Sistema imunológico

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png E para quem você dá a imunidade?? Cquote2.png
Pedro Bial sobre sistema imunitário

Estamos diariamente todos os dias expostos a vários organismos que nos fazem mal de alguma forma, como bactérias, fungos, trombadinhas, políticos e alguns programas que de alguma forma chega a explodir nosso cérebro e foder com nossos corpos. Enquanto você fica aí no computador vendo sacanagem notícias, lendo artigos e atualizando o Twitter, você está sendo atacado de várias formas e por vários organismos, dependendo do lugar de onde estiver. Caso esteja no Brasil, será atacado por alguns micro-fungos e ácaros, acarretando ainda mais sua rinite. Se estiver no Iraque, ataques de bombas nucleares, dinamites, minas e bombas biológicas são iminentes. Se estiver numa lan house, será atacado por vírus e outras ameaças invisíveis. Agora, se estiver na África, prepare-se para vírus e bactérias.

Para conter essas ameaças (ou pelo menos tentar), temos o sistema imunitário ou imonólico. Se não fosse por esse sistema que nós temos, o imunitário, estaríamos completamente perdidos e a gente nem sequer passaria dos 10 anos de idade. Ele serve para proteger nosso corpo contra esses indivíduos, embora uns ainda consigam fazer mal.

Logicamente não protege tanto assim, mas ajuda de alguma forma com umas barreiras.

Como é[editar]

Para começar, temos as barreiras físicas, que são alguns órgãos ou secreções que você pensava não ter função nenhuma e nem sequer pensar que tal coisa servia para algo. Não pense assim. Se fosse tentar tirar os órgãos que você não usa ou usa uma vez a cada ano então teria que cortar o pinto.

Bem, essas barreiras físicas servem para barrar os organismos. Vamos ver abaixo a tabelinha e ver as funções.

Pele
Gatas-tomando-sol-na-praia.jpg Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Pele.

A pele é a principal barreira física do corpo. Para um organismo tentar algo dentro de você, deverá passar pela pele, ou seja, entrar por ela. E aí? Você já foi penetrado uma vez na vida?? Basicamente é isso. Para encher linguiça aqui já que ficou pequeno esse texto com a função da pele, vamos ver outras coisas que ela pode fazer. Vejamos... Ah sim, fica na pele outras coisas que ajudam na proteção, que você verá mais abaixo. E assim como um jogo de RPG, você pode dar um upgrade, ou seja, melhorar essa sua proteção, colocando uma armadura, um capacete. Para falar a verdade, um simples banho basta, mas tudo bem

Mucosas
Cobra-aberta.jpg As mucosas protegem de um modo meio gozado. E nojento ainda por cima. Pense em todas as secreções que você produz, como a ramela, a sujeira no nariz. Credo... Está ficando muito nojento... Bem, pense naquilo que você limpa com o dedo e esconde debaixo de algum movel, na escrivaninha do computador ou na cortina de sua mãe. É tudo isso! Só que não é tão duro assim essa mucosa. É duro porque viu pornografia está junto com alguns micróbios e sujeira. Quanto mais duro estiver, mais poeira e organismos deteve.
Acidez gástrica
Acidez-intestino.jpg A acidez protege um pouco mais para dentro, mas é a mesma coisa da saliva: Matam afogados os que não sabem nadar e os que sabem, morrem pelo ácido
Lágrimas
Lula-chora efe.jpg A lágrima funciona como um lubrificante de camisinha: Lubrifica o olho, protegendo quando você abre o olho. Também, quando você chora, esse líquido meio viscoso protege, já que é meio ácido, contra alguns organismos que aproveitam da sua fraqueza.
Saliva
CAchorro-babando.jpg Isso mesmo! Pode parecer meio duvidoso, mas até a saliva te protege de alguma forma contra outros organismos. Todo mundo sabe de uma função: Ajudar a molhar a tudo o que entra na sua boca e te ajudar a engasgar engolir o alimento com mais facilidade. Lógico, aí que começa a digestão, mas não vem ao caso. Então, como você acabou de descobrir, a saliva ajuda na proteção. Como ela ajuda?? Bem, o processo 1 entra em ação. Como você deve saber, a saliva é molhada. Então, a saliva mata afogados a maioria dos bichos que não sabem nadar. Caso alguns sobrevivam, já que tiveram aulas de natação, então a saliva torna-se mais ácida, matando outras bactérias de queimaduras de 1º e 2º grau. Isso se já não matar pelo seu mau hálito...


Bem, as proteções citadas acima até dão alguma ajuda, mas na maioria das vezes os organismos conseguem ultrapassar. E agora? Ainda bem que o corpo tem o plano B, que agem dentro do corpo (veja abaixo)

v d e h
Sistemas do Corpo Humano

Sistema circulatório | Sistema digestivo | Sistema endócrino | Sistema esquelético | Sistema excretor | Sistema imunológico | Sistema sensorial | Sistema tegumentar | Sistema linfático | Sistema muscular | Sistema nervoso | Sistema reprodutor | Sistema respiratório | Sistema urinário