Sogn og Fjordane

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Que porra de nome é esse? Cquote2.png
Dercy Gonçalves sobre o "criativo" nome de Sogn og Fjordane
Cquote1.png Minha família é de lá!!! Cquote2.png
Urso do Canadá sobre Sogn og Fjordane

Sogn og Fjordane (ou algo assim) é um condado do oeste da Noruega. Como o nome sugere (ou tenta sugerir), é o condado com mais fiordes de toda Noruega. Não é rica como Oslo, mas não é pobre como Nord-Trondelag, o estado menos rico da Noruega.

Clima[editar]

Maior cidade de Sogn og Fjordane.

Como toda Noruega, muito frio. Os fiordes fecham o condado, diminuindo os ventos. Não chove muito, até porque se chovesse, o condado iria ser inundado completamente, pois os rios encheriam e a água não teria por onde escapar, afinal, é um fiorde, e fiordes são rios cercados de montanhas. Se fizesse muito calor, também seria inundado, pois o gelo do topo das montanhas derreteria.

População[editar]

Composta de ursos (não confundir com ursos polares, esses são de Troms e Finnmark) e, pra variar, de bacalhaus. A pequena parcela humana mora em casas coladas nos rios, nas pequenas partes onde as águas não tomaram conta. A população tem boas condições de vida. Sua renda per capita é de apenas £6000 por mês por pessoa, ainda um tanto baixa demais para a Noruega, mas é possível viver com sobras.

Erro ao criar miniatura: Arquivo não encontrado
Aí com certeza tem muito bacalhau para ajudar na economia.

Economia[editar]

Dependente do turismo e da caça de bacalhaus. A pele dos ursos também é muito coletada, mas os bichinhos não são mortos, apenas é tosada a pele (ou seja, dá na mesma matar ou só pegar a pele, num lugar frio desses...). O turismo vem crescendo, e a economia também conseqüentemente. Os turistas, em maior parte vêm de Oslo, para conhecerem melhor a vida dos ursos, já que dos bacalhaus dá pra conhecer na Noruega inteira.