TV Jovem Pan

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Eu nunca vi!!! Cquote2.png
Stevie Wonder sobre TV Jovem Pan
Cquote1.png Você quis dizer: Peter Pan Cquote2.png
Google sobre TV Jovem Pan
Cquote1.png Jovem Pan. O Canal Brasileiro da Informação. Cquote2.png
Locutor sobre TV Jovem Pan
Cquote1.png Jovem Pan. O Canal Brasileiro da Embromação. Cquote2.png
Telespectador sobre TV Jovem Pan
Cquote1.png Tira daí e bota na MTV, seu animal! Cquote2.png
Guria Retardada sobre TV Jovem Pan

Início das transmissões[editar]

A TV Jovem Pan, canal 16 UHF de São Paulo, entrou no ar por volta de 1989, com uma interessantíssima programação, que mostrava inúmeras variações de seu logotipo (o JP da gloriosa Rádio Jovem Pan e da não menos querida Jovem Pan 2) mostrado em várias cores e ângulos, enquanto eram tocadas músicas à granel - provavelmente da coletânea The Best of Trololó Collection volumes I e II. Uma programação que já se mostrava educativa, pois mostrava ao povo às maravilhas da computação gráfica e os vários recursos que ela proporciona, como bevel (chanfro), sombras e cores - ainda não havia opção de bump map.

TV Jovem Pan:Um canal podre!!!

Com o tempo, chegaram as primeiras imagens da casa: as equipes de reportagem saíam pelos shoppings da cidade, filmando o ambiente tal qual um filme de arte ou um Big Brother. Ao som das mesmas músicas. Desde cedo, portanto, a emissora se firmava como emissora musical, e portanto, um dos calos no sapato da MTV, que seria fundada no ano seguinte - também transmitindo no espectro UHF.

Cquote1.png Graaaaande TV Jovem Pan! Cquote2.png
Desciclopedianos sobre TV Jovem Pan

Enfim, programas de verdade[editar]

Depois de muitas telas estáticas com o JP virado pra cima, pra baixo, em verde, em azul, em cor-de-burro quando foge, enfim, em 1991, começam a surgir programas na emissora. Jogos de futebol eram cobertos pelas mais modernas câmeras da época (que estavam pau-a-pau com as Tek-pix) e com a prodigiosa narração de Milton Neves, quando ainda não fazia nenhum merchandising sequer! Comentando os lances da rodada, o indefectível Esporte Polêmica, um dos primeiros programas com cenário virtual da TV brasileira - antecipando a futura situação da RedeTV!, possivelmente. Uma das vinhetas da emissora mostrava a fantástica Nave 16 UHF, comparável à Enterprise e à Yamato, a única que soltava raios verdes que viravam cacos de vidro vindos do horizonte. Semanalmente, a TV Jovem Pan antecipava o YouTube e as Video Cassetadas, com o programa Jovem Pan em VHS, que exibia fitas mandadas pelos telespectadores. Uma vez por mês a emissora parava tudo e exibia filmes de categoria - categoria duvidosa, no qual a emissora seria seguida, anos mais tarde, pelo Canal 21.

Porém, algo dizia que tudo aquilo era um pouco demais para a emissora. Os jogos encolheram: passaram a ser de futebol de salão. Desde aquela época, não era fácil transmitir futebol de campo sem bater de frente com a Rede Globo. E novos programas começam a surgir...

Novos programas[editar]

Os Programas de Verdade dão um tempo. E a programação começa à se resumir à...

Ajourd'Hui en France[editar]

Documentários franceses com locução em português, mais reprisados do que o Chaves

Ken Koroko Koroko, Kem num Korokô num Koroka Mais[editar]

Documentários japoneses, com locução em português, mais reprisados do que Ajourd'Hui en France.

Cquote1.png Cadê o Jaspion? Cquote2.png
Você sobre TV Jovem Pan

Living in Américaaaa, áááááu!!![editar]

Documentários norte-americanos, com locução em português, mais reprisados do que Ken Koroko Koroko, Kem num Korokô num Koroka Mais.

Hans Strüdel Gutentag, yahhhh??[editar]

Documentários alemães, com locução em português, mais reprisados do que Living in Américaaaa, áááááu!!!.

Aratunarawarazarahárawarahá, né?[editar]

Documentários coreanos, com locução em português, mais reprisados do que Hans Strüdel Gutentag, yahhhh??. E olha que naquela época não tinha nem Padrinhos Mágicos nem Power Rangers! Ainda bem.

O fim se aproxima[editar]

Em 1994, foi reprisado um jogo de futsal gravado em 1991. Havia alguma coisa errada, definitivamente... Muitos criam que a única salvação para a emissora, que já entrava em franco declínio, e se tornava o expoente máximo do "poderia ter sido mas não foi" da televisão, seria a contratação do filho de seu próprio dono, o animador de auditório Djalma Jorge Show. Mas este, infelizmente, nunca veio, para tristeza geral da nação, ou melhor, dos dois ou três que ainda assistiam aquilo. A emissora começa a ganhar um programa que vai se tornando cada vez maior, chamado Shop Tour.

Cquote1.png É bala, é dez, é campeão! Corre! Cquote2.png
Shop Tour sobre Shop Tour

Em 1995, a emissora vende seus equipamentos para a TV Record, e ajuda ainda mais a aumentar o poderio bélico da Igreja Universal do Reino de Deus. Também vende sua sede, na Rua da Várzea, onde hoje se localiza a própria Record. O Shop Tour já durava de 11 a 12 horas por dia (quase um discurso de Fidel Castro), mas pelo menos seus quadros eram bem menos reprisados do que os programas mencionados.

Terminava aí a história de um dos maiores Poderia Ter Sido mas Não Foi da história da comunicação brasileira, a TV Jovem Pan, que seria sucedida a partir daí pela CBI (não confundir com CPI nem com SEBI).

Apesar de tudo, no entanto, a TV Jovem Pan, ao contrário do SBT, foi uma emissora de verdade enquanto existiu.

Ver também[editar]