Tràng An

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Tràng An é o nome da paisagem natural situada no delta do Rio Vermelho, que não é literalmente vermelho mas é comunista, repleto de montes de calcário e poças de lama para vietcongues se camuflarem em caso de emergência nacional, ou numa versão cinematográfica o Rambo se esconder por lá para dar facada nas costas de algum soldado vietnamita.

Sabe-se que com a saída dos americanos na década de 80 os vietnamitas ficaram sem Pepsi, McDonalds, salas de cinema, videogames e parque de diversão temáticos e prostitutas filipinas baratas, sem qualquer possibilidade de divertimento. Por isso que em 2014 todo o complexo paisagístico de Tráng An foi incluído como patrimônio mundial devido à criatividade vietnamita em deixar um monte de pedalinhos e barquinhos num enorme charco como maneira alternativa de entreter os habitantes locais.

Hoa Lư[editar]

Os famosos pedalinhos de Tràng An.

Hoa Lư foi a antiga capital do Vietnã durante o séculos X e XI, era localizada no meio do nada, como é até hoje. As pessoas de lá se vestem engraçado, de maneira extravagante em papel celofane multicolorido e ficam dançando com pedaços de bambu com os quais fazem malabarismos em apresentações circenses ao ar livre. Em seu interior há diversos espelhos d'águas semi-abandonados de águas turvas repletos de ovos de mosquitos transmissores da febre vermelha, uma doença tropical local.

Várias gerações de imperadores governaram dali, mas como o nome deles era gozado demais, como Đinh Tiên Hoàng e Lê Đại Hành eles não eram nada respeitados porque ao serem anunciados a pessoa que os anunciou parecia apenas estarem espirrando, e isso não davam a eles a imponência devida, o que explica porque a cidade caiu no esquecimento.

Tam Cốc-Bích Động[editar]

Nome estranho de uma enorme lagoa cercada de morros de calcário em formato de piroca e paredões de rocha. Há um labirinto de riachos e eles estão lotados de turistas andando em pedalinhos, sendo esta uma prova cabal de que para o povo do sudeste asiático há uma necessidade inconsciente de congestionar qualquer lugar de gente, inclusive uma bela paisagem natural.

Templo Bái Đính[editar]

O grande destaque das paisagens de Tràng An é o Templo Bái Đính (Babidi) reconhecido pelos telhados em formato de chifres de bode-do-himalaia. Lá tem muitos pagodes e isso é extremamente irritante para os vietnamitas que preferem sertanejo universitário, mas eles toleram os pagodes pelo bem da pluralidade cultural.