Shounen

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Pow! Paf! Tum!
AAAAA!!!
Shounen é algo relacionado a Shounen

Esse artigo tem a ver com animes/mangás onde os personagens vivem brigando, lutando, metendo porrada e resolvendo as diferenças na base do cacete!
Garotos com hematomas podem ser citados aqui.
Lindomar Turbo.jpg K.O!

Este artigo envolve algo relacionado a brigas. Se você é homem o suficiente para encarar, vá em frente, mas não se esqueça de levar gelo!

Yoruichi cat.jpg

Made in Nihon ー(゚∀゚)ー

Este é um artigo kawaii ¬¬ com tecnorogia japonesa, né? (ou não 8/)
Os otakus adoram falar sobre isso >B
Mas se vandarizar, vão chamar o Vegeta para destruir mais vermes insolentes 8/

Cenas que geralmente aparecem num shounen (99% para ser exato...)
Não importa qual seja o motivo, num shounen tudo se resolve com porrada

Cquote1.png Você quis dizer: Seinen Cquote2.png
Google sobre Shounen
Cquote1.png Você quis dizer: Resolver as coisas na conversa é coisa de fresco Cquote2.png
Google sobre Shounen
Cquote1.png Experimente também: Bangue-bangue-bangue, porrada e muito sangue! Cquote2.png
Sugestão do Google para Shounen
Cquote1.png Shounen? É coisa de Bichona! Cquote2.png
Paulo Silvino sobre o semelhância entre as duas palavras
Cquote1.png Prefiro ver o filme do Pelé Cquote2.png
Chaves sobre ler revista Shounen
Cquote1.png This is SPAAAARRRRRTTTTTTAAAAA!!!! Cquote2.png
Rei Leônidas sobre as inúmeras batalhas presente nos Shounens
Cquote1.png Eu devo ter um desses lá em casa Cquote2.png
Carla Perez sobre Shounen
Cquote1.png Adoro! Principalmente o yaoi... Cquote2.png
Otaku yaoista sobre Shounen
Cquote1.png E o meu sonho é... Cquote2.png
Típico protganista de Shounen sobre típico enredo de shounen
Cquote1.png Você só conhece uma pessoa de verdade depois de lutar com ela. Cquote2.png
Provérbio shounês chinês


Shounen ou Shōnen(Garoto, ou literalmente Clube do Bolinha) é um estilo de mangá, geralmente lido por meninos e adolescentes problemáticos que curtem uma boa dose porrada, luta e qualquer outra coisa referente a briga.

Origem[editar]

Quando os primeiros mangás foram lançados, eles ainda não eram classificados como isso ou aquilo, apesar de tudo, foi observado que os mangás mais vendidos eram os de ação, e geralmente eles eram lidos por crianças. O tempo passou e o público alvo dos mangás foi mudando, começara a surgir mangás mais violentos, e muitos pais começaram a reclamar. Isso fez com que as editoras criassem um tipo de Tabela de Classificação, e assim os mangás foram separados em Shounen, Shoujo, Seinen, Hentais, etc.

Características[editar]

Típico olhar que se vê em um Shonen quando o personagem está perto da vitória.

Em geral, os mangás Shounen tem como público alvo meninos e adolescentes, mas também existem muitos adultos crianções e meninas que leem esse tipo de produto. Os focos das histórias quase sempre são os mesmos: sonho, lutas, amizade, etc. Mas isso é tudo secundário porque, no final, tudo em animes shounen pode se resumir em uma plavara: porrada.

Tipos de Shounen[editar]

Ação[editar]

Também não importa o tema, um shounen sempre tem pancadaria...

Praticamente a maioria (99%) dos Shounens são de ação, e porque não seria? Nesse tipo de história, os personagens passam grande parte do tempo brincando de lutinha. Não importa os motivos, nem as razões, tudo nessa história é motivo para sair descendo o braço nos outros.

Em geral, esse tipo de história recorre a ideias totalmente originais, onde quase sempre o protagonista é geralmente burro conhecido por ser pé-no-saco dar porrada em todo mundo, até que encontra alguém mais forte e leva uma surra, depois ele passa o resto da história tentando ficar mais forte. Todo Shounen segue pelo menos um desses enredos na história:


...e essas lutas sempre são sensatas e equilibradas.
  • Protagonista que sonha em seguir certa profissão, ou em conquistar determinado título, ou ir para determinado lugar em que é preciso ser forte; então para conseguir fazer isso, ele passa a treinar incansavelmente ou a arranjar contatos;

Exemplo: Kira, Red (chegou a concluir o seu sonho), Ash (Não conseguiu e nunca vai conseguir).

  • Protagonista que possui algum trauma de infância, ou deseja provar alguma coisa a alguém, ou viu alguém ser morto e deseja vingança, que passa a treinar até o limite para realizar o objetivo;

Exemplo: Naruto Uzumaki, Vegeta.

Vale tudo num Shounen
  • Protagonista que, por algum motivo aleatório, passa a trabalhar para alguém ou para uma entidade, ou para uma organização e é obrigado a passar por uma série de desafios;

Exemplo : Gantz (se bem que esse já é seinen, mas vá, um moleque empunhado armas fodônicas contra mostrengos mais feios do que a sua mãe e ainda não morre nunca é apelação)

Exemplo: Bleach, Cavaleiros do Zodíaco

  • Protagonista que vive em um ambiente hostil, e para sobreviver passa a meter porrada nos outros;

Exemplos: Naruto, One Piece.

Comédia[editar]

Outra tipo marcante de Shounen, estão presentes em cerca de 91% dos mangás. Geralmente são usados para kawaiilizar alguma atitude que no mundo real seria considerada constrangedora, imoral, desagradável ou preconceituosa. Cenas frequentes desse tipo de shounen:

  • No meio de uma luta decisiva um começa a morder o outro;
  • Algum personagem leva um chute no saco;
  • Ou apalpam os seios de uma mulher;
  • Uma garota decide se declarar para o seu amado e retribuída com uma série de insultos;
  • Pais batem nos filhos sem nenhum motivo aparente;
  • O inverso também acontece;
  • Os personagens principais ficam na bagunça;
  • Algum personagem sério/assustador começa a chorar ou tem um momento kawaii;

Exemplo: Dr. Slump, Gintama, Bobobo-bo Bo-bobo [Jojo bizzarre adventures]

Artes Marciais[editar]

Típico mestre de artes marciais num shounen

Todo Shounen possui referências às artes marciais, porém existem mangás que levam essa referência a um outro nível e fazem dela o pano de fundo da história. Geralmente os personagens dessa história são pessoas comuns que encontram um grande mestre de artes marciais (provavelmente um velho tarado) e com o passar do tempo aprendem a lutar, usar espadas, controlar sua energia espiritual, etc.

Geralmente, para conseguir o que quer, o protagonista passa por um torneio de artes marciais, onde sempre vence por uma unha: depois de torrar toda a sua energia, o cara vai lá irado (pessoa com muita ira no coração), ganha mais energia do que tinha e dá um golpe final no seu inimigo, que geralmente é do mal ou duas (no mínimo) vezes maior do que o protagonista.

Em praticamente todas as histórias há referência ao Ki, ou a algum tipo de poder semelhante:

Exemplos: Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter, Cavaleiros do Zodíaco.

Magicos[editar]

Exemplo de um Mahou Shounen

São os shounen mais adorados pelos otakus, na maioria das vezes a história se passa num mundo alternativo, ou no mundo real, porém visto de uma outra forma. Geralmente o personagem principal é alguém que descobre uma coisa com poderes mágicos, ou um mago que é perseguido por outros magos.

Muitos otakus definem esse tipo de história como incríveis ou fantásticos, pois eles retratam o mundo de uma forma totalmente alternativa, porém segundo Padre Quevedo, isso não passa de um delírio da mente dos criadores.

Exemplos: Fairy Tail, Zatch Bell, Mahou Sensei Negima!

Sobrenatural[editar]

São shounens que falam sobre o mundo espiritual, nada mais é do que uma forma dos mangaka fazerem proselitismo religioso, em geral a história é sobre alguém que utiliza poderes de criaturas do outro mundo, ou que vira algo do outro mundo.

Exemplos: Bleach, Shaman King, D.Gray-Man, Ao no Exorcist

Romântico[editar]

Exemplo de shounen romantico. Eles podem ter romance, mas não deixa de ser Shounen.

Dificilmente você encontrará algum desse tipo em um anime/mangá shounen, isso porque os desenhistas preferem deixar que os fãs queimem os neurônios fazendo fanfics e fanarts gastariam muita tinta e papel para retratar esse tipo de coisa. Normalmente, o mais próximo que se chega de um romance num shounen é quando alguém se casa, forma uma família, ou já está comprometido desde o inicio.

Shounens românticos existem sim, mas são MUITO raros além de serem uma coisa maravilhosamente engrasada. Pois o que diferencia eles dos animes Shoujos são o Ecchi e as lutas (coisa que os Otakus apreciam e muito).

Exemplo: Rosario+Vampire, To Love Ru, Zero no Tsukaima

Esportes[editar]

O mangá de esportes é fácil de ser identificado porque o protagonista sempre está segurando uma bola ou um instrumento de trabalho

São extremamente populares e muito usados para ensinar para as pessoas como determinado esporte funciona. Nesse mangá, o protagonista geralmente é alguém que, de uma hora para, é atraído pro mundo de um determinado esporte e acaba se apaixonando por ele. Assim como os outros shounens, no mangá de esportes também existem caras com poderes sobre-humanos e pancadaria, mas 90% da ação está focada na competição do esporte. Outra característica, é que na maioria das, o mangá sempre tenta puxar a sardinha pro lado do seu esporte e acaba menosprezando os outros.

Exemplo: Super Campeões, Slam Dunk, Prince of Tennis, Eyeshield 21, Inazuma Eleven(apesar de ser mais um RPG), Hikaru no Go, Hajime no Ippo

RPG[editar]

São os shounen baseado em jogos de cartas, videogames e qualquer outra bobagem que envolva pontos e/ou levels. O gênero favorito dos nerds. Geralmente os protagonistas desses mangás são uns fracotes sem nenhuma força física mas que, conseguem fazer grandes coisas usando a cabeça ou jogando um determinado jogo. Por algum motivo desconhecido, a maioria desses jogos tendem a decidir o destino do universo.

Exemplo: Yu-Gi-Oh!, Sword Art Online, Monster Rancher, Accel World

Características comuns em shounens[editar]

Uma pequena galeria de clichês presentes nesse estilo:

Mirror2.jpg Conheça também a versão oposta de Shounen no Mundo do Contra:

Espelhonomdc.jpg