Leite Filho
                 Música> Henry Martins Burnett Júnior

Ouvi crianças do Brasil, País Augusto de encantos mil. Cidade, símbolo, riqueza com solo fértil, Mãe Natureza As verdes matas ainda virgens, vieram nordestinos colonizar. Terras tão ricas já doadas fundou a cidade o Potiguar. Do porto Espírito Santo, Tracuateua lá da Ponta. São Raimundo dos Borralhos, onde o barco ali desponta. Do Continente Africano, Palmáceas vieram pelo mar. Óleo, tempero, o dendê, és riqueza do Tauá. Do Japão os imigrantes, em teu seio despertar. Tornaram-se tão brasileiros quanto o povo do Pará. Ah! Terra adorada, estado do açaí. Suas lindas palmeiras e o canto da juriti. Qual serpente margeando o longo rio a irrigar. Barro Amarelo fertiliza meu Santo Antônio do Tauá.

Local Entre Santa Isabel do Pará, Vigia, Santa Bárbara do Pará, Castanhal e Terra Alta
Idioma Portugues
Geografia
Clima É o segundo melhor clima do Pará
Locais de Referencia Festas religiosas
Economia 10% são pra Igreja
Produtos Exportados Artigos religiosos
Política
Governo
Nuvola apps core.png
Democrático
Atual Prefeito
Nuvola apps core.png
Raimundo Freire Noronha
Vice-Prefeito
Nuvola apps core.png
Evandro Corrêa da Silva
Mídia
Cidadãos Ilustres
Crystal Clear action bookmark.svg.png
Nenhum
Esporte Símbolo Idem
Santo Local Santo Antônio (óbvio)



Cquote1.pngVocê quis dizer: Santo Antônio?Cquote2.png
Google sobre Santo Antônio do Tauá
Cquote1.pngExperimente também: Santa Bárbara do Pará Cquote2.png
Sugestão do Google para Santo Antônio do Tauá
Cquote1.png Eu preciso de um companheiro! Cquote2.png
Tauaense sobre Santo Antônio do Tauá
Cquote1.png O que significa Tauá? Cquote2.png
Qualquer um sobre o "Tauá" do Santo Antônio
Cquote1.png Eu tenho medo! Cquote2.png
Regina Duarte sobre o que pode ser o "Tauá" do Santo Antônio

Tabela de conteúdo

[editar] Apresentação

A localização de Santo Antônio do Tauá (como se alguém se importasse em saber onde fica isso).

Santo Antônio do Tauá é mais um dos trocentos municípios existentes no território, hoje, pertencentes ao atual Estado do Pará (isso se ele não for desmembrado logo amanhã, tornando assim o Brasil mais uma colcha de retalhos do que um país).

Assim como muitos outros municípios desse Estado localizado no Norte do País (entre o Amapá, o Amazonas, a Região Nordeste e a Região Centro-Oeste), ele possue nome de Santo, ninguém que mora na cidade sabe o porquê desse nome ter sido colocado para denominar a cidade (e pouco se importam em saber, haja visto que conhecimento não gera dinheiro e renda para eles), não tem nenhum recurso financeiro em seus cofres públicos e, se fizer parte da Zona Metropolitana de Belém, ninguém conhece o lugar, haja visto que a capital, Belém, ofusca todos os outros municípios que estão ao seu redor (ossos do progresso). Apesar dessas afirmações, essa cidade só fica fora em um único termo, TODOS (pelo menos assim eu deduzo) conhecem, no mínimo, o famosíssimo Santo Antônio.

[editar] História

Menino Jesus consolando Santo Antônio, após o mesmo descobrir que estava sendo homenageado por essa cidade de fim de mundo.

Como todo e qualquer idiota sabe (até mesmo você está incluso nesse meio), Santo Antônio é popularmente conhecido como o quem tira as encalhadas da fossa, que une os corações dos apaixonados e os owna casa (do verbo "casar" e não com relação ao domicílio), em suma, ele é o Santo casamenteiro (O RLY?). Tudo isso por ele ter dado sorte no casamento de um amigo, ao desejar muitas felicidades ao casal que acabaram sendo infelizes em seu matrimônio.

Mesmo sendo "O Cara" para juntar os trapos das pessoas, Santo Antônio foi, desde o seu nascimento, um homem solteiro (sim, geralmente Santos não casam - Ou não) e nunca sequer teve uma namorada, o que abre uma brecha para um bando de questões que não vem ao caso agora, mas que abririam discussões que nem mesmo o Papa poderia responder. Apesar dessa ideia ser bastante "WTF?", é assim mesmo que as coisas andam e, pelo fato de lá (em Santo Antônio do Tauá) ter um monte de encalhadas, nada mais justo que tentar homenagear o Santo para ver se se descola um "casco" por aí.

Típica mansão de algum rico morador de Santo Antônio do Tauá.

Diferentemente do município de Santa Bárbara do Pará, que recebeu o nome da Santa que foi decapitada pelo próprio pai (isso que é progenitor) por terem achado uma pequena imagem dela enterrada naquelas bandas (não se sabe como acharam, mas que acharam, acharam), em Santo Antônio do Tauá não aconteceu nada parecido, sendo que o nome do lugar foi dado ao Santo Casamenteiro aleatoriamente e sem nenhuma grande importancia a ele em sí. Santônio Antônio do Tauá foi formada a partir de toda uma suruba de municípios que ficavam ao redor dela e que foram cedendo porções de terras até que ele tivesse tamanho o suficiente para virar um município independente (sem falar de ter gente morando alí).

Para ser mais exato, Santo Antônio do Tauá recebeu terreno dos mais de oito mil municípios do Estado do Pará, até daqueles que ficam na extremidade oposta do mapa e que sentiu pena do lugarzinho e decidiu ajudá-lo, nem se fosse despejando uma carrada de terra para ele, ao menos, pavimentar as suas ruas (o que, pelo visto, não deu muito certo, haja visto das enormes crateras lunares que existem na localidade, mas isso são detalhes).

As ruas "movimentadas" da cidade. Quase um cenário de Faroeste.

Se tem um município que simplesmente formou quase todo Santo Antônio do Tauá, doando terras, e que todos os moradores de lá devem agradecer por seus demônios domínios é o município de Segurança Vigia. Tal localidade teve de doar vários de seus terrenos e distritos para que Tauá acabasse surgindo das trevas, formando hoje um grande (WTF?) município, quase maior do que a própria Vigia (isso que é ingratidão). Além disso, atualmente, todos os distritos de Santo Antônio do Tauá já foram distritos de Vigia, principalmente os maiores distritos de lá, como Espirito Santo do Tauá e São Raimundo de Borralhos (pelo visto, todo o município tem um pé na religiosidade).

Para aqueles mais bissexuais curiosos, a palavra Tauá é, claro, um dialeto do mato (para não dizer "coisa de índio") e que significa Amarelo, ou seja, o nome do município é Santo Antônio Amarelo, que foi dado em homenagem ao Santo quando o mesmo se encontrava com Febre Amarela ou, no mínimo, Hepatite (apesar das histórias sobre a vida dos Santos nunca esboçar nenhuma referência a isso, mas, enfim, fazer o quê? Já tá feita a coisa mesmo.)

[editar] Geografia

A Igreja de Santo Antônio (claro que tinha que ter uma igreja lá com esse nome). O local mais movimentado da cidade.

Assim como todo município que faz parte da Zona Metropolitana de Belém, Santo Antônio do Tauá não tem porra nenhuma de interessante, fazendo com que os seus fins de semanas sejam entre os mais monótonos de todos os municípios da Zona Metropolitana (perdendo talvez para o município de Bujaru, ou não, nunca sabe, os dois competem muito ainda).

Em contrapartida, o que não falta alí são festas religiosas, principalmente em homenagem ao Santo Padroeiro da localidade, ainda mais quando chega a época das Festas Juninas (já que o que não falta por alí são mulheres solteironas afim de dar casamento).

Fora essas temporadas datadas no mapa anual, a cidade sobrevive de tudo o que pode roubar conseguir da capital do Estado, atuando como um verdadeiro parasita social, se bem que ninguém se importa muito com isso, mas tudo bem.

Com um pouco mais de 26.000 habitantes (segundo o IBGE, que provavelmente está errado), Santo Antônio do Tauá pode sobreviver mais tempo sem depender da capital do que Ananindeua, que simplesmente tentar ser uma irmã siamesa de Belém (sem sucesso, claro).

[editar] Curiosidades tauaenses

  • Em Santo Antônio do Tauá é onde tem o maior numero de mulheres encalhadas e que vivem a apelar para o nome do Santo em busca de um companheiro;
  • Até hoje, elas ainda continuam solteiras e mais encalhadas, pois "Santo de casa não faz milagres";
  • Os finais de semana dalí são os mais fenados de toda a Zona Metropolitana de Belém (Ou não, podem ter piores do que as de lá);
  • Se não fossem as festas religiosas em honra aos mais de oito mil que a cidade homenageia, a cidade seria um verdadeiro Faroeste.

[editar] Ver também


v d e h
PARÁ
Bandeirapara.jpeg

Eu acho que à pessoa que escreveu esse artigo, com certeza dever ser algum fugitivo da justiça que não se deu bem aqui. Nosso Município, claro... tem problemas como qualquer cidade tem, principalmente com relação a administração municipal, mas também tem suas virtudes. Nunca à cidade teve especto de faroeste, pois a mesma se localiza ás margens da PA 140 ou estrada da Vigia como assim é chamada, que só diminui o movimento aos domingos à tarde. Com relação as moradias, nem às famílias mais humildes, possuem casas com aspecto tão repugnantes. A cidade é rodeada de igarapés,que infelizmente a própria população está degradando os mesmo. O Município tem uma economia voltada principalmente ao comércio, agricultura e indústrias. repugnantemente repugnantemente no meu ponto de vista, quem chega aqui e não se dá bem,ou é burro,preguiçoso ou é ladrão.

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas