The Uncanny X-Men

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Virtualgame.jpg The Uncanny X-Men é um jogo virtual (game).

Enquanto isso, Shang Tsung está roubando a alma de alguém.


Os X-Men em Cana
Ad xmen-nes uncannyacton.jpg

Uma bela propaganda

Informações
Desenvolvedor LJN
Publicador LJN
Ano 1989
Gênero Plataforma
Plataformas NES
Avaliação Muito ruim!
Idade para jogar Livre

The Uncanny X-Men ou Marvel's X-Men é um jogo de ação no estilo plataforma desenvolvido, produzido e publicado através de uma parceria entre a Marvel Comics e a LJN. O game é ruim que dói, com gráficos que são horríveis até mesmo para a época na qual foi lançado, que era ainda o final dos anos 80. Não é surpresa que uma empresa como a LJN tenha falido, já que praticamente só criava jogos escrotos inspirados em franquias já existentes pertencentes a terceiros. Aliás, The Uncanny X-Men foi o último jogo a ser produzido antes que a softhouse falisse de vez e vendesse seus direitos para a Acclaim.

História[editar]

Tela de início do NES

O jogo foi baseado em um arco de histórias homônimo dos quadrinhos da Marvel, que no Brasil ficou conhecido pela tradução porca Os Fabulosos X-Men, sendo que "uncanny" significa "misteriosos", e não "fabulosos".

O enredo é sobre a eterna luta entre os mutantes do bem e do mal, liderados respectivamente por Magneto e Charles Xavier. Então, basicemente tudo o que você precisa fazer nesse jogo é descer a porrada nos inimigos utilizando um dos personagens disponíveis para jogar, que obviamente são todos membros dos X-Men. Mas isso daí já é assunto para uma próxima seção do artigo...

The Uncanny X-Men engloba os primórdios do grupo de super-heróis, por isso o número de lutadores disponíveis é bem menor do que aquele que os gamers estão acostumados a ver nos mais de 8000 jogos de luta produzidos mais tarde pela Capcom.

A história é aquela que todo nerd já conhece: o Professor Xavier decide montar uma escola para jovens com poderes especiais para ensiná-los a lidar com suas habilidades secretas e orientá-los a seguir o caminho do bem, apesar de todo o bullying e preconceito que sofrem pela sociedade dos seres humanos. Paralelamente a isso, o seu melhor amigo dos tempos de infância Magneto cria uma irmandade maligna para abrigar os mutantes rebeldes que não demonstram o menor interesse em conviver em público se escondendo através de uma falsa identidade como se fossem uma pessoa normal.

Os criadores originais dessa joça toda foram Stan Lee e Jack Kirby, lá no início dos anos 60, mas como ambos brigaram e ficaram por anos sem manter contato, a LJN nem se preocupou em consultá-los na hora de adaptar o título para os consoles, mais especificamente para o Nintendo Entertainment System.

Jogabilidade[editar]

O logotipo da equipe... Precisa dizer mais alguma coisa?

O jogador escolhe entre um dos X-Men disponíveis no jogo para completar uma série de missões especiais, que variam de acordo com o personagem que foi selecionado, já que cada um tem seu próprio leque de ataques e golpes. Não pense que só porque conhece a história em quadrinhos você terá alguma vantagem, porque foi tudo adaptado de forma muito podre e grande parte dos fatos que ocorrem no gibi nem sequer são mencionados no jogo.

Embora tenha seis fases, os chefes do game são apenas cinco, isso porque o Magneto é tão foda que precisa ser derrotado por duas vezes. Os demais personagens que fazem as vezes de chefão são: Bumerangue, Dentes de Sabre, Fanático e Rainha Branca.

O jogo tem um final secreto que só pode ser acessado se passar todas as fases em modo perfect, o que seria teoricamente impossível, então a LJN nem se preocupou em dar instruções de como acessar e passar esse final alternativo. Mas como sempre tem alguém que é tão viciado em videogame a ponto de abrir mão da própria vida social só para ficar jogando, é lógico que teve gente que acabou descobrindo como fazer isso. Você quer saber como é? Então vai procurar no Google, porque a Desciclopédia é um site de humor, e não de tutoriais gamísticos!

Personagens[editar]

Imagem Quem é? O que faz?
Xmen-nes wolv walkd.gif Wolverine Considerado por muitos como o grande protagonista dos X-Men e de fato é, apesar de na verdade ser um antiherói. Em The Uncanny X-Men, ele não está usando aquela sua famosa roupa amarela, então muitos podem estranhar seus trajes no jogo. Mas não é nada que altere as demais características do personagem. Obviamente, Wolverine ataca e luta usando suas tradicionais garras feitas de adamantium, sendo um dos mais ágeis no combate mano a mano. Como é um dos heróis mais populares da Marvel, tentaram não incluir muitas frescuras em seu modo de jogo para não descaracterizar muito o estilo do personagem, mas ficou uma bosta do mesmo jeito.
Xmen-nes cyc walkd.gif Ciclope O antagonista do Wolverine, ou será que seria o contrário? Ele luta usando sua visão a laser, que funciona como se fosse um tiro disparado em forma de projétil. Também não está vestido da forma como a maioria o conhece, e sim com uma roupa que mais parece uniforme de mergulho, com direito a óculos e tudo mais. É um dos personagens mais equilibrados do jogo, apesar de ser meio lento, e talvez por isso também seja o mais chato. Mas é o favorito da maioria dos n00bs iniciantes que ainda não conseguem jogar direito com o Wolverine.
Xmen-nes nc walkd.gif Noturno Aquele bicho feio que nasceu de uma rapidinha entre a Mística e o Azazel, sendo que nenhum deles aparece no jogo. Noturno tem o poder de se teletransportar atravessando paredes, sendo que esta habilidade na verdade seria mesmo é da Lince Negra, mas ela também não faz parte do elenco deste game. Assim como o Wolverine, é um dos melhores na luta corpo a corpo, pois tem muita velocidade em seus movimentos.
Xmen-nes ice walkd.gif Homem de Gelo Talvez ele seja o personagem mais sem graça e inútil do jogo, já que não tem nenhuma característica marcante que o diferencie dos outros em relação a seus ataques. De forma muito semelhante ao Ciclope, ele também dispara tiros contra os inimigos, mas ao invés de raio laser, os mesmos são feitos de gelo, tal qual sugere o nome nem um pouco criativo do meliante. Tem uma boa agilidade, mas não é tão forte no combate físico. Mesmo assim, também é um dos personagens mais fracos equilibrados nessa budega.
Xmen-nes col walkd.gif Colossus O mais lerdão deles, mas também o mais forte nas lutas corporais. Como é muito pesado, Colossus tem uma desvantagem em relação aos demais personagens do jogo: ele não pode saltar. Não existe praticamente nenhum motivo relevante que possa levar aos jogadores escolherem jogar com ele, a menos que a pessoa queira perder tempo. Sim, ele é forte, mas até que consiga atacar os inimigos com sua lerdeza, já terá sido atacado umas 666 vezes e morto pelo oponente.
Xmen-nes storm walkd.gif Tempestade Única mulher disponível no jogo, só para ninguém dizer que o mesmo é machista. Tempestade aqui não exibe os longos cabelos brancos, mas sim um moicano no maior estilão punk. É também a única personagem que pode voar, o que faz dela bastante rápida, além de conseguir disparar raios elétricos contra os inimigos. Não só a cota feminina do game é preenchida por ela, como também a cota para negões, embora nenhum personagem seja lá muito normal em relação à cor ou etnia...

Galeria de screenshots[editar]

Clique para ampliar e boa sorte em tentar entender alguma coisa nesses gráficos tenebrosos.

v d e h
X-Men logo.png