Trindade (Pernambuco)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Trindade - PE - Brasil
"Princesa do Gesso!"
Bandeira de Trindade-PE.png
Bandeira
Aniversário 20 de Dezembro
Fundação 20 de Dezembro de 1964
Gentílico Trindadense
Lema Trabalhar construir e crecer!
Prefeito(a) Dr. Everton Costa
Localização
Localização de Trindade - PE - Brasil
Estado link={{{3}}} Pernambuco
Mesorregião Desertão Pernambucano
Microrregião Aspirina
Municípios limítrofes Araripina, Ouricuri, Ipubi cu do mundo
Distância até a capital 690 km
Características geográficas
Área 1m² km²
População 1.027.750 hab. est. 2000 e nunca
Idioma Não disponível
Densidade 39,98 hab./km²
Altitude -650m ou seja bem pertin do inferno!) metros
Clima infernal, mas em julho faz frio Cfa
Fuso horário UTC -3
Indicadores
IDH 0,698 (em alguns lugares, chega a 0,8... Em outros, chega a 0,00001 PNUD/2000
PIB R$ ???? IBGE/2002
PIB per capita R$ 1 reau Banco do Nordeste/2014

Trindade é só um pedacinho irrelevante no meio do nada do interior de Pernambuco, só não sendo pior que Santa Filomena.

História[editar]

A história de Trindade começa por volta de 1830 quando um rico fazendeiro foge da cidade de Monteiro-PB e acabou parando nesse inferno paraíso por medo de chegar a [[Santa Filomena. Chegando na região, ele consegue negociar (enganar) com pequenos agricultores que viviam por ali, comprando suas terras por um preço baixíssimo razoável, começando assim um grande serviço de grilagem de terras.

Com o passar do tempo, em 1947, o então sítio Baixio cresce muito, chegando a impressionante marca de quase 100 habitantes. A população daquela vila, já cansados de terem que se dirigir as cidades mais próximas em cima de jumentos, resolvem então fundar uma grandiosa feira. A feira foi um sucesso, porém a população exagerou na raizada bebida, gerando várias discussões e o pau comeu solto. A vila então ficou conhecida pelo singelo nome de "Feira do Pau" ou "Feira do Toco".

Assim no ano seguinte em 1948 é realizada primeira missa na Feira do Pau pelo então padre de Araripina, Luiz Gonzaga (não era o Cantor. E é importante lembrar que os terreiros de macumba chegaram muito antes, e continuam até hoje).

Em 1963 o vereador da cidade de Araripina, João Teixeira Leite, tem uma ideia de jerico fenomenal de criar o distrito de Trindade, conforme a Lei Estadual nº 4.957. Em dezembro do mesmo ano, o então distrito de Araripina passou a ser município, tornando-se emancipado politicamente através do descarte realizado por sua antiga sede.

Economia[editar]

As ruas de Trindade são multi-uso. Em dias de chuva elas também servem como piscina pública e como cantinho de reprodução para os mosquitos da dengue.

Trindade é uma típica corrutela pobretona do interior do Brasil que precisa se segurar a um único tipo de produto para tentar ser alguma coisa. O tal produto é a porra de jumento (o qual denominam de "gesso" para evitar constrangimentos), produto o qual é o maior exportador mundial.

Turismo[editar]

São incontáveis as opções de turismo que podemos fazer em Trindade. Podemos fazer uma visita aos botecos da cidade e nos deliciarmos com um bife de fígado frito e comer a melhor piaba de Trindade. Para quem visita a cidade com a família recomenda-se uma passadinha nos botecos da cidade, onde encontram-se prostitutas, gays, cornos, sapatões, assaltantes... membros da mais alta sociedade trindadense e que ainda conta com modernas instalações com seresta música ao vivo. E para finalizar seu passeio por esse pitoresco paraíso, o turista ainda pode tirar uma foto com a pomba de seu Geraldo.