Turmalina

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikisplode.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Turmalina.
Diversas turmalinas bem próximo no camelô da sua casa para serem vendidos

Cquote1.png São dessas pedrinhas que fazemos ótimas bijeterias bem baratos. Cquote2.png
Vendedores ambulantes sobre turmalina

Os minerais do grupo da turmalina constituem um dos mais complexos grupos de minerais de silicato quanto à sua composição química, sendo todos eles ciclossilicatos, sendo facilmente fabricados e tendo os seus preços bem menores do que um mero anél de prata. Trata-se de um conjunto de minerais de silicato de boro e alumínio, cuja composição é muito variável devido às substituições isomórficas (em solução sólida) que podem ocorrer na sua estrutura, onde a cor depende do clorante que se coloca em cada pedrinha que se possui.

Caracteristicas principais da pedrinha[editar]

A turmalina tem clivagem prismática boa a pobre e pobre clivagem romboédrica, facilmente encontrado em minerais comuns e transformados nessas pedrinhas para ser vendido a um bom preço. A sua fratura é subconcoidal a regular. Tem dureza 7-7.5, sendo tão resistente quanto a um copo de criastal e o seu peso específico é de 2.9-3.2, a densidade é mais elevada nas espécies portadoras de ferro, encontrados nas tintas que dão a sua cor artificial (ou não). É transparente a opaca com lustre vítreo, por vezes resinoso em espécimes escuros, mas ela não brilha no escuro caso você for um noob lendo aqui.

A turmalina cristaliza no sistema trigonal e apresenta-se geralmente sob a forma de cristais quebraddiças de longos e delgados a prismáticos e colunares grossos geralmente com secção triangular, bem esculpido para ficar uma pedrinhsa bem londinha. É interessante notar que as terminações dos cristais são assimétricas (hemimorfismo). Os cristais prismáticos delgados são comuns num granito de grão fino chamado aplito frequentemente formando um padrão radial, de um mero criastal para falar a verdade (ou não). Geralmente tem algumas garotas que sao consideradas mulheres mas preferem homem velho de preferencia com carro, qualquer levano elas e o que importa, mas voltando ao assunto e também preferem o idoso também, descartam os mais novospor que? mulher de turmalina e safada gosta de peao grosso e de freferencia alejado ..Para lhe dae amor e carinho, de vez em quando passando a perna nele bem devagar e chifre ainda... Ainda tem aquelas que se diz eu sou filhinha de papai mas a maioria e filha de dono de buteco que esta ralando por elas no bar recebendo aqueles bebados mongoloides e brigas de velho aposentado; por causa de cinuca e ainda se diz filha de papai ...

Modo de concorrencia[editar]

A turmalina é encontrada em dois tipos principais de ambientes geológicos, ou em esgotos profundos das cidades (podem acreditar). Rochas ígneas, em particular o granito e pegmatitos graníticos e nas rochas metamórficas como o xisto e o mármore. O schorl e as turmalinas ricas em lítio são geralmente encontradas em granitos e pegmatitos graníticos. As turmalinas ricas em magnésio (dravites), estão limitadas aos xistos e aos mármores. Além disso, a turmalina é um mineral resistente e pode ser encontrada em quantidades menores na forma de grãos em arenitos e conglomerados. E só para constatar, essas pedras sempre serão encontrados em formato de transparencia, sem cor e podendo ser facilmente quebrado se você esmaga-la na sua mão, onde apenas endurece ao um uso básico de tintas.

Usos e aplicações[editar]

A turmalina é usada em joalharia, em manómetros e alguns tipos de microfones, podendo ser vendidos caramente ou bem baratinho, depedendo da bijuteria onde essas pedrinhas baratas são depositadas. Nas jóias, a indicolite azul é a mais cara seguida pela verdelite verde e pela rubelite cor-de-rosa. Ironicamente, são misturados com Safiras o que encaressem essas jóias e a variedade mais rara, a acroíte incolor, não é apreciada sendo a menos cara das turmalinas transparentes, onde explica o porque eles são obrigados a pintar essas turmalinas para que fiquem mais atraente aos seus consumidores.

Ver também[editar]