Teia, rei dos ostrogodos

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Mafiapre.jpg PORCA PUTTANA!!

Questo articolo è 100% made in Italia ed è sotto il controllo di Cosa Nostra! Perciò sta' bene attento a dove metti le tue manacce zozze o i nostri amici verranno a casa tua per spezzarti le gambine!

60px-Bouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Teia, rei dos ostrogodos.
Teia, rei dos ostrogos pronto para matar mais um

Cquote1.png Você quis dizer: Italian Spiderman Cquote2.png
Google sobre Teia, rei dos ostrogodos
Cquote1.png Este sim é machão! Cquote2.png
As mulheres na Italia sobre Teia, rei dos ostrogos

Teia (falecido pós uma overdose em bebidas alcoólicas em 552 ou 553), também conhecido com Teja, Theia, Thila, Thela, Teias, Homem Aranha, foi o último rei ostrogodo na Itália.

A sua breve história[editar]

Aparentemente um oficial militar servindo sob Totila, muito bebado e violento, Teia foi escolhido como sucessor de Totila quando este foi derrotado na batalha de Tagina (também conhecida como Batalha de Busta Gallorum onde ele deu cabo nos seus rivais ao trono.)

No seu caminho ao sul da Itália, ele conseguiu apoio de proeminentes figuras no exército de Totila devido a sua machesa invicta, incluindo Scipuar, Gundulf (Indulf), Gibal e Ragnaris para fazer seu último ataque contra o general bizantino Narses na Batalha de Mons Lactarius metendo duro em seus inimigos (no sentido de matar a todos sem piedade, nada de pensar em besteiras sobre ele, porra) ao sul de Nápoles, em outubro de 552 ou início de 553. O exército ostrogodo foi derrotado novamente sendo mais uma vitória fácil ao Teia.

A sua morte[editar]

Teia foi morto após muito consumo d ebebidas dados pelo Aligern, onde seu irmão Aligern rendeu-se após a vós de prisão. Scipuar e Gibal provavelmente foram mortos sem a ajuda do Teia durante a guerra. Gundulf e Ragnaris escaparam do campo, o último foi mortalmente ferido após tentativa de assassinato por agentes de Narses, acertando com um tiro de balas em seus ovos.

Com esta derrota, a resistência organizada dos ostrogodos terminou. Embora o último nobre ostrogodo, Widin, tenha se revoltado ao norte da Itália no ano 550 e sido capturado em 561 ou 562, os ostrogodos caíram na obscuridade, pois sem o Teia no comando, tudo ficou em ruínas por longos anos.

Viking.jpg
v d e h
Os bárbaros vêm aí... Olê olê olá!