Tenente Portela

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Gauchodanc.jpg Mas bah, tchê!

Este artigo buenaço e tri-legal é do mais puro humor gaudério dos pampas, vivente, então veste tua bombacha, recolhe teu pelego no galpão e toma um mate amargo com a gente, macanudo!

Chima.jpg
Não há maneira melhor de descrever a cidade a não ser vendo essa imagem, e como uma imagem vale mais do que 1000 palavras eis. Me diga como é a cidade a partir dessa imagem... Empoeirada? Com um posto de gasolina e uma padaria? No ponto!

Tenente Portela é uma cidade grande comparada às demais cidades no Rio Grande do Sul, ao menos na região de cima. Uma cidade inspiradora e que tem a mesma fama de Otacílio Costa. Agora me diga meu caro "portelense" você conhece otacílio costa? Pois bem, se você não faz a mínima ideia de onde fica as demais pessoas que não sejam da região de cima ou do rio grande do sul não fazem também a mínima ideia de onde fica Tenente Portela.

História[editar]

Ao que tudo indica, Tenente Portela era um cara que tocava samba nas horas em que aquela turma da Coluna Prates estava desanimada, cabisbaixa e também estava sentindo falta de mulher de verdade. Acontece que a viagem de Tenente Portela não durou muito pois certa vez ele andava pelo Rio Pardo quando começou a cantar uma música que até mesmo o pessoal da coluna achou incômoda.

Eles jogaram a viola de Tenente Portela no rio e ele junto que foi engolido pelos Tubarões do rio (?). Qual era a música? "Entre razões emoções a saída / é fazer valer a pena / se não quiser, não hoje não importa / se fazer, posso esperar".

É vai ver que era esse o ritmo. Nos dias de hoje, o prefeito da cidade era muito fã de NX Zero e então pôs o nome da cidade para "Razões e emoções". Acontece que negaram o pedido, ele colocou todas as músicas do NX Zero, então pulou para as pessoas que faziam cover, mas foi tantas vezes negado... Então ele ouviu que um sambista, o Tenente Portela, ele cantava covers do NX Zero mas não contaram que ele foi lançado do rio por causa disso e como o governo gaúcho engole essas coisas, ele aceitou sem exitar.

Educação[editar]

A única coisa que se pode dizer que faz com que a cidade vire destaque ao menos por 15 minutos. A cidade possui uma universidade, a "UNIJUÍ". Sim a UNIJUÍ não conta nem com 100 pessoas participantes pois todos sabem que os cursos (carpintaria, cuspe a distância e fazer nada) são cursos ruins e também tem professores que não sabem sequer os jargões da profissão.

Além do mais, a cidade não tem sequer 2 escolas de prézinho e uma para ensino médio, mas tem a universidade. Por outro lado, para os caipiras de fora de Tenente Portela a cidade é um núcleo educacional.

Atrações turísticas[editar]

Basicamente, todo mundo que passou por portela nunca viu esses pontos, se você viu os 5 ou mora na cidade ou tem parentes lá, pois parentes costumam morar em cidades que não possuem nem o tamanho de um bairro de uma "cidade grande". Enfim, o maior ponto turístico da cidade é a placa de boas vindas / volte sempre, que é a mesma.

Há uma igreja que faz com que a cidade considere a [[Igreja] o edifício mais alto que existirá na região de cima, e acertarem em cheio!