Tiopês

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Asclepius.png A Desciclopédia não é um consultório de medicuzinho.
Por isso, tome vergonha e vá procurar um pra fazer seu check-up.

 


Tiopês
Tiopês "Tiopaciës"
Falado em: União Soviética, Alemanha, orkut e Tibia
Total de falantes: 46 Milhões (IBGE, 2007)
Classificação genética: Alemão
Internetês
Tiopês
SIL: AFQ/
Exemplo de conversa tiopense extremamente produtiva

O tiopês é um idioma originado da Etiópia, é tido como origem do miguxês e do internetês. Também foi amplamente aceito pelos Indies e, em tempos mais recentes, por Emos.

Segundo Boça, o tiopês é a arte de escrever errado: é o "jeito certo de escrever errado". Todavia, como se não bastasse, não é suficiente apenas escrever errado para ser considerado um "tiopense". É preciso ter um grande senso de humor, isto é, ter um grande conhecimento do mundo noob, a fim de usar o comportamento "noob-lifestyle" como forma de chacota.

Não é fácil apenas querer aprender (começar a falar mesmo que não tenha graça) o tiopês. Encontrar noobs que julgam ter capacidade de falar esta complicada língua não é difícil. Fique atento: grande quantidade de acentos gráficos, tremas, inversões desnecessárias de letras com sonoridades semelhantes e uso exacerbado de numerais caracterizam um n0obuanabi (noob wannabe, devidamente traduzido).
60px-Bouncywikilogo.gif
Para os fanáticos religiosos entre nós que escolhem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Tiopês.

História

O Tiopês passou por muitas transformações ao longo do tempo, ficando mais idiota aprimorado. Muitas dessas transformações ocorreram com o surgimento do miguxês. Não se sabe ao certo se a orígem do Tiopês é o internetês ou vice-versa, mas a única coisa que se sabe é que foi criada por noobs incapazes de escrever corretamente.

Cquote1.png sol gaot faso natasoa Cquote2.png
Alguém que fala tiopês

Antiguidade

Tudo começou com um bêbado. Com a alta necessidade de escrever rápido para parecer "estaile" aliada à sua falta de coordenação motora, ele era incapaz de apertar a letra certa no momento certo, e usar o shift. Assistindo aquele bêbado, os futuros tiopenses viram que apertar o shift era uma completa perda de tempo. Futuramente, os tiopenses eram simplismente incapazes de apertar duas teclas ao mesmo tempo, fazendo com que o tiopês fosse marcada pela falta de letras maiúsculas. Note que a necessidade de escrever rápido também fez com que tiopenses pulassem as vírgulas.

Cquote1.png comofas/ Cquote2.png
Jesus Cristo sobre Tiopês

Características

  • Aparecimento dos emoticons de teclado clássicos, como o :-), que foi a base para a linguágem simbólica, criada no Tiopês Moderno
  • Início da incapacidade de utilizar o shift e de perder tempo utilizando vírgulas.
  • Assim como as vírgulas, os acentos gráficos também eram pulados.

Tiopês Clássico

Com o aparecimento do ICQ, o tiopês tomou seu primeiro passo para a completa idiotice sua ascensão. Os emoticons simbólicos substituiram os emoticons clássicos de teclado, e a constante combinação do ICQ com o Net Meeting para uso de Web Cam criou os apelidos clássicos do tiopês. Um fato marcante foi que nessa época foi criado o internetês, e em poucos dias foi implementado ao tiopês.

Cquote1.png Oi qr tc/ Cquote2.png
gatinha16webcam

Características

  • Aparecimento das frases manjadas de Bate-Papo com o intuito de conseguir números de ICQ e IPs para Net Meeting.
  • Uso dos emóticons simbólicos no lugar dos emoticons clássicos.
  • Uso de apelidos em tiopês com o intuito de seduzir via internet.
  • Criação do sexo virtual.
  • Criação do internetês.
  • Abolição completa dos acêntos gráficos, sendo substituídos por características do internetês.

Transição

Durante a transição para o Tiopês Moderno, algumas mudanças aconteceram... Com o aparecimento do MSN, foi abolido o Net Meeting, e o ICQ aos poucos sucumbiu também. As imágens de exibição do MSN serviram como um booster para as táticas de sedução virtual, e finalmente foi oficializado o movimento FAKE, que antes era apenas alguns nerds finjindo ser mulher.

Cquote1.png Bando de idiotas, um bando de idiotas, meu Deus... Cquote2.png
Bia Falcão sobre Tiopês
Cquote1.png Banod de idiots, 1 banod d idiots mel dels Cquote2.png
Tiopense sobre citação acima

Alunos manifestando por aulas de tiopês na universidade pública

Tiopês Moderno

Dois acontecimentos marcantes que deram início ao Tiopês Moderno: Criação de emoticons por usuários e MSN Plus. Com a criação de emoticons, principalmente os grandes, o tiopês se tornou um verdadeiro carnaval, o que deu orígem ao Tiopês Simbólico. O MSN Plus contribuiu com os famosos Nicks Ilegíveis, combinando todo o tipo de caracteres e códigos, geralmente criados em geradores automáticos na internet, visto que tiopeses eram, e são, burros é complicado.

Um dos tipos emoticons idiotas tiopes

Tiopês Simbólico

O uso desenfreado de emoticons criados por usuários tiopenses criou um novo tipo de tiopês. O tiopês simbólico combina catacterísticas comuns do tiopês gráfico, porém deixa ele insuportável de ler. Criando emoticons para "oi", "tu" "bem", "vc", entre outras palavras pequenas, sem o uso de um caractere diferencial (".oi" ao invez de "oi") deixou as frases completamente ilegíveis. Uma simples frase como "oi tudo bem/" se torna em um conjunto de 3 emoticons e um "do", cada emoticon com uma cor diferente e piscando. Com o surgimento do movimento EMO, esses emoticons também continham coisas fofinhas e rozinhas, como estrelinhas, gatinhas e porrinhas.

Apelidos Carnavalescos

Desde a antiguidade, já eram usados nicks combinando letras maiúsculas e minúsculas. Porém, com o tiopês moderno veio os nicks coloridos e com caracteres ilegíveis. Como, na época, 99% dos usuários do MSN Plus eram tiopeses, os usuários normais viam os nicks mais ilegíveis ainda, como [c=10]P[/c][c=12]α[c][c=14]T[/c][c=16]®[c][c-18]I[c][c=20]©[/c][c=22]I[/c][c=24]α[/c]. PS: Essa espécie de nick foi mais adotada pelo miguxês, futuramente.

Influência Gaucha

O tiopês quando chegou no Rio Grande do Sul teve uma mudança brusca. Eles usavam constantemente a sigla do estado, RS, que futuramente os outros tiopeses confundiriam com "risos", e substituiriam "rere" por "rsrsr", que também acabou sendo implantada no miguxês.

Cquote1.png sol gaot faso natasoa rsrsrsrrs Cquote2.png
Alguém que fala tiopês sobre Tiopês Gaucho

Influência EMO

Com a oficialização do Movimento EMO, foi criado o miguxês, que tem sua orígem tiopês. Porém como o tiopês tem sua base na cópia das gírias e erros alheios, foi criado um novo tipo de tiopês, que era uma junção do miguxês e do tiopês. Hoje, o tiopês emo é mais comum que o próprio miguxês. O Movimento EMO também fez algumas alterações no tiopês simbólico, transformando-o em algo muito mais carnavalesco e boiola.

Cquote1.png PrEfiRuH mIgUxEiX.. tIoPeIx? CuMuFaIx/ Cquote2.png
EMO sobre Tiopês

Tiopês Contemporâneo

Olhe onde as coisas chegaram. O tiopês contemporâneo surgiu com a oficialização do Movimento Otaku. Termos em japonês, como "kawaii" foram implantados no tiopês, claro que de forma tiope (cawaiiiiiiiiiiiiiiiiii). Os termos em japonês não foram aderidos por todos os tiopeses, pois tiopês é burro demais para sequer ver animes legendados, então, podemos dizer que o tiopês-nihongo é uma nova subcategoria do tiopês. No Tiopês Contemporâneo, com ou sem termos em japonês, os tiopeses se tornaram burros em tal ponto que já não eram capazes de usar os sites de geração de nick, e nem de usar o shift para criar nicks "AsIn", então, os 80% dos nicks tiopeses se tornaram nicks simplórios, e geralmente acompanhado de alguns emoticons. Alguns tiopeses ainda conseguem usar letras maiúsculas, mas apenas 1% ainda usa nicks coloridos. Ironia do destino, agora são as pessoas normais que usam nicks coloridos, na maioria, e os tiopeses que usam os "nick-lixo". Não podemos esquecer que alguns tiopeses ainda não evoluiram para a era contemporânea, e ainda usam o tiopês moderno, por isso ainda há alguns tiopeses com nicks carnavalescos e etc.

Cquote1.png el no asho valiod fala tiopês que tiop, el asho merad (L) Cquote2.png
Alguem que nega falar tiopês
Cquote1.png nhoo que kwaiiiii keru leva pa csa. Cquote2.png
Tiopês Otaku sobre Algo fofo

Gramática

stol revoutaod

O tiopês se caracteriza por inventer todas as palavras com s ou x por ç, uma característica marcante que influenciou o miguxês. Também consiste em trocar as letras de lugar, usar apóstrofo no meio das palavras, trocar interrogações por barras, exclamações pelo número 1, asteriscos pelo número 8, e inverter qualquer tipo de pontuação (exceto as vírgulas, que são eliminadas), o que torna esta linguagem uma emisse sem tamanho.

Outra característica comum é escrever números para destacar palavras, e colocar por extenso as pontuações invertidas no final das, hã, "frases" (11 vira "onze", // vira "barrabarra", e 8 vira "oito").

Embora o tiopês seja livre, há umas regras básicas para que você possa escrever sem parecer um n00b-wannabe-tiopês: [1]

Aham, coom fas voses entrrz aqui em/

Fonética

Os sons costumam ser parecidos com o português. Fora isso, é frequente o uso de tremas (umlaut, em tiopês) para mudar a pronúncia de determinadas palavras (ou expressar uma pronúncia da forma "certa"), como na linguagem do seu ídolo, Adolfinho. Por exemplo:

  • tendênciatemdämsia
  • beijosbegös (fazendo biqinho)
  • FluminenseFlüimnäsen (idem)
  • meninameninë
    • Porém: meninomenine'

Literatura tiopesa

Com grande destaque em todo o planeta (de Tibia), a literatura tiopesa conta com grandes clássicos que provavelmente serão as novas bases do pensamento ocidental.

Mini-Dicionário Tiopês

Exemplo do tiopês no cotidiano
  • SHORAY LITRUS: Emo expressando sua indignação em forma de tiopês.
  • OY: Comprimento tipense.
  • TSHAL: Despedida tiopense.
  • surtay/amay/peiday: Toda frase terminada com 'ei' é substituída pelo AY de gay, afinal tem a mesma entonação.
  • q: Expressão usada quando o interlocutor não entendeu porra nenhuma.
  • s: Expressão usada para fazer uma afirmação.
  • n: Expressão usada para negar.
  • QQQQQQQ: Equivalente a WTF.
  • Q ISO/: Expressão usada quando o falante não sabe o que está acontecendo ou sobre o que estão falando (expressão raríssima).
  • QIÇO/: Variante da expressão acima citada.
  • qqceasha: Maneira tiopense de perguntar a sua opinião sobre determinado assunto
  • qq6achao/: Variante da expressão acima, requer uma atenção extra à fonética. 6 = /cêis/, óbvio lulante: "vocês"
  • comofas: Sinônimo da expressão acima, porém mais popular.
  • gaydacu: Maneira tiopense de escrever "viado".
  • puatdabucets: Maneira tiopense de escrever "profissional do séquiço".
  • secso: O que um homem e uma mulher fazem, inevitavelmente, entre quatro paredes. Ou não
  • alocmey: "Ô louco, meu" em tiopês. Se Faustão fosse indie, falaria assim.
  • eguanocil: O substantivo para se referir à mãe de qualqer um.
  • meninë: Menino ou Menina (ja que sao tudo do mesmo sexo)
  • tiop: Expressão clássica, usada no começo de frases. singnifica TIPO
  • TODIBRIMKS, ou só BRINKS: Outra expressão clássica, é usada para designar uma cantada direcionada ao sexo. Geralmente o números de S é bastante estendido (brinkssssssss, rs) e costuma vir acompanhado de uma cacetada de exclamações alternadas com o número 1 e as palavras "um", "one", "eins", "いち", entre outras.
  • G-zuz, ou Gzuiz: Maneira tiopense de escrever Jesus.
  • qtc, ou qetc: Quando quer saber se a pessoa está interessada em falar com você.
  • amico: "amigo" em tiopês.
  • PAS E LUS/: Expressão tiopense para desejar felicidade a um indivíduo.
  • meldels: Expressão de surpresa.
  • rsrs : Risada tiopês. * risos : Risada tiopês. [2]
  • RÇRÇRÇRÇÇR: Risada tiopês. [3]
  • RERERE: Risada tiopês. [4]
  • rarara: Outro tipo de risada tiopesa.
  • pegael: Se diz quando quer sair 'pegaond gearl'.
  • neli: Equivalente a "nem ligo" em tiopês.
  • nenli: Mesma coisa que falar "tl;dr", ou seja, não leu o que está escrito em algum lugar.
  • saicu: Dizer para um pessoa chata sair.
  • aicu: Dizer quando algo dá errado.
  • fikdik: Expressão usada quando alguém dá uma dica. FICA A DICA
  • ~B~: Usado para falar que a pessoa é FALSA. (Exemplo: "Fulans:;Oi mik Fulans2DOIS::; Oi ~B~")
  • bjsmiliga: Despedida típica tiopesa
  • vemk: Ou seja, "Vem cá que eu quero te pegar!"

Ver também