Tuna Luso Brasileira

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Tuna Luso)
Ir para: navegação, pesquisa
BandeiradoPara.jpg Não venha forte que eu sou do Norte!!

Este artigo foi escrito por um cabôco nativo paraense que toma açaí na cuia! Aproveita pra tomar um tacacá enquanto estás lendo, sumano, agora, ai de ti se tu esculhambares ele, ou o pau te acha, meu preto!

Aviso importante: Clubismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja o Vila Nova, o Criciúma ou o Paulínia . Seja engraçado e não apenas idiota.


Tuna Luso Brasileira
Tuna luso.jpg
Brasão
Hino '
Nome Oficial Tuna Luso Brasileira
Origem Belém
Apelidos Elite Norte
Torcedores Ovomaltinos Cruzmaltinos
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote Águia
Torcedor Ilustre Um Velhinho que apareceu umas duas vezes na Tv que eu não sei o nome.
Estádio Francisco Vasques
Capacidade 5000 pobres coitados
Sede
Presidente Fabiano Bastos
Coisas do Time
Treinador Carlos Lucena
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador Nem tem...
Time
Material Esportivo Nem sei...
Liga Campeonato Paraense
Divisão Nenhuma, ora bolas.
Títulos Campeonato Paraense, Campeonato Brasileiro série C e B
Ranking Nacional 794274927837928343º
Uniformes Tuna-luso-uniforme.jpg
Tuna-luso-uniforme2.jpg



Melhor Elenco que o clube já teve na História.

Tuna Luso Brasileira é um clube quase falido de Portugueses da cidade de Belém no Estado do Pará. É também o clube hoje ativo mais antigo do Estado e da cidade onde Jesus nasceu, sendo que hoje o clube precisa dele para um milagre, se quiser sair da bosta e conquistar alguma coisa seja lá em que esporte for. Tem uma torcida massiva e sempre presente nos poucos jogos que participa a cada 4 anos, o que não é difícil de acontecer pois é um fato conhecido na cidade que sua torcida cabe dentro de uma Kombi velha qualquer. No Futebol as míseras conquistas que tem foram todas do passado, tendo mais títulos nacionais do que o próprio paysandu que se diz ser o melhor Time da região Norte do Brasil. Tem um uniforme totalmente original que é parecido com o do Vasco da Gama, só que verde onde deveria ser preto.

História[editar]

A História do clube começa em 1900 e Guaraná com Rolha com um grupo de 24 Portugueses moradores da cidade de Belém. Decidem fundar seu próprio clube para jogar, pois estavam cansados de serem mandados pra cozinha pra fazer Bacalhoada para os companheiros dos outros times. O Clube é fundado com o nome de Tuna Luso Encaixeiral, pois os portugueses adoravam encochar uns aos outros antes das peladas entre amigos, com o tempo mudaram para Tuna Luso Comercial porque eram todos donos de Padarias na cidade (e você queria que eles tivessem que profissão?), por fim, alguém teve a genial ideia de adotar o nome Tuna Luso Brasileira que prossegue até hoje. Adotaram a Águia como mascote do clube por motivos que eu adoraria saber para explicar para Você, caro leitor idiota. No começo foram até bem sucedidos no Campeonato Paraense de Futebol, por motivos que sabe-se lá o quê, ganharam um campeonato Paraense de forma invicta (algumas pessoas dizem que o título foi conquistado graças a uma promoção de Pão que foi feita na cidade, mas isso hoje ainda é uma lenda).

Presença maciça da torcida Cruzmaltina em seu belo e moderno estádio. Olha o velhinho símbolo da torcida aí!

Rivalidade com outros Clubes locais[editar]

A Tuna (como é conhecida) viu os dois outros grandes (nem tão grandes assim...) do Estado Clube do Remo e Paysandu nascerem. No começo foi o grande carrasco deles, ganhava fácil que era uma beleza...Com o tempo os dois reverteram a situação e hoje ganham da Tuna até com 2 jogadores em campo e um goleiro Anão. Mesmo tendo um placar negativo de vitórias sobre o remo tem títulos nacionais mais importantes que os do rival, 1 título do Campeonato Brasileiro Série B e outro da Série C contra 1 da Série C e um Nacional Norte-Nordeste (que levou o time à final da Série B de 1971, a qual perdeu para o Villa Nova) do Remo, entretanto, a Série B cruzmaltina ainda é superada pela campanha remista de 1993, no o clube ficou em 7º no Campeonato Brasileiro - Série A. O Paysandu também é melhor, tem 2 títulos da serie b, foi campeão do norte e campeão dos campeões e disputou a Libertadores

Atual elenco Ovomaltino Cruzmaltino.

Torcida[editar]

Como citado anteriormente, a torcida Cruzmaltina é conhecida por caber (e ainda deixar espaço) numa Kombi. O seu Estádio tem capacidade suficiente para comportar todos os torcedores em dias de jogos, que são Velhos Portugueses, algumas crianças da tradicional Escolinha de Futebol, outros Portugueses, Jovens Portugueses, Descendentes de Portugueses, parentes de Portugueses, outros portugueses, puxa-saco de Portugueses, empregados dos Portugueses e etc.

O nome do "velhinho" que apareceu umas duas vezes na televisão se chama João Ferreira dos Santos, e é o torcedor mais fanático da Tuna.

Títulos[editar]

  • Campeonatos Paraenses de uns anos aí que eu não lembro.
  • Campeonato Brasileiro da Série B de outro ano que eu não lembro.
  • Campeonato Brasileiro da Série C de mais um ano que não lembro.