Sociologia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Klaus Noel.jpg Atenção, kamarada!

Este artigo é comunista, portanto, come criancinhas. Ele pode ser
marxista, leninista, stalinista, metido a Che Que Vara ou oportunista.
Se vandalizar a marcha revolucionária, será mandado pra um Gulag.

BIBA LA REVOLUCIÓN!!!


60px-Bouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Sociologia.
O ex-sociólogo Fernando Henrique Cardoso é acalmado por seu tio durante o inquérito da CPI do Bola-Bolão

Cquote1.png Se o meu governo foi um sucesso tremendo (e modéstia à parte, foi mesmo), deva-se tudo aos meus conhecimentos sociológicos Cquote2.png
Fernando Henrique Cardoso sobre a Sociologia
Cquote1.png Você quis dizer "Técnico auxiliar de Socialismo" Cquote2.png
Google sobre Sociólogos
Cquote1.png Filha da P... Cquote2.png
Povo brasileiro sobre Fernando Henrique Cardoso
Cquote1.png Sociologia e Filosofia são coisas muito importantes, desde que não sejam ensinadas nas escolas Cquote2.png
Fernando Henrique Cardoso sobre o veto que ele próprio deu ao ensino de sociologia e filosofia nas escolas do ensino médio
Cquote1.png Filha da P... Cquote2.png
Povo brasileiro sobre Fernando Henrique Cardoso
Cquote1.png Como vocês acham que os caras do CSI descobrem os homicidas? Cquote2.png
Professora de Sociologia incentivando seus alunos a serem sociologos
Cquote1.png Você traiu o movimento sociológico, véio! Cquote2.png
Dado Dolabella sobre a frase acima
Cquote1.png Então quer dizer que eu só devo falar mal da burguesia? Cquote2.png
Estudante que acaba de descobrir o segredo para gabaritar todas as suas provas de sociologia.
Cquote1.png Filha da P... Cquote2.png
Sociólogos e filósofos desempregados, sobre Fernando Henrique Cardoso ter cortado praticamente a única forma de emprego para estes profissionais
Cquote1.png Na União Soviética, o Partido socializa VOCÊ!!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre Sociologia
Cquote1.png Prefiro ter um filho viado que um filho Sociólogo! Cquote2.png
Gaúcho tchê! sobre Sociologia
Cquote1.png Isso serve pra alguma coisa? Cquote2.png
Qualquer um sobre Sociologia
Pregação socialista Sociologia do latim, estudo sobre o sócius (sujeito social que te pariu, que é seu filho, esposa, marido, seu chefe, empregado, o pedinte no semáforo, a classe média que está dentro do carro no semáforo, que é rico ou pobre - enfim, de todo e qualquer indivíduo da espécie homo burriens). Tão inútil quanto este campo do saber é quem dele faz parte, normalmente aqueles chatos do movimento estudantil, politizados pra cacete e que põem a culpa de tudo no imperialismo estadunidense. Ao dito especialista nesta área chamamos de Sociólogo, e uma de suas primeiras atribuições profissionais é conseguir explicar para os pais o que é a sociologia e porque diabos foram estudar isso. Juntamente com outras especialidades inúteis (filósofos, historiadores, artistas plásticos, etc.), apreciam se recostar debaixo da sombra daquela mangueira esperta que fica no pátio da universidade, usufruindo de uma erva relaxante e discutindo os destinos de um mundo que não os entende. Por alguma razão inexplicável, julgam que seus exercícios de masturbação intelectual são mais importantes ou relevantes para a humanidade do que os feitos pelos antropólogos. A vestimenta do sociólogo não tem muita graça (diferentemente dos antropólogos e cientistas políticos, os sociólogos não usam as roupas como veículo de afirmação escancarada de uma identidade caricata). Estão quase sempre mal vestidos, fingindo que estão acima das "convenções sociais ou culturais" que estudam.

História da Sociologia[editar]

Não há sociologia sem estória, não há estória sem sociologia. Do período greco-romano a atualidade a Sociologia vem encantando adultos e crianças com sua capacidade de iludir, mentir e sacanear os que já estão fodidos. Nos dias atuais, quando pensamos em sociologia, ja pensamos na pergunta "sociologia pra que??" Tem coisa mais inútil que isso dentro de uma sala de aula?? Só serve mesmo pra deixar todo mundo na bagunça, quebrando pau, jogando cartas... Ninguém aguenta mais o doido do karl marx e sua sina.. que era uma sociedade socialista, comunista sei lá... onde todo mundo seria tratado como igual e teria tudo igual.. AAAAH fala sério!!! quem quer ter tudo igualzinho?? que graça vai ter ir na casa do vizinho e fazer invejinha se tudo que eu tenho ele também tem?? NINGUÉM QUER ISSO NÃO MEU IRMÃO!! ninguém quer ser igual a ninguém.. todo mundo quer ter o melhor tênis, a roupa mais bacana, a casa mais legal, o videogame da hora (pago em 48 suaves prestações)!!! A gente gosta é do consumismo mesmo.. da competição..

Sociologia Greco-Romana[editar]

Os primórdios da Sociologia: um bando de desocupados olhando pros próprios pintos e discutindo o sexo dos anjos, Séc. V a.C.

Nos primórdios da Sociologia não havia essa história de teoria, conceito e sociedade: um sociológo, nada mais era do que uma versão greco-romana, de uma socialaite. Grupos de sociológos com luzes nos cabelos podiam ser vistos na mais graciosa pax romana, fofocando em banhos públicos, em saunas e praças.

Cquote1.png Sociologia de fato surgiu da fofoca, era fofoca elevada ao status de ciência, por um bando de velhotes sensiveis. Cquote2.png
Ruth Cardoso sobre os primórdios da Sociologia

Com o tempo, no entanto, alguns sociólogos começaram a se sentir incomodados com a miséria das camadas populares (também chamadas de pobres), e resolveram buscar uma solução criativa para acabar com a pobreza sem que precisassem sair de seus banhos, saunas e praças. Eis que um barbudinho chamado Marx Weber Kalígula teve uma ideia genial, criar um conjunto de ideias (que posteriormente chamaram de teoria) para incitar os pobres contra os ricos. As teorias de Kalígula aplicadas à prática foram um sucesso e os pobres foram mortos aos milhares por ricos em todo o mundo. Somente nesta época os sociólogos começaram a usar roupas já que não gostavam da textura do sangue dos pobres espirrando contra seus corpos sociológicos.

Sociologia Medieval[editar]

Sociólogos medievais inspirados por Torquemada estudam a resistência social nas camadas populares, Séc. XV d.C.

Lá pelo período medieval, as elites acabaram se preocupando já que, sem resistência não havia graça matar tanta gente, e não ter mais a quem explorar também era considerado um problema naquela época. Novamente a Sociologia era desafiada.

Como colocar os pobres em seu lugar, estimulando a resistência amena, ao mesmo tempo permitindo que estes pobres sobrevivessem para trabalhar? Este foi o problema assumido pelo sociólogo judaico-franco-espanhol Michel Levy de Torquemada. O mundo da Sociologia jamais seria o mesmo depois dos estudos de Torquemada sobre a resistência nas camadas populares. As camadas populares não seriam as mesmas depois de serem tão minuciosamente estudadas.

O período medieval se mostrou extremamente fértil para os estudos de sociologia. No século XVI Torquemada seria canonizado pelo papa Caius Pintus II tornando-se posteriormente o santo padroeiro da Sociologia.

A escola torquemadista possuiu muitos adeptos no Brasil, tendo seu apogeu no último período ditatorial. Entre os seus seguidores na atualidade estão o sociólogo Capitão Nascimento, Teórico do Ensacamento Social e o ex-sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Sociologia como campo profissional[editar]

Cquote1.png Esto non ecxiste! Cquote2.png
Padre Quevedo sobre o campo profissional da sociologia

Acreditar que existe ciências sociais depois da academia é uma atitude louvável, no entanto não vai te libertar da triste realidade de descobrir que o mundo foi feito para beneficiar alguém que produza algo que possa ser consumido: com relação a sociologia isso é praticamente impossível. Se a vida é dura sem um diploma, com um de sociólogo ela se torna uma piada pesada. O máximo que você pode fazer é aplicar seus conhecimentos estatísticos (como manipular os dados até que eles falem) às campanhas políticas. Mas, para isso, você precisa ser mais esperto do que o pessoal da desciclopédia.

A escolha da profissão[editar]

Prova de um Sociólogo.


Seu filho chega em casa da aula e diz "papai, já sei o que eu quero ser, um sociólogo." A primeira atitude sensata a se tomar é trancar as portas e janelas para que os vizinhos não ouçam tamanho absurdo. A essa altura um simples psicólogo não trará nenhuma solução, o ser que você criou está com problemas, está confuso e acabou por lhe colocar numa situação de vulnerabilidade perante a sociedade. Se ele concretizar seus sonhos, sua vida social se tornará um pesadelo, seus amigos e colegas de trabalho lhes virarão as costas e nem sequer nas padarias do seu bairro você conseguirá novamente algum crédito. Para ajudá-lo e puní-lo ao mesmo tempo, busque nas páginas amarelas alguma clínica de reabilitação de jovens-que-deliram-em-ser-sociólogos. É necessário confirmar a existência de camisas-de-força de gola fechada com acessório para máscara para canibal, bem como a utilização periódica de choque nas têmporas. Se depois de alguns meses de tratamento ele não se curar mudar de ideia, será o momento certo para levá-lo a um albergue municipal, ou até a parte debaixo de algum viaduto e mostrar a ele o que acontece com quem escolhe a sociologia como um campo "profissional". Geralmente levam de 4 a 6 segundos para que seu filho perceba o grande bem que fizeste para ele em nome do amor e do bom senso.

Exercendo a Profissão[editar]

O trabalho do sociólogo é, se não outro, de tentar atrair a maior quantidade possível de pessoas para esse campo. Quando se forma, a única maneira de um sociólogo obter seu ganha pão é lecionando, ou escrevendo livros que servirão de base para o estudo de outros sociólogos. Esse procedimento é muito perigoso para atual sociedade, tendo em vista que se trata de um círculo vicioso, e que pode acarretar no fim do mundo( que seria quando todos fossem atraídos para esse campo). Portanto como podemos perceber, é de fundamental importância a manutenção dos procedimentos explicados no ítem anterior. Afinal de contas, não queremos um bando vadios tomando espaço debaixo da mangueira da faculdade (cantando California Dreaming do The Mamas & the Papas), pois quem passar pode duvidar da qualidade da istituição, o que prejudica à todos os outros que estão em busca de um estágio, ou emprego.

Sociólogos mais conhecidos[editar]

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Lista de sociólogos

Internacionalmente conhecidos[editar]

O sociólogo Pierre Bourdieu, bêbado como sempre gordo como nunca, vigiado por um guarda-costas disfarçado de caricatura em branco e preto dele mesmo. Foto: Fátima Bernardes, 1994.

Nacionalmente desprezados[editar]

A socióloga Carla Perez se veste de mulher maravilha do terceiro mundo no lançamento do sua maior obra Por Aqui Comida Abunda. Foto: Rita Cadillac, 1999.

Veja Também[editar]

Ciências Humanas
Antropologia | Direito | Economia | História | Política | Sociologia


Matérias da sua escolinha

Escolinha do Professor Raimundo!
Matérias comuns: ABC - Artes - Biologia - Educação Sexual - English - Física - Geografia - História - Português
Matemática - Literatura - Redação - Religião - Química

Matérias menos comuns: Atualidades - Cultura pela paz - Educação Física - Español - Ética - Filosofia - Français
Geometria - Informática - Música - Sociologia

Matérias extintas: Catequese - EBD - Estudos Sociais - Moral e Cívica - OSPB - Puericultura - Retórica - Roubar