Tbilisi

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Tbilisi (língua do George Foreman: თბილისი) é a acolhedora capital da Geórgia, muito conhecida pela tolerância de seu povo, lá armênios, azeris, abecásios, ossétios, muçulmanos, curdos, todo mundo vive em harmonia, aquelas bombas que você vê nos noticiários não passam de uma brincadeira saudável entre eles.

A origem desse nome bizarro "Tbilisi" é incerta, mas pesquisadores historiadores defendem que ela tem origem da língua armênia e vem de "Tiflis" que significa "Sífilis".

História[editar]

Pausa para um almoço rápido.

Tbilisi foi fundada no século V pelo glorioso rei georgiano George Vakhtang Gorgasali Foreman III, o inventor do George Foreman Grill. Graças à sua influência, fundou a Geórgia e Tbilisi como sua capital.

Durante muito tempo foi uma das mais influentes cidades da Rota da Seda, passavam por ali diversos povos em busca de trocas pelos famosos grills do George.

Certo dia Tbilisi foi tomada pelos persas que consideraram o George Foreman Grill uma heresia depois que carne de camelo havia sido assada pelo produto numa demonstração na propaganda. Os árabes colocaram Tbilisi no chão.

A cidade foi restaurada pela União Soviética, e desde então Tbilisi passou a ser um excelente cenários para aventuras de James Bond Splinter Cell e outros espiões. Poucos sabem mas é em Tbilisi que está aquela indústria soviética onde o Zangief luta em Street Fighter II.

Tbilisi foi o principal foco da Revolução Rosa que libertou os georgianos dos soviéticos, diversos atentados a bares chechenos, armênios e georgianos eram organizados nos esgotos de Tbilisi.

Atualmente Tbilisi é o lar de Carmen Sandiego e seu amigo Wally.

Política[editar]

Tbilisi é a sede do governo da Geórgia, conhecido por sua condutas semi-democráticas, semi-ditadoriais e semi-anarquistas.

O parlamento de Tbilisi foi tomado por Muppets armados com alho-poró, eles agora controlam a Geórgia e visam ceder a independência para Abecásia e Ossétia do Sul.

Economia[editar]

A economia de Tbilisi é uma das mais fortes do mundo, abriga a sede da empresa multi-universal Polishop e a maior indústria do mundo de George Foreman Grill. Sem contar as vastas plantações de pêssegos e nabos.

Geografia[editar]

Tbilisi é cortada pelo Rio Kura, conhecido por produzir uma grande quantidade de fontes termais, durante muito tempo foi utilizado como local de torutra, mas atualmente não passam de locais para o pessoal ir esquentar a bunda.