Sportklub Puntigamer Sturm Graz

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Sportklub Puntigamer Sturm Graz
Escudo do Sturm Graz.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Esporte Clube "Pringles" Estrume de Gram
Origem Bandeira da Áustria Áustria - Graxa
Apelidos The Chucrutes (Die Schwoazn)
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Meuku Arena
Capacidade 16.400
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador Sou Foda
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador Pringles
Time
Material Esportivo Escrotto
Liga Campeonato Austríaco
Divisão Bundesliga
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Sportklub Puntigamer Sturm Graz (que no idioma austríaco significa: Esporte Clube "Pringles" Estrume de Grama) é um time de futebol secundário da Áustria (que já é um futebol secundário na Europa). Destaca-se sobretudo por sua incapacidade total de ganhar e se destacar sequer a nível nacional, credenciando-se sempre como time figurante em competições europeias sem tanta importância.

História[editar]

Fundação[editar]

Equipe fundada em 1909, embora tenha mais de 100 anos de existência jamais aprendeu como formar um time vitorioso ou que exiba um futebol vistoso, provando que o futebol austríaco é mesmo lastimável e beirando ao irrelevante. A ideia de criação do clube era simples, haver na cidade de Graxa, na Austria, um time formado por peões e roceiros que rivalizasse com o Bangu da Áustria, que era um time formado por mauricinhos e playboys. Como ambos, tanto o Sturm como o Bangu Austríaco são lamentavelmente ruins, foi natural que surgisse a rivalidade entre os dois que perdura até hoje, sempre disputando pra ver quem exibe o futebol mais ridículo da Áustria.

Anschluss[editar]

Sabe-se que em certo momento a Alemanha lançou um salsichão chamado Anschluss e passou a considerar a Áustria como sendo um de seus estados a partir de 1938. Entre esse ano até 1945, o campeonato austríaco foi rebaixado para campeonato estadual. Com o torneio austríaco agora muito similar ao Cariocão, inclusive contando com as presenças do Bangu Austríaco, o Sturm Graz fazia contraponto atuando como se fosse o Americano FC, ou seja, perdendo tudo até nessa época.

Primeiro fiasco internacional[editar]

A primeira competição internacional do Sturm Graz foi a sua pífia participação na Taça das Cidades com Feiras de 1970–71. Embora nunca tivesse sido campeão de nada na Áustria, como o próprio nome do torneio sugere, para aprticipar dele não precisa ser campeão de nada, basta ter uma feira, e Graz tinha sua feira. Até começou bem, eliminando o Time do Gato Encapetado da Finlândia, mas aí foi eliminado para o Arsenal FC. Até hoje o Stum Graz jamais venceu algum time inglês, é demais para eles.

Bi austríaco e a Champions[editar]

Gerou surpresa com a conquista do bi-campeonato austríaco de 1998 e 1999, provando que sim, qualquer bosta é campeã austríaca (literalmente, já que o nome do time é "Estrume"). Graças ao título pode fazer sua estreia na Champions de 1998–99, onde destacou-se por ter conseguido fazer dois gols no Real Madrid, nas derrotas de 5x1 e 6x1. Não satisfeito, voltou a disputar a Champions de 1999-00, onde tomou mais goleadas e mais eliminação na fase de grupos.

Consolidação como time ruim da Europa[editar]

Por algum motivo ainda não inteiramente explicitado (talvez masoquismo), a UEFA gosta de por mais de 1 time da Áustria nas suas duas principais competições europeias, isso faz com que o Sturm Graz dispute frequentemente a Liga Europa (e eventualmente a Liga dos Campeões, como a de 2018-19, mesmo tendo ganho nada), por mais ruim que seja, porque não existem tantos times na Áustria assim. Ao longo dos anos já foi eliminado por Servette FC, Slavia Prague, Budapest Honvéd, FC Zürich, BATE Borisov, Breiðablik (porra, eliminado até para time amador islandês), Rubin Kazan, enfim, especializou-se em ser um time eliminável.

A única exceção foi a Copa de Totó de UEFA de 2008, a qual o Sturm Graz foi campeão. Mas aquele torneio teve nada menos que 11 campeões, onde já se viu uma baderna dessas? Só assim pro Sturm ter ganho algo mesmo. E foi justamente ao perceber a palhaçada que era aquele torneio, pois até o Sturm Graz foi campeão, a UEFA decidiu por bem desativar a competição, que hoje já não existe mais.

Títulos[editar]