Taxa de coleta de lixo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

A taxa de coleta de lixo é mais uma das infinitas taxas que o brasileiro tem que pagar para sustentar toda a aparelhagem burocrática do Estado. É um imposto de nível municipal que todo mundo questiona o porquê de pagar na justiça, e que por causa disso, passou a ser cobrada junto com o IPTU (ou seja, não tem como fugir).

Origem[editar]

Logo Gov Brazil 2015.jpg
Destino do dinheiro do imposto. Note como ambas as ruas estão completamente limpas e... Destino do dinheiro do imposto. Note como ambas as ruas estão completamente limpas e...
Destino do dinheiro do imposto. Note como ambas as ruas estão completamente limpas e...
O imposto surgiu como qualquer outro que existe no país cheio deles. Um dia desses o prefeito de um município brasileiro viu que o orçamento estava ficando curto, sentiu que poderia ficar sem aquela típica viagem à Disneylândia todo início de ano e então resolveu criar o imposto, sob a justificativa que todos nós temos que pagar o pato. Daí que deve ter surgido mais essa maravilha.

Afinal, no que consiste[editar]

Por ser um imposto municipal (e o país ter de mais de fuckin' 5 mil municípios), a taxa de coleta de lixo não tem um padrão ou uma forma simples de cobrança. O fato é que alguns municípios o cobram uma alíquota fixa pra todo mundo, outros cobram a tarifa de acordo com o tamanho do imóvel — mesmo que seja um pequeno casebre com um morador lá dentro, como é o caso de Infernópolis, Minas Gerais — e outros cobram o imposto como "Taxa de Limpeza Urbana" e cobra de acordo com a região em que o infeliz mora, como é o caso do Distrito Federal.

Ver também[editar]