Sap’ekhburt’o Klubi Torpedo K’ut’aisi

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Sap’ekhburt’o Klubi Torpedo K’ut’aisi
Escudo do Torpedo Kutaisi.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Sapeka Butt Klubi Torpedo Cu Tá Easy
Origem Bandeira da Geórgia Geórgia - Kutaisi
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Gengiva Quebrada Stadium
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Georgiano
Divisão უმაღლესი ლიგა
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Sap’ekhburt’o Klubi Torpedo K’ut’aisi, o FC Torpedo Kutaisi é um time de futebol incrivelmente sem graça, ruim, desconhecido e isolado lá da Geórgia, tão relevante para o mundo quanto aquele seu time de peladeiros de final de semana.

História[editar]

Fundação[editar]

Este time foi criado em 1946, fundado na cidade de Kutaisi quando os funcionários da Kutaisi Auto Mechanical Plant (única indústria de toda Geórgia onde se fabricava tampinhas de caneta) se reuniam todo fim de semana para bater uma pelada. Como não existiam times mais na Geórgia, aquele clube acabou sendo oficializado como Torpedo Kutaisi e entrou para o campeonato soviético nas cotas de times de fora da Rússia.

Os anos na primeira divisão soviética[editar]

A partir de 1950 esse timeco foi aceito a jogar no campeonato soviético através das cotas regionais.

O clube sempre foi daqueles times derrotados (leia-se: Sporting Lisboa e Botafogo) que nunca ganhou porra nenhuma, mas se orgulha de ter revelado vários jogadores e servido outros tantos mais para a seleção nacional (embora tanto a seleção soviético como a seleção georgiana são duas coisas extremamente fracassadas). Toda vez que o Dinamo Tbilisi vencia e tornava-se campeão de alguma coisa, feitos que o Torpedo Kutaisi nunca conseguia, os seus torcedores logo diziam "o Dinamo ganhou, mas porque eles compraram 5 jogadores nossos".

Começo no campeonato georgiano[editar]

Após o insucesso na época soviética, agora o time viria a estrelas má desempenhos no nível micro-georgiano. E, 1999 o time até abriu o primeiro puteiro de Kutaisi em homenagem aos 10 anos sem vencer o rival Dinamo Tbilisi para quem virou piada com o apelido de "Puta".

Tri-campeonato georgiano[editar]

Por algum acidente do destino este timinho veio a ganhar 3 campeonatos georgianos de maneira consecutiva, feito que só foi possível ser conquistado porque o campeonato era daquele tipo de várzea, com um regulamento estranho que não valorizava o time de melhor campanha e ficava classificando times piores para fases mata-mata. Assim na cagada o clube veio a se tornar o tri-campeão da Geórgia, forçando a mudança do regulamento da competição.

Títulos[editar]