Sertânia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome-searchtool blue.png Sertânia é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Esse ano chegou internet lá... Internet discada.

Sciences de la terre.svg.png
Sertânia
Lugar onde o cão passou os ovos
Bandeira.jpg
Bandeira
O mundo fala de mim e eu falo do mundo
Hino "Fera Ferida"
Local link={{{3}}} Pernambuco Interior
Idioma Fofofca
Geografia
Clima Insuportável
Locais de Referencia Gogó da Gata e Cabaré de Bibia
Economia Tráfico de Drogas e Lavagem de dinheiro
Produtos Exportados e tem?!
Política
Governo
Nuvola apps core.png
Antigo curral eleitoral dos Laffayetes
Atual Prefeito
Nuvola apps core.png
Nem sei... quem manda é Angelo
Vice-Prefeito
Nuvola apps core.png
`Ídem
Mídia
Cidadãos Ilustres
Crystal Clear action bookmark.svg.png
Jovem Preta e Rocklano
Esporte Símbolo {{{esportesimbolo}}}
Santo Local Pe. Cristiano



Sertânia é um fim-de-mundo localizada a 170 anos-luz de onde Judas perdeu as botas e o cão esfegou os ovos, acredita-se que Sertânia seja um município brasileiro do estado de Pernambuco.

Tabela de conteúdo

Administração

Administrativamente compõe-se de cinco distritos: a sede; Algodões; Henrique Dias; Rio da Barra e Albuquerque-Né. Há também sete povoados (Pernambuquinho, Waldemar Siqueira, Moderna, Caroalina, Várzea Velha, Umburanas e Cruzeiro do Nordeste)[1]

História

Catarina dos Santos foi casar e o pai deu-lhe um pedaço de terra chamado de Lagoa de Baixo (por isso a cidade não cresce). Rodeado de mato, a cidade é um dos poucos lugares do mundo onde os seus filhos saem (fogem) de lá e não querem mais nem saber notícia. O único ser nascido lá que dá notícia é o deputado Gozada Patriota nas épocas de eleição.

População

Os povoados sertanienses, compostos por 2 ruas, são habitados por 10 pessoas cada que vivem de beber cachaça e dar notícia da vida alheia.

As pessoas são desocupadas e vivem de fofocar, como exemplo, as velhas raquíticas "habitantes" da rua Floriano Peixoto, da Rua Beijamim Constante e da Rua Velha.

A cidade que destaca-se por nada tem como sua maior celebridade o famoso 'Edgar Moreira' também conhecido como gerente do Aconchego bar, que diga-se de passagem não tem nada demais.

Geografia

Nessa terra tão tão distante, que até parece uma cidade cenográfica das novelas de época de Globo, já existiram lendas vivas: Jovem Preta, Rocklano, Maria das Trouxas, Onofre, Carminha da rua 6 de março... Ê saudade... nesse tempo era que existiam pessoas decentes nessa localidade.

Lendas

Os casos mais bizarros já aconteceram por lá: Mulheres casadas que desaparecem quando falta energia, o homem da capa preta (um Sr. da sociedade que quengava com uma moça de família)... óa... é tanta coisa... se você tiver com a mulesta, vá lá conferir. Só vendo pra crer!

Turismo

Turismo em Sertânia
  • Tomar cachaça na famosa praça de eventos ou na também famosa praça da prafeitura.
  • Fazer um tour pelo Alto do Rio Branco para conhecer o cabaré de Bibia, participar do congresso de putas aidéticas;
  • Conhecer o Gogó da Gata (motel mais famoso da cidade), e se tiver dinheiro, ir ao motel de Alcino (onde não tem o mínomo sigilo).
  • Se for época de chuva, pode ir ao Açude de Barra pra passar o domingo, lá estão concentradas famílias inteiras do mais baixo nível social;
  • O AABB é freqüentado pelas dondocas falidas, amostradas e consumistas;
  • Em julho tem a EXPOCOSE (maior movimento sexual do interior de Pernambuco, onde as quengas de lá tiram o atraso dando o rabo aos cabra de fora e som cobrar nada (BURRAS!)
  • Assar os ovos falando mal da política dos vermelhos na Praça da Bandeira.
  • Passar o carnaval com esse povo sem cultura, onde Spok e Geraldo Azevedo são comparados com Calypso (Calipissu!)
  • Venha conhecer a tradicional rinha! Onde os matutos sem dinheiro gastam tudo e depois ficam com fome!

Visitem Sertânia!

Educação

Um ex-estudante.

As escolas de lá já prestaram... mas até Pe. Cristiano tá caducando e não pode mais ser diretor, restou essa árdua missão para a Sr. Sebastiana Coimbra (mas DUVIDO) que ela consiga educar essa mundiça.

Existem as Escolas Municipais e Estaduais, que aconselho entar com um capacete (pois está tudo caindo aos pedaços), uma máscara (porque meu filho a quantidade de maconha que cheiram por lá, você entra e sai drogado sem pagar nada!) e claro muitas, muitas camisinhas (porque é tanta puta que ninguém sabe, neh!)

Economia

A economia de Sertânia destaca-se absolutamente pelo altos índices de consumo de aguardente (Pitú ou 51), destacando-se como cidade da caprinovinocultura , na criaçao de almas sebosas, marginais de todas as espécimes, boyzinhos que comem viados em troca de roupa de marca e putas que sempre estão aos excessos pelas ruas da cidade.

O capital gira em torno dos Dantas, dos filhos de Adir, de Alcino (que terminou de enricar depois que abriu o único motel de lá) e das famílias que babam quem tá no poder para terem maiores chances de tornarem-se "da alta" e fazerem dos seus filhos e filhas clientes da Disney Boutique (loja que tem as atendentes mais desatualizadas em relação à moda e supeficiais - elas sempre dizem que tudo tá show - e sinceramente oh lojinha de pobre!).

A novidade agora é a loja de Dorinha (ridículo!), pois as patricinhas sem futuro compram lá roupas de marcas genéricas por um preço destinado à pessoas de baixa renda.

Seis meses após as principais festas do ano, a economia dos cobradores cresce consideravelmente, pois para parecerem ricas, as pessoas metem o pau a comprar nas lojas de confecção e NÃO pagam. Esse serviço é muito indiscreto e vira motivo de comentário nas calçadas.

A economia da cidade já foi mais movimentada... mas as raparigas da Rua do Cabaré (ou Rua do Pinga Pus) se aposentaram e vivem honestamente em suas casas (ou não!).

Saúde

Sertânia já dispôs do maior hospital de infectologia da América Latina: O Cabaré de Donzila, lá, passar por baixo da saia de uma funcionária era motivo de cegueira irreversível causada por catarata de 3º Grau. Mas, agora só tem o Hospital Mª Lígia... onde você só entra se for com a vela na mão e uma nota fiscal da funerária de Seu Arnaldo. A ambulância serve de carro de passeio para seus motoristas e família írem ao Aconchego Bar e ao açude de Barra!

Política

Sertânia já foi do domínio eleitoral dos Lafayettes, mas hoje, devido à anipatia e pedantismo de alguns de seus familiares (espero que não tenha na sua nova geração), não têm voto pra eleger UM vereador!

Politicamente Sertania destaca-se pela alta criatividade dos seus políticos com musiquinhas sem a minima graça. O personagem mais engraçado é Júlio César que colocou seu nome noo orkut "MADEIRA QUE CUPIM NÃO RÓI">>> madeira... só se for... aquele filepa. Seu irmão Neto não passa de fantoche de Ângelo, também... o muleque virou hômi... e rico! Tem mais é que babar.

Os machos sem ocupação reúnem-se o dia todo em frente a prefeitura deduzindo quem vai ser demitido ou não dependendo de quem ganhe. Oh, assunto...

Mas essa é a época de maior movimento porque brigas entre os baba-ovos rivais e os porta-a-porta divertem a população, é nessa época onde os candidatos a algo mais, comem as mininas dos comitês em troca de voto (tem um vereador que já é efetivo). As pessoas fazem débitos nas lojas para comprarem roupas e assessórios das cores dos seus partidos (vermelho e amarelo).

Em 2008, Dr. Orestes se aliou a Sinval quem diria... uma vez a casa do estudante em Recife fechou por falta de pagamento de aluguel, água e energia... Sinval era prefeito e Orestes estudante revoltado por ter ficado sem lar... hoje são candidatos a prefeito e vice (ironia, né! Ou será a sua desnutrição da época que o deixou assim louco?)

E Jalvaci que era boca-preta ferrenho aliou - se a Ângelo e é o o vice de Cleide (sua esposa).

Vai entender... É Brasil, É Pernambuco, É Sertânia, É Eduardo!

Gastronomia

Chuchus não são muito apreciados na região.
  • Aconchego Bar - Pizzas e codornas assadas. Freqüentado pelas pessoas mais pernósticas, metidas a ricas e cultas da cidade;
  • Cabaré de Bibia - Peixes e frutos do açude de barra;
  • Josenildo - A carne de boi mas mal cozida da região e ponto de encontro dos filósofos e poetas maconheiros da cidade;
  • Bar de Gorete - Tripa de porco assada. Local onde os alunos do Olavo Bilac sai pra tomar cachaça.
  • Rinha - onde você encontra todos os papudins da cidade, e vários tipos de bebida (de Pitú até 51 e 51 até pitú - de Skol até Brahma FREXI!)
  • ...

...e tudo de bode: carne de bode, lingüiça de bode, pizza de bode, hambúrguer de bode, chiclete de bode, picolé de bode, cana de bode (claro que tem cana de bode, ainda mais aqui!)

Cultura

  • A companhia de teatro de Flávio Magalhães - Sem comentários...
  • O grupo de dança de D. Elizabeth - Já teve pessoas de família... agora só tem os marginalizados da Rua do Formigueiro e as mulecas da Vila da Cohab;
  • A banda da prefeirtura onde,Paulo Mariano pagou o maior mico e não aprendeu nem a tocar apito;
  • O poeta Anacleto Raimundo (O Famoso Padim);
  • Mega astro do forró Nico Batista um ícone para cultura popular do semi-árido;
  • A banda de André de Charuto que só toca quando o partido amarelo contrata;
  • Poetas regionais que atendem pelos nomes mais exóticos que se imaginar;
  • A corrida de bode (Oh Deus!) Onde a Baixina da Pamonha é a vencedora.


Ver também

Ligações externas

  1. FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre:[1].

v d e h
REPÚBLICA DE PERNAMBUCO
PE
PE
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas