Tian Shan

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Tian Shan (Pinyin: Tião no Chão) é um pedaço que escapou do Himalaia rumo ao norte, indo separar Cazaquistão, Quirguistão e Xing Ling (uma província da China, o "Acre" deles), é a grosso modo uma cordilheira comum, tem montanhas e tem alpinistas e tem neve, mas por algum motivo completamente semi-aleatório, a UNESCO declarou parte dessas montanhas como patrimônio mundial em 2013.

Geologia[editar]

Os famosos Cinco Picos Antigos de Rozan, que na verdade são mais de cinco.

Geologicamente falando, há muito tempo atrás o subcontinente da Índia foi enxotado da África pela tectônica de placas até bater no Meu Pau, que excitado provocou uma enorme ereção criando esta cordilheira escarpada lá na época do Cenozoico.

A montanha mais alta é o Gengibre Com Cu Seu, uma sagrada montanha escarpada lá no mítico Quirguistão, que é alto pra cacete, mas sinceramente, ninguém se importa.

O destaque mesmo fica para os Cinco Picos Antigos de Rozan localizado no lado da China, um local de peregrinação cheio de sinuosos rios e quem estamos tentando enganar? São só montanhas como qualquer montanha do mundo, que diferença faz se é calcário ou arenito?

Fauna e Flora[editar]

A fauna presente em Tian Shan tem alguns esquilos, tigres, pássaros que ninguém teve saco de batizar nomes, cabras e mestres xaolins ermitões.

A flora por sua vez se caracteriza por uma vasta variedade de capim, gramado, arbustos e árvores, isso só até certa altitude onde o ar começa a ficar rarefeito e nevar demais.

Presença humana[editar]

O Tian Shan é uma cordilheira muito próximo da Caxemira, logo possui um número considerável de refugiados extremamente perdidos, muitos pastores quirguízes e um seleto grupo de mestres de tai chi chuan temperados com molho shoyo treinando golpes milenares no pico das momntanhas.

Parte do trajeto da Rota de Seda passa por Tian Shan, o que explica porque as papoulas chinesas sempre foram caras no ocidente de antigamente.